Apologia sobre a ressurreicao dos mortos





“Reverendo, Boa Noite; paz esteja convosco. Lá no céu, com Cristo, me lembrarei dos entes queridos aqui da terra ao me encontrar com ele?”

Querido irmão Leandro, estou convencido que sim, e vou lhe apresentar algumas razões bíblicas para minha convicção. Para isso te convicto a me acompanhar em uma breve exposição de I Coríntios 15.

Qual o assunto de I Coríntios 15? Certamente é a Ressurreição! Mas, de que tipo é essa Ressurreição? Será que Paulo tem em mente a ressurreição corporal dos crentes quando da inauguração do Estado Eterno? Ou será que essa ressureição não será física? Como se costuma dizer: texto sem contexto... Ou seja, para interpretarmos corretamente um texto precisamos levar em consideração o seu contexto. Portanto, acompanhe a breve exposição que se segue.

PRIMEIRO FATO: Paulo argumenta em favor da ressurreição corporal de Jesus“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo  as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas e depois pelos doze. Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também” – Versos 3-6, pode-se ler até o 8.

Que temos neste primeiro momento da argumentação? Uma defesa clara da Ressurreição Corporal de Jesus. “Derribai este templo, e em três dias o levantarei” (João 2.19). Em outras palavras: o túmulo ficou vazio. Paulo diz: “Ele foi morto, sepultado e ressuscitou!”. Quais provas Paulo apresenta? Ele diz que mais de quinhentas pessoas VIRAM JESUS RESSUSCITADO, das quais muitos ainda estavam vivos e poderiam ser chamadas a testemunhar o fato.  “Porém ele disse-lhes: Não vos assusteis; buscai a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram!”(Marcos 16.6). Em outras palavras, Paulo está defendendo a realidade do TÚMULO VAZIO: Jesus Ressuscitou! A prova, além do túmulo vazio, é que ele foi visto por mais de 500 pessoas que o reconheceram.

SEGUNDO FATO: Algumas pessoas, na Igreja de Corínto, estavam negando a ressurreição dos mortos. Era um problema grave na Igreja de Corínto, vejamos: “Assim pregamos, e assim haveis crido”, começa Paulo no versículo 12, fazendo menção ao fato de ter ensinado a Ressurreição Corporal de Jesus. Então, prossegue “Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos!” – versos 12-18. 

Assine nosso RSS/Feed e receba todas as nossas atualizações; é gratuito e você fica sempre por dentro das novidades do Olhar Reformado! Assinar Newsletter


O argumento de Paulo é muito simples, e sua conclusão inescapável. Se pregamos que Cristo ressurgiu dos Mortos corporalmente, como podemos dizer que os mortos não irão ressuscitar? Paulo coloca a Ressurreição de Cristo como sendo o modelo, e a prova de que os mortos em Cristão haverão de Ressuscitar no último dia. Como um MODELO para a nossa ressurreição nos faz saber A NATUREZA DE SUA RESSURREIÇÃO: corporal como foi a de cristo. Ou seja, sendo que Cristo ressuscitou CORPORALMENTE, e sua Ressurreição é prova e modelo da nossa, haveremos, portanto, de Ressuscitarmos CORPORALMENTE.

TERCEIRO FATO: Paulo ensina que nossos corpos serão GLORIFICADOS “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer!” (vv. 35,36)“Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual” (v.44). E termina: “E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos morreremos, mas todos seremos transformados!” (v.v. 50,51).

Então temos que esse corpo físico corrompido pelo pecado e pela morte jamais entrará no Céu como está; antes, será primeiro TRANSFORMADO, ou glorificado. Improtante observar que não se fala em substituição, mas em transformação. Nossos corpos ressuscitarão como “corpo celestial”. Ou seja, termos um NOVO CORPO, já que o este corpo corruptível será transformado.

Exatamente como aconteceu com Jesus. Vamos relembrar que Paulo diz que nossa Ressurreição será igual a d’Ele. Sabemos que Jesus não recebeu um “novo corpo” como se o corpo sepultado permanecesse na Sepultura! Nada disso! Mas, o corpo que estava na sepultura foi levantado de entre os mortos, e era um corpo glorificado, já que Cristo ascendeu aos céus com ele! (Também sabemos que seu corpo não era limitado como o anterior, por exemplo, no fato de que suas chagas nem sempre estavam visíveis, muitos as viam, outros não; e também por se apresentar em “outras formas” – S. Marcos 16.12).

O mesmo se dará com aqueles que creem em Jesus. Tal esperança é anunciada pela Igreja desde a primavera da Religião Cristã. “Doendo-se muito de que ensinassem o povo e anunciassem em Jesus a ressurreição dos mortos” (Atos 4.2) “Nós que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dos mortos!” (Atos 10.41)“Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que já de haver ressurreição de mortos, tanto dos justos como dos injustos” (Atos 24.15).

Tais fatos sobre a Ressurreição nos parecem indicar que sim, nós poderemos nos reconhecer na Eternidade. Acrescentaria ainda, para concluir, um interessante argumento de Santo Agostinho sobre o texto de S. Mateus 22.30. Quando alguém lhe perguntou se na Ressurreição homens e mulheres manterão suas características físicas (masculinidade, feminilidade), Agostinho argumentou: “Se não fossem manter suas características próprias, bastaria Jesus ter dito isto aos judeus. Mas o que ele disse apenas que não se casam e nem se dão em casamento”. Em outras palavras, os homens não procuram o matrimônio, nem as mulheres ao matrimônio se dispõe, pois tais coisas não mais fazem parte de sua natureza glorificada. 

  • Próxima questão que responderemos: Mudança de sexo e salvação pela fé!

Um comentário :

  1. muito boa e explicação sobre ressurreição e transformação de corpos, Deus o abençoe amigo.

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.