tag:blogger.com,1999:blog-4939816927047166669.post3112143263774441266..comments2023-07-15T12:19:51.519-03:00Comments on Olhar Reformado | Anglicanismo e Reforma: Antídoto contra arminianismo - Parte IAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/14993168832773388938noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-4939816927047166669.post-73652647287993375222012-06-08T20:12:53.465-03:002012-06-08T20:12:53.465-03:00legallegalAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4939816927047166669.post-41995859243607502412010-12-08T10:12:09.224-02:002010-12-08T10:12:09.224-02:00Alexandre;
Certamente há variações dentro de cad...Alexandre; <br /><br />Certamente há variações dentro de cada sistema; porém, o sistema em si, é sempre o mesmo. <br /><br />Veja o caso das variações dentro do Calvinismo. Discordamos quanto a ordem dos Decretos Eternos, mas no fundo, o sistema é o mesmo (um, mais consistente, o outro, menos - mas o sistema é o mesmo).<br /><br />Quando aos arminianos, não conheci nenhum que negue o Livre Arbitrio, nenhum que deixe de colocar a liberdade humana como condição para um Deus "justo", etc. Talvez exista, mas não conheço!<br /><br />Paz, querido.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14993168832773388938noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4939816927047166669.post-72777397084501689022010-12-07T23:46:56.329-02:002010-12-07T23:46:56.329-02:00Amigo Marcelo,
Acredito que generalizou, quando jo...Amigo Marcelo,<br />Acredito que generalizou, quando jogou todos os "arminianos" no mesmo "saco". Não é bem assim. Tenho conversado com muitos arminianos e confesso que em momento algum, percebi uma ênfase exagerada no livre arbítrio em detrimento da soberania divina, por isso, acho que o tiro foi sem direção. Da mesma forma são os defensores da teologia calvinista, conheço alguns que estão na fronteira do arminianismo, como também os seguidores do calvinismo Holandês, (supralapsarianismo), há muitas divisões entre eles. Quando falei sobre os "blogueiros" confesso que me expressei mal, na verdade, estava tentando dizer, que em alguns momentos do seu texto, você agiu como os tais, como já expliquei acima. Em fim, quero dizer, que tenho admirado muito seus textos e vou continuar apreciando-os na medida do possível. Mas tome cuidado, pois, já dizia o próprio Calvino, "A autoridade da Bíblia, provém de Deus e não da igreja, sendo assim, a igreja deve estar fundamentada na Bíblia”, (Tratado Teológico nº 01, João Calvino, Pág. 81 e 82).<br /><br />Alexandre PatrocínioPatrociniohttps://www.blogger.com/profile/12188935782411813006noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4939816927047166669.post-89237483544031152372010-12-04T22:09:19.648-02:002010-12-04T22:09:19.648-02:00Alexandre;
Interessante seu comentário, mas ficou...Alexandre;<br /><br />Interessante seu comentário, mas ficou faltando demonstrar algumas coisas; por exemplos, onde "generalizei" o que não poderia ser generalizado; ou onde "atirei sem direção", etc.<br /><br />PS: EU SOU DOGMÁTICO, mas não por fazer parte de uma classe de 'blogueiros'; mas sim porque, afinal, sou cristão, e o Cristianismo é uma religião DOGMÁTICA, que se desenvolveu na História através do Símbolos de Fé (credos e confissões). <br /><br />Paz e bemAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/14993168832773388938noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4939816927047166669.post-15548577531542455182010-12-04T21:57:28.132-02:002010-12-04T21:57:28.132-02:00Caro Amigo,
Acho bastante simpático o modo com que...Caro Amigo,<br />Acho bastante simpático o modo com que o Senhor defende seu "ponto de vista" em relação à doutrina soteriológica das Escrituras Sagradas, mesmo quando, esta visão, esteja sendo elucidada pelas lentes dos óculos de Calvino. No entanto, parece que em alguns momentos de sua corrida "apologética", antiarminiana, houve um pequeno desvio por um atalho que considero, no mínimo, perigoso, que aqui quero chamar de "dogmatismo".<br />Recordo, como se fosse hoje, do meu primeiro dia na Faculdade de Teologia, estava irradiante, querendo saber quem seria o primeiro a me "desafiar". Não via hora de alguém contrariar alguma "doutrina ortodoxa" - que agora reconheço, não passava de dogmas-, mas, naquela época, considerava uma verdade absoluta. Ai daquele, pois, eu estava "armado" até os dentes, e, com muita munição que adquiri no seminário. Foi neste contexto que apreendi algo muito valioso para minha vida de pesquisador que tem como principal tarefa, a análise crítica: A QUEBRA DOS PARADIGMAS.<br />O que vi, até aqui, em seu comentário, é exatamente isso. Muita munição, tiros sem direção e o pior de tudo, comete o erro da grande maioria dos “blogueiros” ultra-dogmáticos: A GENERALIZAÇÃO. Lembre-se, “toda generalização é no mínimo ignorante”. Por exemplo: se formos considerar todas as linhas calvinistas e o calvinismo que alguns pregam por aí, diríamos que, nem Calvino foi “calvinista”. Pode até parecer paradoxal, mas é uma grande realidade. Precisamos entender, antes de qualquer coisa, que a teologia é humana e o dogmatismo denominacional. Infelizmente, tenho visto algumas pessoas confundindo teologia com verdade absoluta de Deus e dogmatismo como doutrina ortodoxa. Quando na verdade, a teologia é um pensamento HUMANO acerca de Deus e o dogmatismo, um posicionamento “claro” e inquestionável dos princípios e convicção esposados por uma igreja ou denominação.<br />A minha intenção aqui, não é de maneira alguma, despertar sentimentos antagonistas, que desencadeiem guerras pessoais, porém, mostrar que podemos sim, para o progresso da teologia, quebrar paradigmas, cavando novos poços, ao invés de estarmos satisfeitos, tentando aprofundar os que dantes foram perfurados.