Existe Lugar Para A Mulher Na Igreja?




Rev. Marcelo Lemos

Amigos, recentemente houve uma votação histórica na Igreja da Inglaterra, na qual se decidiu sobre a aceitação das nossas irmãs no Episcopado. Uma mulher pode vir a ser Bispa da Igreja? A resposta da Igreja da Inglaterra foi “não”, e o grande peso sobre a decisão se deu por meio do voto da Câmara dos Leigos.

Bem, nós da Igreja Anglicana Reformada do Brasil não fazemos parte da Comunhão Anglicana, da qual faz parte a Igreja da Inglaterra, ainda que sejamos uma igreja irmã da Free Church of England, que mantém relacionamento muito próximo e positivo com a igreja oficial do Estado Inglês. Então, que importância pode haver em tal votação para nós?


Em primeiro lugar, é mais uma prova de que o Anglicanismo não é sinônimo de liberalismo teológico, imagem comum cultivada por tantos. Não estou dizendo que todos que aceitam a Ordenação Feminina sejam liberais, no entanto, a não aceitação dela definitivamente significa alguma coisa. Significa que, por exemplo, ao contrário da imagem comumente divulgada, o anglicanismo ainda é uma tradição reformada.

Em segundo lugar, mas não menos importante, parece ser um indicativo que a inclusão de homossexuais no Ministério Ordenado é uma aberração, mesmo dentro da tradição anglicana. Não é absurdo pensar que a mesma Igreja que ficou com a imagem de aceitar homossexuais como Ministros, se recuse a aceitar mulheres? Isto, claro, na visão generalista, que desconhece ou simplesmente ignora a autonomia das igrejas nacionais, e os movimentos dentro destas. Mas, voltemos ao contraste: praticar o ato homossexual é algo condenado nas Escritura, enquanto ser mulher é uma dádiva de Deus. Como a mesma Igreja acusada de ordenar homossexuais pode virar notícia em todo o mundo ao se recusar a ordenar mulheres?

Aqui reside a chave para o mistério: o anglicanismo jamais aceitou a ordenação de homossexuais, e existe até uma decisão oficial da Comunhão a este respeito, no entanto, um grande potentado liberal dentro da Comunhão, passando por cima da vontade majoritária dos anglicanos, resolveu rasgar as Escrituras, em nome de uma tal inclusividade.

Quanto a nós, estamos completamente de acordo com essa decisão tomada pela Igreja da Inglaterra, apesar de conhecer quem pense diferente dentro da nossa Anglicana Reformada. Mas, acredito que certamente existe lugar para a mulher no trabalho cristão, desde que este não seja Ordenado.

Febe, por exemplo é chamada de “diaconisa” em Romanos 16.1-7, e Teodoreto de Ciro (393 – 466 d.C.), nos conta que ela foi uma pregadora itinerante do Evangelho, conhecida em muitos lugares do mundo. No texto Bíblico, o apóstolo S. Paulo diz que ela “foi de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim”. Mas, não existe nenhuma prova de que ela tenha sido ordenada. Logo, servir a Cristo na Igreja não implica obrigatoriamente em Ordenação. Tal ideia é completamente estranha ao pensamento do Novo Testamento. Não há qualquer recomendação a respeito à ordenação de mulheres, nem mesmo quando ele dá instruções a Timóteo sobre a ordenação de presbíteros. Além disso, nas qualificações exigidas dos candidatos as Sagradas Ordens, I Timóteo 3. 1-7 e Tito 1. 5-9, constata-se que as regras visavam apenas os homens qualificados. Interessante que quando estes fatos são mencionados, os 'igualitários' argumentam que tudo isso se deve a mentalidade patriarcal da época, numa contradição quase infantil de sua própria argumentação anterior...

Mas, o que dizer do termo “protatis”, usado para descrever o ministério da nossa irmã Febe? Na maioria das traduções o termo é traduzido como “auxilio”, o que leva à interpretação tradicionalmente adotada pela Igreja, que tem em Febe uma “ajudante” dos Apóstolos. No entanto, há quem discorde, alegando que o termo também significa “padroeira ou protetora, uma mulher colocada acima dos outros”. Isso é verdade, mas não prova que Febe tenha sido ordenada, e nem que esse seja o sentido pretendido pelo apóstolo. Devemos sempre nos lembrar que toda interpretação da Escritura deve se conectar ao ensino geral das Escrituras, o que nos leva de volta a total ausência de recomendações sobre ordenação feminina. E se vamos levar a sério os léxicos, vamos lembrar que eles também nos trás a seguinte definição “que cuida dos interesses dos outros prestando auxílio com seus recursos”. Qual significado se encaixa melhor no contexto das Escrituras, e no próprio texto de Paulo?

