Porque eu celebro o natal


Tem se tornado cada dia mais popular a idéia de que os cristãos não devam comemorar o Natal. Alega-se, dentre outros motivos menores, que o Natal seria, na verdade, uma festa pagã. Argumentam que o Cristianismo simplesmente se apossou de uma data que era sagrada aos pagãos, e a “cristianizou”.

Certamente Jesus Cristo não nasceu em 25 de Dezembro; mas a Igreja tem reservado este dia para comemorar um dos maiores eventos Históricos: Deus se fez homem, Emanuel, e ‘Tabernaculou’ (habitou) entre os homens. Deus conosco, este é o significado litúrgico do Natal.

Eu comemoro, e não permito que outros sejam mestres da minha consciência neste assunto, pois a Bíblia me dá liberdade para tal comemoração:

"Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus” (Romanos 14: 5-6).

Sobre este assunto John MacArthur, teólogo batista comenta: De acordo com esses versos, um cristão pode, legitimamente, separar qualquer dia — incluindo o Natal —  como um dia para o Senhor. Cremos que o Natal proporciona aos crentes uma grande oportunidade para exaltar Jesus Cristo” [1].

Deste mesmo autor, comentando estes mesmos versículos, encontramos:


“Cada cristão deve seguir a imposição de sua própria consciência quanto as questões que não estão especificamente ordenadas na Escritura ou não são proibidas por ela” [2].

Os pagãos, de fato, comemoravam em 25 Dezembro o nascimento do deus Sol, e o mesmo faziam aos domingos de cada semana. Mas, felizmente, Cristo veio, o cristianismo derrotou o paganismo, e a luz de Cristo brilhou até sobre aquilo que os pagãos tinham de mais sagrado... Fico com pena deles; ou melhor, pena nada... Finalmente puderam ver a Luz!

O Natal é uma festa cristã. O paganismo não celebrava o nascimento do Deus-Homem. Nós o fazemos, e por meio do Natal, catequizamos o mundo, inclusive o antigo paganismo.

Natal é festa cristã. O nascimento do deus Sol era pagão. A Natividade de Cristo, é festa do calendário cristão. 

Aliás, se não fosse por modernos evangélicos, que se colocam contra tudo e todos, e pensam ter a missão de reinventar o Cristianismo, as pessoas nem se lembrariam de que um dia já se acreditou num ridículo 'deus sol'. Assim, quem mais divulga a 'existência’ de um 'deus sol' são tais legalistas culturais, e não os cristãos históricos (que destruíram tal superstição!).

O cristianismo destruiu o culto ao 'deus sol', e trouxe ao mundo um nascimento digno de se comemorar, o Natal do Cristo... Mas, os legalistas culturais de hoje, querendo fazer melhor, estão lembrando ao mundo de que existiu tal 'deus sol'...

Eu queria saber porque esses LEGALISTAS CULTURAIS não impedem as noivas de se casarem de branco (no paganismo, era adoração a deusa); e de se fazer bolos de casamento e aniversário (no paganismo, oferendas aos deuses da prosperidade, e da fertilidade), e assim por diante. O Cristianismo destruiu tudo isso, e colocou no lugar, elementos que nos fazem vislumbrar a realidade da obra de Cristo!

Mas, os fundamentalistas culturais não sabem disso, ou fingem não saber... Belo serviço de Evangelização estão fazendo!


Ninguém tem o dever de comemorar o 25 de Dezembro, não existe tal imposição nas Escrituras; todavia, ninguém, a pretexto de maior espiritualidade, ou de santificação, pode obrigar a não fazê-lo quem assim o desejar.

Notas:

[1] Citação extraída do blog ‘Presbiterianos Calvinistas’.

[2] Bíblia de Estudo MacArthur, pg. 1519; SBB.

5 comentários :

  1. Muito bom texto,

    Interessante mesmo, realmente se não fosse um grupo de "iluminados", nós não saberiamos nada sobre esse deus-sol!

    Ainda assim, à uns dias li e depois republiquei no meu blog este texto

    http://reformamonergista.wordpress.com/2010/12/01/a-instituicao-do-natal/

    Trata-se de um ponto de vista diferente para o surgimento da data do 25 de Dezembro, em que nos mostra que a data foi criada pelos cristãos ocidentais como uma tentativa "honesta e zelosa" de descobrir a data de nascimento de Jesus...aconselho a leitura...

    em Cristo,
    Fábio Silva

    ResponderExcluir
  2. Fabyo, adorei o texto que vc indicou. Vou tentar dar uma conferida das fontes, e republicar. Confesso que é informação nova para mim. Valeu mesmo.

    Se eu republicar, o farei colocando seu blog como minha fonte.

    Tenho um amigo que é Ortodoxo, verei se ele pode me ajudar com essa "abacaxi".

    Valeu mesmo, mano!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,

    Confesso que tinha caido nessas idéias extremistas contra a celebração do Natal. Em 2009 deixei de montar a árvore, enfeitar a casa, tudo por causa da má interpretação de Jeremias 10:2-4, mas continuei a me reunir com minha família ceiando e lembrando o nascimento de Jesus.

    O seu artigo e mais a indicação do Fabio me incentivaram a fazer um exame minucioso sobre o assunto me conduzindo a uma conclusão diferente.

    Certa vez disse o seguinte em um fórum de discussões:

    Antes de ser um problema, comemorar ou não é uma opção pessoal e tampouco nos fará um cristão melhor.

    "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo". (Col 2:16-17)

    "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai". (Col 3:16-17)

    Hoje posso dizer que certamente está longe de ser um problema.

    Graça e paz.

    []'s

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.