Examinai Tudo...

Examinai tudo…


I Tes. 5.21

369253Você já foi acusado de ser "crente Tomé"? Caso responda afirmativamente, provavelmente você ousou questionar alguma prática ou suposto sinal miraculoso, ou sobrenatural. Pode ser também, que você simplesmente tenha posto em dúvida a honestidade, ou biblicidade, de alguma coisa, ou de alguém. É claro, que também há a possibilidade de você ser, de fato, um Tomé ambulante, daqueles que simplesmente negam-se a crer, mesmo que o próprio Jesus se revele perante Ele!

A fé nunca é cega, como alguns defendem. Ao contrário, a fé é algo absolutamente racional, pois baseia-se na única fonte de verdade que dispomos: a Revelação Bíblica. Todo pensamento que não se submete a Revelação, é tolice (I Cor. 1.20). Por isso, é impressionante ver cristãos afirmarem tolices como "não tenho fé suficiente para ser ateu". Ora, um cristão que diz uma bobagem destas, está colocando na "fé" um elemento negativo, quando a Bíblia sempre vê a fé positivamente!

A fé sempre é positiva. Mas, o que dizer de uma fé que confia em uma falsa doutrina, por exemplo? Neste caso, não temos fé, e sim superstição, ou mera credulidade. Um seguidor do Islã, biblicamente falando, não tem fé – pois fé é dom de Deus! – antes, possuiu uma superstição a que se agarra.

A fé é sempre positiva, e exclusivamente baseada na Revelação; ainda que internamente dependa do testemunho pessoal do Espírito Santo. Toda crença que não se baseie na Revelação Bíblia, é superstição. De modo que é inevitável não ficarmos assombrados com a credulidade cega (i.e. não bíblica!) que tem invadido aquilo que se diz "igreja evangélica", em nossa Pátria!

Tais supersticiosos se esquecem que um dos mandamentos do Evangelho é "examinai tudo". Tudo é "tudo", e pronto! Aqui estão inclusos lideres, músicas, crenças, liturgias, costumes... Tudo deve ser examinado. Examinados a luz de que? Sendo que a única fé verdadeira se fundamenta exclusivamente na Revelação Bíblica, tudo deve ser examinado a Luz da Palavra de Deus.

Li recentemente o seguinte comentário;


É espantoso ver a tendência de certas pessoas a engolir credulamente qualquer sermão, doutrina ou prática religiosa que apareçam sem nenhum esforço para verificar sua veracidade. Idéias beirando o absurdo são aceitas sem crítica simplesmente porque foram ensinadas por um homem que se supõe conhecer a Bíblia. Alguns professores inescrupulosos até sugerem que testar a veracidade de um ensinamento mostra falta de fé. Pelo contrário, não deve-mos acreditar em nada sem um exame meticuloso – Gary Fisher.

Examinai tudo. Eis o mandamento mais negligenciado no evangelicalismo popular dos nossos dias!

Pense nisso!


4 comentários :

  1. Marcelo,

    Infelizmente, há tantas coisas erradas à nossa frente que questionar passa a ser um reflexo condicionado. Que Deus nos guarde de sermos inquisidores de tempo integral.

    Por outro lado, concordo que a fé é conhecimento (não só conhecimento, mas principalmente conhecimento). Crer sem ouvir falar é uma impossibilidade levantada pela Palavra de Deus.

    Muito oportuna a sua recomendação de examinar tudo, pois as vezes a gente cansa de fazer isso.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão,

    Por motivos funcionais, o blog “Vivendo o Verdadeiro Evangelho” passou a se chamar “Evangelho da Graça”. Da mesma forma, o endereço www.vivendooevangelho.blogspot.com agora ficou www.alexmaltta.blogspot.com

    A primeira mudança se deve ao título um tanto extenso, difícil de ser inserido nos blogs amigos na forma de blogroll.

    A segunda ocorreu em virtude da dificuldade que muitos amigos, irmãos e conhecidos do Sul da Bahia demonstraram para encontrar o endereço correto. Utilizando o meu nome fica muito mais fácil.

    De qualquer forma, nada muda em termos de proposta. Viver o verdadeiro Evangelho é viver o Evangelho da Graça. Um Evangelho destituído de invencionices, legalismos e teologias alienígenas. Um Evangelho construído pelo compromisso com a Palavra de Deus, mas, também, pelo Seu favor imerecido.

    Aviso também que o blog já dispõe de um banner. Se o irmão quiser ajudar a divulgação da minha página, ficaria muito, muito grato.

    Alguns blogs, inclusive, já estão contemplados (ou como banners ou como blogolls ou ainda como links). Se o blog do irmão não estiver na relação é só enviar um email para mim. alexmaltta@gmail.com.

    Que o Senhor continue abençoando a todos nós.

    ResponderExcluir
  3. É maravilhoso podermos contar com um blog tão altamente
    edificante, meus parabéns Marcelo, seu blog é um dos melhores que já vi!


    Sobre o texto supra-citado, realmente concordo que a fé nunca é cega, como diz em Hebreus é um firme fundamento, eu creio incondicionalmente pelos olhos da fé que verei o que
    aos olhos humanos inguém sequer cogita algum dia enxer-
    gar.


    O exame das Escrituras se mostra pertinente no mundo cristão, dado a tantas falácias que se tem pregado no nosso
    meio, se você não examinar as Escrituras como faziam os crentes de Beréia, você vai crer em tudo que lhe pregue, achando uma verdade absoluta e incontestável.


    A Examinação das Sagradas Letras se faz imprescindível aja
    visto ser ela a maior fonte de revelçao de Deus para os homens e é, o modo como mais, Deus se manifesta hoje para nos trazer alguma revelação, veja bem não estou dizendo que a Bíblia seja o único meio com o qual Deus nos fale algo.

    Apesar de Reformado e Calvinista, não sou cesassionista, creio piamente que Deus também fala através do dom de
    profecias, e creio ainda que Deus pode usar até um mundano
    para nos dizer algo.


    Tudo porém se torna imprescindível a contatação da veracidade disso num respaldo bíblico, tudo que nos fale ou pregue precisamos averiguar biblicamente na bíblia se
    temnela respldo.


    Temos que ter fé para crer e não questionar o que vem de
    Deus e se submeter incondicionalmente a vontade soberana de Deus, isso também é fé se submeter a vontade do criador,sabendo que ele é Deus e não um deus
    e que ele tem o melhor para os seus eleitos.


    Examinar as Sagradas Escrituras e aplicar a fé se encontrar
    respaldo nela, se não encontrar respaldo bíblico, devemos
    repudiar e seguir na nossa caminhada de fé em fé sem vacilar.

    ResponderExcluir
  4. Olá, irmão Cláudio; muito bom ter sua visita por aqui. Volte sempre para nos brindar com seus ricos comentários.

    Paz e bem

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.