Montar Pregação Passo a Passo

Help! Preciso de um Sermão!

Por Marcelo Lemos

Ainda me lembro da primeira vez que tive a responsabilidade de pregar um sermão. Eu era bem jovem naquele tempo, não tendo mais que 17 anos... Foi um sufoco danado! Fiquei tão “despesperado” por encontrar um bom tema, que comprei um certo livro com mais de mil esboços bíblicos – só para descobrir que a maioria deles não parecia fazer muito sentido. Até hoje não consegui dar um fim muito proveitoso a tal livro; apesar de reconhecer alguns méritos do mesmo.


Lamento que naquela época eu não tenha tido acesso a orientações práticas sobre o assunto, mas sei que em todas as coisas Deus tem os seus propósitos para nós. Sem muito preparo, subi ao pulpito com um texto, um tema, e algumas divisões principais. Não foi uma experiencia ruim, mas também não posso dizer que o resultado foi lá dos melhores.

Talvez você esteja passando por um desafio semelhante, e eu gostaria de compartilhar com você alguns passos básicos para a formulação de uma mensagem bíblica, que poderá ser utilizada no pulpito, ou numa sala dominical. Não entraremos em detalhes e pormenores, todavia, pretendemos lhe passar uma visão geral, e prática, sobre o assunto.

Antes de tudo, creio que você já estará plenamente convencido de que uma vida espiritual saudável é extremante importante para aquele que se dedica a pregação do Evangelho. Spurgeon, o maior dos pregadores, declarou:
Caso alguém me pergunte: como posso escolher [para o sermão] o texto mais apropriado? Eu lhe responderia: Pedindo a Deus!
Harrington Evans, um grande mestre na matéria, também fazia questão de colocar como a primeira regra da homilética, aquela que diz: “Peça a Deus em oração!”.

Vida espiritual. Se você realmente deseja ser um servo bom e fiel, não se esqueça jamais deste requisito indispensável.

Agora que já comentamos sobre este ponto fundamental, e obvio, passaremos a listar alguns passos importantes na hora de preparar o seu sermão; ainda que ele seja o seu primeiro sermão.

I
ESCOLHA UM TEXTO

Para pregar você precisa de um texto. Isto é verdade para aqueles que desejam pregar a Bíblia. Recentemente vi um pregador falar quase uma hora sobre [supostamente] o tema “Missões”, sem que ele lesse qualquer versículo bíblico. Não estranhei o fato de ele falar tanto sobre vitória, ser “grande na terra dos viventes”, e “amarrar o inimigo”. Falou, falou, falou... pregar que é bom... nada! Não entre por este caminho!

Escolha um texto bíblico. Qual? Impossível dar uma receita sobre este ponto. Mas, no meu caso, procuro sempre manter um cronograma de estudos bíblicos pessoais; de modo que nunca preciso “escolher” um texto aleatoriamente, já que estou sempre com algum no coração. Penso que é uma boa política, e aconselho que você procure sempre fazer algo semelhante.

Existem alguns casos nos quais o texto é automático. Por exemplo, num congresso onde há um tema baseado em um versículo. Outro exemplo, num culto de Ceia, é normal que escolhamos textos que falem da expiação, da eleição, da redenção, da Paixão do Senhor, enfim. Em casos assim, inovar é algo arriscado, principalmente para o iniciante. Fique sempre com o mais simples. Pregadores extravagantes é o que não falta.

O importante aqui é: tenha em mãos um texto! Não se atreva, jamais!, a subir ao altar sem que tenhas no coração uma mensagem vinda de Deus, por meio das Escrituras. O pregador sempre deverá poder dizer: “Assim diz o Senhor!”. Se você tem menos que isso, não pregue!

A título de ilustração, vamos escolher I Timóteo 1.15;
Está é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
II
 COMPREENDA O TEXTO

O que este texto está dizendo? Qual o significado? Deveria ser evidente que para se poder pregar um texto bíblico, o pregador precisa compreender o que o autor inspirado estava dizendo. Infelizmente, nem sempre acontece assim. Há pregadores que simplesmente mutilam completamente o que o texto diz, criando uma teoria completamente alheia as Escrituras.

Sobre este perigo, leia o artigo “Eisegeses Famosas”, que publicamos recentemente aqui no Olhar Reformado.

