Cristo; Perfeito Interprete da Lei (Insights em Calvino)



Cristo; Perfeito Interprete da Lei



Agora é olharreformado.com

 João Calvino

Ao dizermos que este é o sentido da Lei, não inventamos uma nova exposição segundo nosso capricho, mas seguimos a Cristo, perfeito interprete da Lei. Pois, havendo os fariseus semeado entre o povo a perversa opinião de que todo aquele que não transgredia exteriormente a Lei, esse tal a cumpria e guardava, Ele refuta este erro pernicioso, e afirma que olhar maliciosamente uma mulher é fornicação (Mateus 5.28); e que todo aquele que tem ódio por seu irmáo é homicida (Mateus 5.11,22,44). Porque Ele faz réus de juízo aqueles que houverem concebido ódio, ainda que em seu coração; faz réus entregues ao tribunal os que com murmurações deram alguma mostra de rancor; faz réus do fogo do inferno aos que com injurias ou afrontas houvessem abertamente manifestado seu mal intento.


Aqueles que náo compreendem isto imaginam que Cristo era um segundo Moisés, que promulgava uma "Lei evangélica" para suprimir os defeitos da "Lei mosaica". E daqui nasceu a tão difundida idéia da perfeição da Lei evangélica, como muito mais vantajosa que a antiga; doutrina que é grandemente prejudicial. Pois claramente se verá através do próprio Moises, quando expusermos resumidamente os Mandamentos, quão grande injúria se faz contra a Lei de Deus ao se afirmar tal coisa. E igualmente se conclui de tal opinião que a santidade dos pais do Antigo Testamento não pode ser muito diferenciada da hipocrisia. E, por fim, isto seria nos apartarmos daquela verdadeira e eterna regra de justiça.

É coisa muito fácil refutar este erro. Pensaram, os que admitiram a opinião que Cristo acrescentava algo a Lei, no entanto, o que fez foi somente a restituir à sua perfeição, purificando-a das mentiras com as quais os fariseus a haviam escurecido e manchado.

INSTITUICION DE LA RELIGIÓN CRISTIANA; Juan Calvino; Felire.

Tradução livre: Marcelo Lemos, blog "Olhar Reformado".

Série Insights em Calvino

Um comentário :

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.