Outro recurso interessante utilizado pelos 'igualitários' é listar todas as vezes que o verbo “protatis” é utilizado no Novo Testamento. Um total de 8 vezes. O argumento diz que em todos os outros casos o termo foi traduzido como 'governar', ou coisa do tipo, o que provaria que Febe certamente foi ordenada ao Ministério Cristão. Mas o que se prova com tal listagem é que não é preciso ser ordenado para que o termo “protatis” lhe seja aplicado, como se vê Tito 3:8 e 3:14, onde se traduz sua raiz – “proisteimi” – como praticar boas obras, para auxiliar aqueles que necessitam. Qual significado se encaixa melhor no contexto das Escrituras, e no próprio texto de Paulo?

Agora, se alguém ainda quer fazer briga a respeito de etimologias, recomendo que traduzam o texto como é de sua preferencia. Dizer que as traduções estão erradas é parte fácil da coisa, fazer melhor que elas é outra história. Como ficaria a tradução 'melhor'? Algumas sugestões: “Recomendo-lhes nossa irmã Febe... que tem sido líder sobre muita gente, inclusive sobre mim”, ou “... que tem sido governante sobre muita gente, inclusive sobre mim”. Faz sentido colocar Febe numa posição de liderança acima de Paulo? Pelo que se sabe, mesmo quando preso, Paulo permaneceu líder e apostolo sobre a igreja gentílica, e respondia apenas à Igreja de Jerusalém, como se deu no Primeiro Concílio da Igreja, em Atos 15.

Tirando os argumentos exegéticos, e há outros além do caso Febe, restam apenas argumentos subjetivos, como os quais nem vale a pena perder muito tempo. Se costuma argumentar, por exemplo, que as mulheres têm provado sua capacidade de liderar tanto quanto os homens. Não duvido disso, mas não invalidade o ensino bíblico. Será que devemos ordenar os homossexuais, e sendo provada sua capacidade de liderança, rasgar as Escrituras? E se um ateu conseguir liderar? E um apóstata? Dizer que pode ser ordenado pois tem capacidade de liderar é argumento meramente subjetivo. A Igreja precisa de fundamentos muito mais fortes, e estes estão exclusivamente nas Escrituras.

Por fim, muito significativo que a decisão tomada pela Igreja da Inglaterra tenha sido decidia pelo voto dos leigos. Com tanta liderança autoritária nas comunidades cristãs, alegra-nos saber que ainda existe quem respeite o sacerdócio universal dos crentes, uma doutrina muito cara à Teologia Reformada. Não conheço o que se passa em outros países, mas sei que no Brasil ainda precisamos aprender que Igreja não tem “dono”, tem servos que lideram, sob autoridade de Cristo, em favor do povo.

"Em relação a questão de mulheres como oficiais, não há dúvidas entre aqueles que acreditam na Bíblia. Qualquer um que se recusa a reconhecer este ensino, não acredita na Bíblia. Pode servir como um critério para testar se uma Igreja tem compromisso com a Bíblia. Igrejas que ordenam mulheres para posições de autoridade eclesiástica, para Ministras do Evangelho [pastoras] estão em rebelião aberta e flagrante contra Deus". - Gary North, "Unconditional Surrender"

15 comentários :

  1. Infelizmente este é um tema bastante recorrente na religião e ciência. Durante milênios as mulheres foram consideradas mentes inferiores por seus pares masculinos. Uma feliz reflexão acerca da evolução das descobertas científicas, a partir da constatação de como as mulheres foram impedidas de escrever sua história durante tanto tempo. Esperemos futuros menos misogênicos, porque se a mulher foi criada de uma costela do homem, foi para que estivesse a seu lado - e não sob seus pés.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Marcelo.

    Pensamos que você havia deixado definitivamente a blogsfera. Estávamos sentindo falta de seus textos e da profundidade de reflexão.