O texto que escolhemos é de fácil compreensão. Poderiamos resumir o seu significado da seguinte forma: há uma boa noticia, que é verdadeira, e que deve ser aceita pelo pecador. E está notícia, boa e verdadeira, é que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, mesmo o pior deles!

III
ELABORE UM TEMA, COM BASE NO TEXTO


Uma vez que compreendemos o significado do texto, podemos conseguir elaborar vários temas a partir dele. No caso de I Timóteo 1.15, poderiamos abordar um tema mais “devocional”, e apropriado para um culto de Santa Ceia, por exemplo. Como também podemos mudar um pouco o foco, e elaborarmos um tema mais voltado para o evangelismo. Note, por gentileza, que não se trata de mudar o significado do texto (só existe um!), mas sim, focalizar o significado de acordo com o alvo que temos em mente.

Ficaremos com a segunda opção: evangelismo.
IV
ELABORE UMA TESE

“Tese” é o que tomaremos a liberdade de definir como “uma verdade a ser provada com as escrituras”. Em outras palavras, você compreendeu o assunto abordado no texto, e escolheu um tema que está ligado ao assunto do texto. Certamente você terá, então, encontrado uma, ou mais verdades que podem ser aprendidas a partir do texto que é alvo de seus estudos.

No caso do nosso texto, escolhemos defender a tese de que: “O evangelho é a melhor notícia que o pecador pode receber!”. Veja que aqui temos duas ligações: a primeira, com o assunto do texto em análise: como vimos, ele fala do valor da mensagem do Evangelho. A segunda, tem haver com o tema que escolhemos: evangelismo. Assim, dentro do assunto, resolvemos abordar uma questão voltada para o Evangelismo.

Poderiamos ter escolhido uma outra tese, mais devocional, como: “O Evangelho é a única razão de estarmos aqui!”. Uma tese assim, seria mais apropriada para um Culto de Santa Ceia, por exemplo. Neste caso, porém, nosso alvo-tema já não seria o evangelismo, mais a edificação espiritual da Igreja.

Perceba, portanto, como estes passos homiléticos tão simples, podem ser de grande ajuda para o pregador!


V
ELABORE UMA FRASE DE TRANSIÇÃO COM “PALAVRA-CHAVE”

Aqui temos uma dica muito interessante, e útil também. Quando você anunciar a sua tese perante a Congregação, na mente dos seus ouvintes haverá automaticamente uma pergunta, ainda que não seja conscientemente formulada: “porque?”, “como?”, “onde?”, e assim por diante.

Se você diz: “O Evangelho é a melhor notícia que o pecador pode receber!”; você também deverá apresentar as razões que provam que sua afirmação é biblicamente verdadeira. Não basta apenas afirmar algo, é preciso provar tal coisa, a luz da Palavra de Cristo.

Continuando com nosso exemplo, você dirá: “O Evangelho é melhor notícia que o pecador pode receber”. E, em seguida, devidamente preparado, acrescentará algo como;
Quero, com a Graça de Deus, lhes apresentar as razões pelas quais não existe, para o pecador, melhor notícia que o Evangelho. A primeira razão que desejo compartilhar com vocês, é que...

Por qual razão chamaos esta frase de “frase de transição”? O motivo é muito simples: ela liga a introdução do sermão, e a apresentação do tema-tese, ao restante do discurso. O pregador introduz o tema, e com esta frase prepara a Igreja para seguir o seu raciocinio, e chegar a mesma conclusão que ele chegou ao estudar o assunto. Por isso, denominamos a mesma de “frase de transição”.

Além disso, há um outro detalhe que devemos compreender: a frase de transição deve contar com uma “palavra-chave”. No exemplo acima, a nossa palavra-chave é “razões”. Entender isso é muito importante. Quando o pregador diz que vai falar sobre as “razoes” que provam a veracidade de sua tese, ele não poderá falar sobre causas, consequencias, efeitos, motivações, alegrias, erros, enfim. Toda a sua mensagem deverá girar em torno das “razões” que provam que sua tese está biblicamente correta. Isso dará UNIDADE ao discurso do pregador.

Outra vantagem importante do uso de palavras-chave, é o fato de que este recurso possibilita uma grande variação no pulpito. Por exemplo, observe o tema a seguir.
“Nada é impossível para o Deus que nós servimos!”

