Posmilenismo: razões?

Onze razões porque creio

que Cristo está reinando

A cada dia que passa vemos aumentar o número daqueles que pregam uma Escatologia de Medo, e de Derrota... São cristãos convencidos de que a Igreja será um verdadeiro fracasso histórico, tendo que se fechar e esconder do 'mundo', enquanto este, sob o Reino de Satanás, prossegue sempre avante e vitorioso! Se você é vitima desta síndrome escatológica, talvez seja tempo de se tornar um Reinista - Marcelo Lemos, editor.



Hermes C. Fernandes


1. Porque essa era a posição da igreja primitiva, que por acreditar que Cristo estava reinando sofreu as mais duras perseguições do Império Romano. Declarar que Jesus é o Senhor era considerado uma postura subversiva, pois o título de Kírios (Senhor) era atribuído exclusivamente a César, o Imperador. Se a Igreja primitiva não cresse no reino de Cristo como real e atual em seus dias, ela não seria tão perseguida. Por isso, a Escritura diz que ninguém diria que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo. Ninguém em seu juízo perfeito se atreveria a desafiar Roma, declarando a soberania de Cristo sobre a história, senão pela ousadia conferida pelo Espírito de Deus. Enquanto a mensagem da salvação pela Graça era um insulto ao sistema religioso judaico, a mensagem do Reino era considerada um insulto ao domínio romano. Ver João 19:12-15; Atos 17:5-8; 1 Co.12:3.


2. Porque é a única posição escatológica que oferece esperança quanto ao futuro deste mundo, convocando os homens a pensarem e trabalharem pelas próximas gerações. Atos 2:39; 2 Co.12:14; Sl.72:5; 79:13; 145:4; Ef.2:7; 3:21.

2. Porque é a única posição escatológica que oferece esperança quanto ao futuro deste mundo, convocando os homens a pensarem e trabalharem pelas próximas gerações. Atos 2:39; 2 Co.12:14; Sl.72:5; 79:13; 145:4; Ef.2:7; 3:21.

3. Porque impõe ao homem a responsabilidade de cuidar da Terra, buscando preservar o meio-ambiente em que vive. Gn.2:15; 8:21; 9:9-10,12-13,17; Sl.24:1; Ec.1:4; Is.45:18; Rm.8:19-22; 1 Co.10:26; Ap.11:18 .

4. Porque a mensagem do Reino de Deus era a ênfase principal de Jesus e dos Apóstolos. Mc.1:15 (observando as parábolas, pode-se perceber que a maioria delas visava ilustrar o modus operandi do Reino de Deus); At.20:24-25 (Não há como separar o Evangelho da Graça e o Evangelho do Reino, pois ambos formam um único corpo doutrinário); At.28:23;30-31.

5. Porque a proposta do Evangelho não é a fuga da realidade, ou qualquer tipo de escapismo ou alienação; mas é que o homem busque na Palavra de Deus, a solução para os seus problemas atuais, encarando-os, solucionando-os na força do Espírito Santo. João 17:15 (Um exemplo da atuação da Igreja na solução de problemas cotidianos está em Atos 6:1-3; Gl.2:10; 2 Co.8).

6. Porque o Evangelho contém promessas tanto para o porvir quanto para este tempo. 1 Co.3:22; 1 Tm.4:8.

7. Porque cabe a Igreja discipular as Nações, trazendo-as aos pés do seu Rei, e ensinando-as a aplicar os princípios do Reino para cada área da vida humana (educação, tecnologia, artes, cultura, família, relacionamentos humanos e etc.) . Mt.28:18-20; 2 Co.10:4-5.

8. Porque o Evangelho é o poder de Deus, não apenas pra salvar o indivíduo, mas também para restaurar toda uma sociedade. Rm.1:16; Is.61:4.