<br />Portanto, preciso dizer, que tanto os arminianos como calvinistas contemporâneos, não conseguirão resolver esta diferença, que, diga-se de passagem, já é bem antiga. Cabe a esta geração, ser sensata e sóbria em seu labor teológico, pois, só desta forma conseguiremos ser mais esclarecedores para a próxima geração.Patrociniohttps://www.blogger.com/profile/12188935782411813006noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4939816927047166669.post-17442305588303290092010-11-29T04:46:28.084-02:002010-11-29T04:46:28.084-02:00Oi Lemos !Oi Lemos !Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11148640681806639780noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4939816927047166669.post-21185236536980718762010-11-28T15:44:21.703-02:002010-11-28T15:44:21.703-02:00Fabyo, o que leva Deus a não desejar salvar alguém...Fabyo, o que leva Deus a não desejar salvar alguém é um mistério; mas sabemos apenas a Graça o leva a salvar a multidão de salvos que estará na Glória, pois, nenhum dos salvos, jamais poderia convencer a Deus de tal merecimento. Ou seja, nenhum homem é capaz de apresentar a Deus uma única razão para ser salvo.<br /><br />O que leva Deus a não desejar a salvação de alguém, é mistério. Mas, sabemos o que não o leva a desejar a salvação de alguém: não é pelas obras, não é pelo mérito, não é pela inteligência, não é pela naturalidade, nem por qualquer outro 'mérito' no homem. Assim, mesmo que não saibamos o que o faz não querer salvar alguém, não muda o fato de que sabemos que Ele salva os que quer salvar, e que sua motivação é incondicional; ou seja, é apenas por Graça!<br /><br />Os textos arminianos, não são tão arminianos quanto parecem. O uso do termo "todos", por exemplo, via de regra se refere a uma salvação universal no sentido de não estar restrita a classe sociais, nacionalidade, etc. Normalmente se usa em contraste aos preconceitos judaizantes.<br /><br />Quanto ao texto de João 3.16, há aqui no blog uma exposição sobre o mesmo. Mas, vale uma observação breve: Deus amou o mundo, e restringiu a salvação aos que crêem. Segundo Jesus, só os que o Pai lhe dá, podem crer. <br /><br />Digno de nota que o texto, dentro do contexto, é uma resposta de Cristo a Nicodemus, principie dos Fariseus. Este detalhe merece ser observado, lembrando, por exemplo, que o discurso de Jesus muda, passando a responder no "plural", provavelmente contrastando com visão que alguns dentre os fariseus tinha sobre Ele. A Nicodemus, chefe dos fariseus, Jesus diz: "amou o mundo", quando ele esperaria "amou os judeus". Jesus diz: "todo aquele que tiver fé", quando ele esperaria "todo aquele que nasceu de Abraão".<br /><br />Paz e bem, o próximo artigo desta série esta agendado para amanhã.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14993168832773388938noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4939816927047166669.post-624166802744817242010-11-28T14:24:47.198-02:002010-11-28T14:24:47.198-02:00Olá, irmão Arthur, é um prazer enorme receber seu ...Olá, irmão Arthur, é um prazer enorme receber seu comentário. <br /><br />Olha, já visito seu blog a algumas semanas e, desde a primeira visita que sou seguidor do seu site, via Blogger. Parabéns pelo trabalho!<br /><br />Paz e bemAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/14993168832773388938noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4939816927047166669.post-17932818563285453812010-11-28T14:18:21.858-02:002010-11-28T14:18:21.858-02:00Muito bom o artigo, no entanto algo chamou a minha...Muito bom o artigo, no entanto algo chamou a minha atenção:<br /><br />Por outro lado, no Calvinismo afirmamos que se alguém morrer sem salvação é porque Deus não quis salvar tal pessoa, pois “tudo o que o Senhor deseja ele o faz!” (Salmo 135.6). Um Deus que não pode fazer aquilo que deseja não está presente nas Escrituras.<br /><br />O que leva Deus não querer salvar alguém; isso é estranho para mim, pois o irmão cita uma serie de textos usado para corroborar com a doutrina de Calvino, (lembro que não sou arminiano ou ao menos calvinista)no entanto como fica os textos usados pelos arminianos???<br /><br />Estes por exemplo:<br /><br /><br />João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. <br /><br />I João 4:9Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. <br /><br />I Timóteo 2 <br />1 ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; <br />2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; <br />3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, <br />4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. <br />5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. <br /> <br /><br />Acho que a teologia não se fecha, há um grande perigo no dogmatismo....<br /><br />A bíblia é um grande mistério!<br />Se não fosse não haveria tanta confusão e as milhares de denominações existentes, cada qual com a sua teologia!!!<br /><br />Paz!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4939816927047166669.post-37514295701877934062010-11-28T13:32:52.794-02:002010-11-28T13:32:52.794-02:00Olá !
Conheci seu blog hoje e gostei muito. Este ...Olá !<br /><br />Conheci seu blog hoje e gostei muito. Este artigo é fantástico. Como calvinistas precisamos mostrar que a base da nossa fé não é Calvino, mas a Bíblia.<br />Além disso gostei muito dos artigos sobre Homilética, em especial o Manual de Homilética. Fantástico! Sou um grande admirador da Arte da Pregação, mesmo porque sou um pregador.<br />Já estou seguindo, e aproveito para convidar a passar em meu blog, o Aspirante no Púlpito: aspirantenopulpito.blogspot.com<br /><br />Abraço !<br /><br />Paz e Bem !Anonymousnoreply@blogger.com