Imagine que alguém te desafie a pregar três mensagens, semana após semana, sem sair deste tema; porém, com o dever de não repetir a mesma pregação! Seria tal coisa possível? Provavelmente, a resposta é “sim” – desde que você compreenda, e faça uso correto das palavras-chave.

Vamos tentar ilustrar isso;
  • Primeiro Domigo

Tese: “Nada é impossível para o Deus que nós servimos!”

Frase de transição: “Hoje, quero mostrar as razões que nos levam a confiar plenamente no poder de Deus. Você pode acreditar no poder de Deus? Você pode acreditar que nada é impossível para o nosso Deus? Hoje, veremos que temos muitas razões para crermos exatamente assim!”.
  • Segundo Domingo
Por unidade, e variedade no púlpito!


Tese: “Nada é impossível para o Deus que nós servimos!”

Frase de transição: “Na mensagem de hoje, quero te convidar a conhecer alguns exemplos bíblicos que comprovam a nossa tese. Alguns provavelmente estão sendo assolados por dúvidas. Hoje, te convido a fazer uma viagem pelas páginas das Escrituras, atráves de milagres e incriveis desafios de fé; exemplos bíblicos que comprovaram que para o Deus que nós servimos, não existe nada impossível!”
  • Terceiro Domingo

Tese: “Nada é impossível para o Deus que nós servimos!”

Frase de transição: “Na primeira mensagem conhecemos as razões que nos permitem crer no poder de Deus. Depois, no domingo passado, conhecemos diversos exemplos bíblicos que edificaram a nossa fé no poder de Deus. No sermão desta noite, quero convidar você a descobrir os efeitos práticos que nossa fé no poder de Deus trarão para o nosso viver!”

Observe, nos exemplos acima, que a palavra-chave nem sempre é solitária, antes, é perfeitamente possível, e algumas vezes aconselhavel, que esteja acompanhada de outra – “efeitos práticos” é um bom exemplo. O mais importante é perceber como ela proporciona UNIDADE e também VARIEDADE para o ministério do pregador bíblico.
VI
ELABORE OS ARGUMENTOS PRINCIPAIS

Voltemos ao nosso exemplo principal;

Tese: “O Evangelho é melhor notícia que o pecador pode receber”.

E, então? Quais os seus argumentos?!!Frase de transição: “Quero, com a Graça de Deus, lhes apresentar as razões pelas quais não existe, para o pecador, melhor notícia que o Evangelho. A primeira razão que desejo compartilhar com vocês, é que...”.

É natural que tão logo você declare que apresentará “algumas razões”, os seus ouvintes automaticamente fiquem a espera de tais razões! Você aguçou a curiosidade deles, portanto, é bom que tenha, realmente, algumas razões para lhes apresentar, não é mesmo? He, he, he...

É aqui que entra aquilo que chamamos de Divisões Principais do sermão; que no exemplo acima, nada mais são que as tais ‘razões’, que provam a veracidade de sua tese. Observe como eu construiria o esboço pretendido;

Tese: “O Evangelho é melhor notícia que o pecador pode receber”.

Frase de transição: “Quero, com a Graça de Deus, lhes apresentar as razões pelas quais não existe, para o pecador, melhor notícia que o Evangelho.

I – A primeira razão, é que o Evangelho é uma “palavra fiel”, conforme diz Paulo no nosso versículo. A partir daqui, temos a primeira divisão principal do sermão. Nela, o pregador poderá, por exemplo, demonstar os motivos pelos quais a Palavra de Deus é “fiel”. Como? Por meio de ilustrações, exegese, exemplificações, enfim!

II – A segunda razão, é que o Evangelho é uma mensagem sobre “Graça”. Paulo diz que “Jesus veio ao mundo para salvar”. A partir daqui, temos a segunda divisão principal do sermão. Nela, o pregador, poderá, por exemplo, demonstrar que a religião cristão é diferente de qualquer outra: ela fala de Deus um Deus que salva o pecador, livre e soberanamente.