9. Porque Cristo veio pela primeira vez para ser rejeitado, mas virá a segunda vez quando for o Desejado das Nações, e cabe à Igreja, como instrumento do Espírito, e sal da terra, provocar nos homens a sede e o desejo pelo retorno de Cristo. Quando a humanidade em uníssono disser: Maranata! Então virá o Senhor. Ageu 2:7; Mt.5:13; Is.49:24-26.

10.Porque acreditamos na vitória da Igreja, no avanço do Evangelho, e na expansão do Reino de Deus. Mt.16:18; Ap.6:2; 17:14; 19:11-16 (Os cavaleiros que seguem o Cavaleiro Fiel são os santos); Mt.13:31-33; Dn.2:35, 44-45; Rm.16:25-26; Col.1:6.

11.Porque o destino da Igreja é reinar sobre a Terra, ao mesmo tempo em que desfrutará do Céu. Isso porque em Cristo convergiu tudo o que há no céu e na terra, já não havendo a separação provocada pelo pecado. Os mundos visível e invisível se tornaram as duas faces de uma mesma realidade recriada em Cristo. Mt.6:10; Ef.1:9-10; Col.1:16-20; Ap.21:1-2.

Fonte: Genizah - Apologética Com Humor (Recomendadíssimo!)

14 comentários :

  1. Marcelo, ainda nao cheguei na escatologia, ja tenho dois livros bons para me guiarem, nem tenho um posicionamento ainda, mas uma pergunta fica: Essa posição seria o mesmo que amilenismo?

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  2. Brasil, 12 de Julho de 2010

    Divulgue esta idéia: A. W. Pink | Archive
    http://awpink-pt.blogspot.com

    No próximo dia 15 de Julho de 2010 faz 58 anos que o escritor A. W. Pink nos deixou chamado por Deus para o eterno gozo celestial. Um pastor, evangelista e teólogo que ficou marcado por sua firme adesão aos ensinamentos puritanos e calvinista. O seu biógrafo, Ian H. Murray escreveu que "a ampla circulação dos seus escritos depois da sua morte fez com que ele se tornasse um dos autores evangélicos mais influentes da segunda metade do século vinte". Não há dúvida que este homem tem nos influenciado profundamente provocando um renascimento da pregação expositiva e nos ensinando a viver biblicamente.

    Com isso, In Memoriam, nasce uma idéia. Reunir em um só lugar os artigos, biografias, sermões, cartas, vídeos e mp3, excertos e obras completas do escritor Arthur Walkington Pink [mais conhecido como A. W. Pink]. Esperamos que seja mais uma oportunidade de relevância para cada cristão!

    Uma homenagem a um servo de Deus,

    Nele,
    Os editores

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  3. AWPink em portugues, to dentro

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  4. Leo, sua pergunta é muito pertinente, pois, com efeito, existe tanta semelhança entre o Amilenismo e o Pós-Milenismo que me atrevo a dizer que são, essencialmente, uma coisa só. Porém, o Pós-Milenismo é obrigatoriamente uma visão otimista da História da Igreja, e o Mandato Cultural - o que nem sempre acontece em todos os defensores do Amilenismo. Fora este detalhe, eu vejo as duas posições como idênticas.

    Paz e bem!

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  5. Marcelo, ainda não entendi como o reinismo se encaixa na escatologia, dentro de qual posicionamento?

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  6. "Reinismo" é uma espécie de 'licença poética', se permite assim me expressar. O termo expressa grande otimismo pelo que Deus tem reservado para o futuro da Humanidade, sob o domínio de Cristo e seu Evangelho. De certa forma, trata-se também de um convite, no qual cada cristão é chamado a fazer parte da construção do Reino.

    Portanto, na Escatologia, o termo se encaixa perfeitamente na visão Pós-Milenista: Cristo Reina, e nós reinamos com Ele!