    Abraços fraternos. Infelizmente, devido ao trabalho que tem me consumido exaustivamente, não pude comparecer à sua ordenação. Seu convite foi muito amável. Muitíssimo obrigada uma vez mais. Mas tenho que ir a São Paulo de todas as formas brevemente. Esperamos poder passar um tempo de comunhão entre famílias com vocês aí.

    Rilda

    ResponderExcluir
  3. Rilda;

    O que aconteceu foi que tivemos problemas tecnicos, repare que nosso domínio está diferente.

    Aguardamos sua visita, com muita alegria.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz.

    Sim, encontrei o novo domínio até "por acaso", ao ler matérias no site da Anglicana Reformada, rsrss. Ótima casualidade.

    Abraços,

    Rilda.

    ResponderExcluir
  5. Que pena que ainda existam pessoas fazendo uma exegese tão mal feita para defender seus próprios interesses. Se as mesmas pessoas que são contra ou proíbem a ordenação das mulheres fizessem o mesmo exaltando a necessidade de ordenar corretamente os homens, não teríamos tantos pastores e líderes causando escândalo na Igreja do Senhor. Não querem ordenar mulheres, mas ordenam qualquer um ao ministério só porque o sujeito se formou em Teologia ou passou cinco ou seis anos em um Seminário. Mas quem avalia o caráter dessas pessoas? Quem discerne se esta pessoa tem chamado para o ministério? Quem averigua se esses homens não querem apenas fazer do ministério uma profissão?
    Não são poucas as igrejas que proíbem a ordenação de mulheres que tem homens que nem creem na integralmente na Bíblia. Ensinam que a mulher não pode ser ordenada, mas também ensinam que os dons cessaram... Quanta hipocrisia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, vamos ver se entendi corretamente sua opinião: devido ao fato de alguns, ou muitos, ordenares homens despreparados ao Ministério, significa que devemos ordenar também aqueles que a Bíblia PROIBE serem ordenados? Em outras palavras, já que eramos UMA VEZ, devemos ser coerentes e ERRAR DUAS VEZES?

      O nome disso é o que? Chutar o pau da barraca?

      Excluir
    2. A bíblia proíbe? Não me lembro de relato de Ordenação, mas de proibição, tbm, não. Vc poderia me mostrar o texto?

      Bom te conhecer. Poder dialogar é mto bom.
      Abraços,Deborah.

      Excluir
    3. Hum! Vc tá falando do texto de Coríntios? Aguardo resposta.

      Abraços, Deborah! ;)

      Excluir
    4. Débora, bom conhecê-la também!

      Eu me refiro, por exemplo, a textos como este: "A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. (12) Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre homem [ANDROS], mas que esteja em silêncio".

      Abraços!

      Excluir
    5. Ordenar mulheres pq "pastores e lideres causando escândalo na Igreja do Senhor" é a msm coisa de cultuar imagens pq o culto nas igrejas viraram show.
      A Bíblia é clara: Cristo escolheu os seus 12 Apóstolos só de entre os homens.Embora todos os discípulos tivesse recebido o Espírito Santo em Pentecostes, o anúncio oficial da mensagem feito por “Pedro e os onze” (At 2:14). Os apóstolos ensinam que governo e o ensino público oficial das igrejas é confiado a homens qualificados chamados de Bispos-Presbiteros (1Timoteo 3:1-7; Tito 1:5-9). Em 1Timóteo 2:11-14 elas são proibidas de ensinar na posição de autoridade eclesiástica sobre o homem.
      Logo para ordenar mulheres é preciso desacreditar na autoridade da Bíblia e segui a autoridade da cultura moderna.

      Excluir
  6. Olá marcelo! Que bom que encontrei o seu blog novamente. Li os novos textos e achei-os pertinentes. Como você bem disse, existe que pense diferente sobre ordenação feminina nas igrejas. Eu sou favorável ao appel de liderança feminina nas igrejas e nem por isso sou liberal em minha teologia. Porém, suas reflexões são pertinentes e atuais para a igreja brasileira. Quando puder faça uma visita ao meu blog. www.cafeegraca.blogspot.com

    Vamos tomar um cafezinho. rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita, querido Marco! Vou visitar seu blog sim, e podemos até trocar links, caso deseje. Agora, quanto a tomar café, nãos sei não, todinho é melhor... (risos)

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Marcelo. rsrs. Podemos trocar links sim.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Marcelo. rsrs. Vamos trocar informações sim.

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.