III – A terceira razão é que o Evangelho é uma mensagem sobre “Graça Infinita”. Paulo diz: “Veio ao mundo salvar pecadores, dos quais, sou o principal”. A partir daqui, temos a terceira divisão principal do sermão. Nela, o pregador, poderá usar o próximo exemplod a vida pregressa de Paulo, para demonstrar que Deus salva até mesmo aquele que se considera o pior dos pecadores. Não há limites que impeçam Deus de alcançar eficazmente qualquer de seus eleitos – nem mesmo o mais terrivel pecado!

Se você precisa de um sermão, por mais inesperiente que seja no pulpito, estamos convencidos de que conheçendo tais noções sobre a arte da homilética, você, com a Graça de Deus, poderá apresentar-se perante Deus, e Sua Igreja, com uma mensagem bíblica, simples, clara e eficiente.

Minha oração é que estes apontamentos possam ser de utilidade para você, querido companheiro de Seara!

Caso deseje, utilize este espaço para tirar suas dúvidas, compartilhar conhecimentos, fazer sugestões, ou apenas para fazer um bloguei feliz com o seu carinhoso, e sempre bem-vindo, "olá"!

Paz e bem!

34 comentários :

  1. Muito bom irmão , ja preguei uma vez em púlpito há uns 2 anos , dai não dei enfase , agora estou sentindo uma chama pra pregar novamente , e seu estudo foi muito edificante.

    A paz do nosso Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,

    Não sou o que se pode chamar de pregador. Prefiro ministrar estudos e aulas em EBDs e cursos. Mas aprecio uma boa pregação e facilmente me irrito ou me distraio com o que percebo não ser uma pregação.

    Os passos que você indicou, são muito úteis. Não apenas para pregadores iniciantes na arte, mas também para outros, e há muitos, que embora "preguem" a muito tempo, precisam "iniciar" no ofício da pregação bíblica.

    Eu não me empolgo muito com a desenvoltura do pregador. Claro que aprecio um bom orador, mas o essecial é que a pessoa leia um texto e exponha o texto com fidelidade. Até já vi pregações em que a pessoa segiu o método "ler-explicar" verso após verso que foi muito melhor um sermão bem elaborado "sobre" alguma coisa.

    Agora, que dá gosto ver alguém subir no púlpito e ler um texto bíblico com clareza, anunciar o tema, desenvolver o tema, fazer aplicações e conclusões de maneira fiel ao sentido do texto e de encontro à necessidade da igreja, isso dá! Pena que isso seja uma raridade, no competitivo meio dos pregadores.

    Parabéns pelo texto, é mais um daqueles que são bem escritos e úteis.

    Em Cristo

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Um sermão é como uma criança no útero da mãe, e da mesma que a criança amadurece até vir ao mundo, o sermão deve amadurecer na mente e no coração do pregador até o momento de ser pregado.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre, excelentes auxilios para os que ministram a Palavra de Deus! Que Deus continue a abençoa-lo!

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,
    parabéns pelo texto, assumi recentemente um desafio: ministrar nos cultos de ensino da Ass. Deus mas percebi que os irmãos nao estavam freguentando os mesmos, pois diziam que sempre era pregado as mesmas coisas, conforme li em um artigo que "eram sermãos preparados nas coxas do obreiro no pulpito",a minha ultima pregação foi sobre a igreja de Esmirna a igreja dos mártires , fiz uma pesquisa profunda sobre o texto e foi miuto compensador principalmente para mim conhecer realmente oque diz o texto, a situação daqueles irmãos, mas percebi que as pessoas nao se interessam muito pois ja se acostumaram as mensagens adocicadas e sem conteudo, lamentavel. se poder de uma assistida nesse video ele fala tudo!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=J34BKJet43Q&feature=player_embedded

    graça e paz!

    ResponderExcluir
  6. Paz Gilson,

    Pregar a Palavra, muitas vezes é desanimador no inicio, mas no fim a recompensa é muito grande.

    É muito fácil ir ao púlpito e em meio a gritos soltar frases de efeitos, mas é fogo estranho. Se numa congregação, existirem dois ou três que estejam sendo edificados vale mais que a pena pregar o "assim diz o Senhor".