    Paz e bem

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  7. Pr Marcelo, estou lendo o livro sobre debates do milênio da ed Vida. Estou ainda nesse entrave...e percebi mesmo o que vc disse; A e Pós estão muito pertos. Acho que até mesmo q são sinonimos essenciamente na aboradagem exegetica. Porém é o termino desse período que a coisa se 'divorcia'.
    Sinceramente, não vejo Pós no Ap 20, muito menos Pré. Ali não existe especificação de qual é a natureza do milenio para as nações. O 'A' fica bem em algum momento. Mas as profecias dos 'ultimos dias' no profetas, se são assim interpretadas, golpeiam frontalmente o 'A'.
    Caminhemos mais...como já te disse estou quase lá - Preterista e Pós.
    No livro cita alguns dizendo que a CFW NÃO seria reconstrucinista-teonomia...
    caminhemos...

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  8. Luciano;

    Compreendo o seu dilema, até porque eu mesmo já vivi esta fase. E, para ser franco, não veria como uma perda caso voc~e chegasse a optar pelo Amilenismo; desde que não optasse por sua versão pessimista quanto ao Mandato Cultural. No entanto, apesar do dilema anterior, uma vez ter compreendido a natureza simbólica do Apocalipse, hoje me é quase impossível não ver o Pós-Milenismo em Apocalipse 20.

    E aqui há algo interessante: o Apocalipse 20 é tanto A-milenista quanto Pós-Milenista. Ele é A-milenista, pois não nos permite ver um reino literal como o aguardado pelos quialistas (Pré-milenismo); e ao mesmo tempo é Pós-Milenista, pois claramente citua o inicio do Estado Eterno após o período [certamente simbólico] dos Mil Anos. É o “otimismo reinista” a marca distintiva do Pós-Milenismo. Exegeticamente são uma coisa só.

    A questão é se podemos ou não justificar o “otimismo reinista” do Pós-Milenismo. Eu penso que sim por vários motivos. Um deles são os profetas, como você mesmo frisou. Um outro motivo é a afirmação de Apocalipse 20, onde lemos sobre o Inimigo preso, e impedido de enganar as nações. Poderiamos falar de outros motivos também; e isso é feito de forma bem convincente neste artigo, que é de autoria do Bispo Hermes.

    Sobre a questão da CFW é algo a ser analisado a parte. Até porque, frise-se bem, os termos “reconstrutivismo” e “teonomia” nem sempre são compreendidos da mesma forma; e além disso, nem todo que se diz “pós” precisa necessáriamente adequir a estes termos. Penso que seria bom se assim todos fizessem, mas exegeticamente falando, o mais importante é a opção pelo Pós.

    Paz e bem

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  9. No momento, posso afirmar que sou um 'A' de otimismo 'Pós'...provavel que por causa disso a tendencia é chegar mais ao pós, pois amo a evangelização e o conceito dominista. Isso deve ser buscado pela igreja, e nesse ponto o A me deixa um pouco frustrado. mas ainda não sei se os A são assim essencialmente...

    Para vc pr Marcelo, a ressurreição de Ap 20 é:
    a)o estado intermediario na presença de Deus após a morte.
    ou
    b) a regeneração . ???

    Nesse aspecto os grandes Amilenistas estão divididos...
    e os pós?

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  10. perguntei dA primeira ressurreição...desculpa não especifiquei.a.Em Ap 20 tem tb a ressurreição do Juizo. rsrsrs

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  11. Atualmente, tenho maior preferência pela opção "b" (regeneração), pois a primeira me parece conduzir para muito perto do Preterismo Pleno, o qual é - até onde conheço - completamente condenável pelos credos históricos da Religião Cristã.

    Paz e bem

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  12. A paz, muito bom seu texto, peço permissão para transcrevê-lo no meu blog.

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  13. O texto é do Bispo Hermes, e publicado originalmente no Genizah. Creio que eles terão o maior prazer em ver este texto sendo divulgado na Internet.

    Paz e bem; grato por sua visita e participação.

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  14. [...] O projeto Reina é contra as pessoas que estudam escatologia, o reinado do Anticristo e da besta do abismo. Veja só a posição deles: [...]

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