    Fica na Paz.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com o Ednaldo! As vezes, é decepcionante pregar, e ter a impressão de que as pessoas esperavam alguém "mais fogoso". Mas, como disse o professor Ednaldo, importa mais que duas ou três pessoas sejam edificadas, do que vender ilusões a um centena delas. Para escapar da sedução da religião que chamo de 'utilitarista', é preciso que o pregador (bem como todo obreiro), tenha uma teologia pessoal sobre a pregação (e sobre o Minstério) muito bem definida. Façamos disso a nossa prioridade.

    ResponderExcluir
  8. Gilson, meu querido. Muito bom a sua indicação de video. Tomarei a liberdade de indica-lo a todos os leitores do Olhar Reformado, ok?

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso.........! muito bom Marcelo

    ResponderExcluir
  10. cara eu num to entendendo nds do q vc falo !!!! isso ai é judeu uke q é ? eu num li nds q tá akii nesse site =/ é muita coisa =/

    ResponderExcluir
  11. Não leu nada? Hummm... é por isso que não entendeu!! Faz parte da vida!

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  12. Parabens marcelo pela maravilosa aula. Apredí muito.
    Obrigada e continue nos instruindo.
    Que Deus o abençõe e muito.

    ResponderExcluir
  13. Os votos são recipocros, irmã Lucia. Continue nos prestigiando com suas visitas e participações.

    Que Deus a abençõe, em Cristo.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  14. Amado irmão, Marcelo

    Louvo a Deus por tua vida, passei a conhecer recentemente o "Olhar Reformado" e estou abençoado por todas as mensagens, estudos e esboços apresentados.
    O aprendizado será de grande ajuda no meu blog (ainda com pouco tempo de existência), pois amplia o meu conhecimento "em falar no púlpito" como tambem "em expor as minhas mensagens".
    A doce paz de Jesus, Nosso Rei e Senhor.

    ResponderExcluir
  15. é a primeira vez que irei pregar, e justamente o que temo foi o que voce disse, a pregação tem que ser bem elaborada o pregador deve estar cheio do espírito santo para que a mensangem possa edificar,e realmente entrar no coração das pessoa.Acredito se voce escolhe um tema, e a divide com ensinamento comprovado na biblia, eu creio o ouvinte não terá como ficar esperço.Fique na paz e ore por mim minha 1ª pregação será 21/9/2010.Será uma prova pois estou no 2º ano de Seminarista.Responda por imail.

    ResponderExcluir
  16. Agradeço a Deus por sua vida pois me mostrou o caminho que devo seguir no papel e não confundir as idéias, é muito bem organizado esse modo de expor a mensagem. Sei que Deus fará o restante na ora em que eu for abri minha boca. É meu primeiro pulpito!

    ResponderExcluir
  17. Não só no papel, pois mostra a importância de buscar de Deus e estar com a vida espiritual fortalecida em Yeshua.

    ResponderExcluir
  18. pq Deus me trouxe a revelação duke vai acontece em minha vida?Deus atravez de um pregador me trouxe a revelação de td que ia acontece em minha vida inclusive de trez acidentes de tranzito e me libertou das drogas e de varios vicios!mais mesmo assim continuo sem entender nd a quatro anos.

    ResponderExcluir
  19. Que Deus o abençoe, Rev.! Contudo, o link que o Sr. disponibilizou sobre eixegeses particulares não está mais disponível para ser acessado. Fiquei curioso quanto ao mesmo. Fique sabendo, amado irmão, que este blog tem me edificado bastante e, além disso, contribuiu para eu abandonar meu preconceito em relação às igrejas anglicanas. Grande abraço de seu irmão em Cristo. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Thiago, obrigado por sua participação. Estarei dando uma olhada no link para ver o que aconteceu.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  21. anomimo; se uma um obreiro que esta eniciando no ministerio de pregar,prepara uma pregaçao ,faz um esboço,sabe todo a historia do texto e começa a pregar,faz uma introduçao e ai derrepente ele fica nervose e acha que nao vai conseguir chegar ate o fim da pregaçao ai derrepente ele fala para o pulpito ,nao vou conseguir pregar hoje e passa o microfone para o pastor, o que ele deve fazer para retornar ao pulpito?

    ResponderExcluir
  22. PAZ QUERIDO, ESTUDANDO SEU TÓPICO FICO FELIZ DE DIZER QUE É ALGO SIMPLES E FUNCIONAL PARA AQUELES QUE ESTÃO INICIANDO NA PREGAÇÃO OU ATÉ MESMO QUE JA PREGUEM A ALGUM TEMPO. ESSE METODO NOS AJUDA A SER FIEL A ESCRITURA E PASSAR EXATAMENTE O QUE DEUS QUER DIZER AO SEU POVO SEGUNDO A NECESSIDADE REVELADA. POR OUTRO LADO FICO TRISTE QUE MUITOS PREGADORES USAM O PULPITO PARA SE PROMOVER, OU SE MOSTRAR MELHOR QUE OS OUTROS, NA IGREJA QUE CONGREGO O POVO ESTA ACOSTUMADO COM PREGAÇÕES ONDE SE HA GRITOS, E A MAIORIA DAS PREGAÇÕES TEM UM TEXTO SEM CONTEXTO OU SEJA NÃO SE EXPLANA A PALAVRA DE DEUS, E QUANDO HA UMA MENSAGEM COM A EXPLANAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS SINTO QUE A IGREJA NÃO VALORIZA A MENSAGEM. AGRADEÇO AO IRMÃO PELO TOPICO, ME ESCLARECEU MUITO O PREPARO DE UM SERMÃO, E QUE POSSAMOS CONTINUAR FIEL A PALAVRA E A VONTADE DE DEUS. DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir

  23. Queridos, fiquei muito satisfeito e agrdecido, pela clareza de entendeimento pela qual, passou essa reforma de preparar uma pregação do evangelho de Jesus preciso conhecer um bom seminario.

    A paz do
    senhor

    ResponderExcluir
  24. Queridos, fiquei muito satisfeito e agrdecido, pela clareza de entendeimento pela qual, passou essa reforma de preparar uma pregação do evangelho de Jesus

    ResponderExcluir

  25. Queridos, fiquei muito satisfeito e agrdecido, pela clareza de entendeimento pela qual, passou essa reforma de preparar uma pregação do evangelho de Jesus preciso conhecer um bom seminario.

    A paz do
    senhor

    ResponderExcluir
  26. segundo a leitura feita deste topico,gostaria de saber:a diferença de sermão tematico,de topicos,e evangelistico.
    por favor
    obrigado

    Manuel

    ResponderExcluir
  27. acabei de ler sua postagem.com base nela gostaria de saber a diferença entre sermão tematico,expositivo,e de topicos.
    obrigado.
    Manuel

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho 18 anos sou da Ad Belém , sou diácono e eu vou fazer a minha primeira pregação a pedido de minha tia em um c ulto de ação de graças na casa de uma outra tia para a minha familia, esse artigo me foi mt útil, e vou preparar o meu sermão mediante a essas dicas, que Deus Seja comigo. E vou colocar aqui como foi ;)

    GLÓRIAS A DEUS.

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho 18 anos sou da Ad Belém , sou diácono e eu vou fazer a minha primeira pregação a pedido de minha tia em um c ulto de ação de graças na casa de uma outra tia para a minha familia, esse artigo me foi mt útil, e vou preparar o meu sermão mediante a essas dicas, que Deus Seja comigo. E vou colocar aqui como foi ;)

    GLÓRIAS A DEUS.

    ResponderExcluir
  30. Tenho 18 anos, sou diácono da Ad Belém igreja mãe. Fui convidado por uma tia minha a pregar em uma tarde de louvor / culto em ação de graças por uma benção alcançada a minha familia toda estara presente vai ser a primeira vez que eu vou pregar e as suas dicas me foram muito uteis, e segurei elas e o Espirito Santo ira me guira por completo.

    PS : posto aqui como foi ;)

    Fiquem na Paz e Glórias a Deus.

    ResponderExcluir
  31. A paz, irmão! Foi muito proveitoso as dicas de como desenvolver um tema. Sou professor de Escola Dominical, da Igreja do Nazareno, em Curitiba, e às vezes me convidam a fazer pregações; Tenho recusado, exatamente com receio de não pregar a Palavra, integralmente! Zelo muito a minha condição de cristão de levar apenas a verdade contida no contexto bíblico.
    Muito obrigado pelo auxílio.
    Fica na paz do Senhor e que continue te dando sabedoria!

    ResponderExcluir
  32. a paz do senhor ,querido irmao! eu aprendir muito com vc jesus continue sempre abençoando vc.

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.