Os Mortos Interferem no Mundo dos Vivos? (Santo Agostinho)

Os Mortos Interferem

no Mundo dos Vivos?




St. Agostinho

Entenda como quiser isto que vou falar agora: se acaso os mortos intervissem nos problemas dos vivos, aparecendo-nos e falando-nos durante o sono, a minha piedosa mãe (para não falar de outras pessoas) não me abandonaria uma noite sequer, pois ela sempre me seguiu por terra e mar, sempre partilhou comigo a sua vida. Para mim é difícil crer que uma vida mais feliz a tornou indiferente para comigo, a ponto de não mais me consolar nas tristezas, justo eu que fui seu grande amor e a quem ela jamais quis ver triste!

Certamente as palavras do Salmo são verdadeiras: "Meu pai e minha mãe me abandonaram, mas o Senhor me acolheu"35.


Ora, se os nossos pais nos abandonaram, como podem eles se interessarem por nossos problemas? E se ficam indiferentes, que outros mortos poderiam se inquietar pelo que fazemos ou sofremos? Assim declara o profeta Isaías: "Porque tu é que és o nosso Pai. Abraão não nos conheceu, nem Israel soube de nós"36.

Se os grandes patriarcas desconheceram o destino do povo do qual eram a fonte e cuja raça saiu como fruto de sua fé em Deus, como seria possível aos mortos intervir, para conhecer e proteger nos negócios e empreendimentos dos vivos? E como poderíamos declarar bem-aventurados os santos que morreram antes das nossas infelicidades se eles continuassem sensíveis às desolações da vida humana? Acaso não estaríamos enganados se disséssemos que eles se encontram em um lugar de absoluta tranquilidade se porventura eles se inquietassem com a atormentada existência dos vivos? O que significaria, então, esta promessa feita por Deus em benefício do piedoso rei Josias, de que ele morreria antes dos males que estavam para se abater sobre sua nação e seu povo, para que não sentisse tristeza de ver tal tragédia? Eis a Palavra de Deus: "Direis ao rei de Judá que vos enviou a consultar o Senhor: 'Eis o que diz o Senhor Deus de Israel: como ouviste as palavras do livros e o teu coração se atemorizou a ponto de te humilhares diante do Senhor, após ouvir as palavras contra esta terra e seus habitantes, que virão a ser objeto de espanto e reprovação, e também por rasgardes as vestes e chorardes diante de Mim, eu te escutei - diz o Senhor - e por isso te farei descansar com teus pais e sereis sepultado em paz, para que teus olhos não vejam o mal que farei cair sobre esta terra"37.

Aterrorizado por essas ameaças de Deus, Josias chorou e rasgou suas vestes, mas a certeza de que sua morte precederia as desgraças que estavam por vir, bem como a certeza de que fora chamado a gozar a paz no repouso, sem ter que ver aqueles males, devolveram-lhe a serenidade da alma.

Portanto, as almas dos mortos encontram-se em um lugar onde não podem ver o que se passa ou acontece aos homens da terra. E como poderiam partilhar das misérias dos vivos se estão a suportar as próprias penas, caso as tenham merecido, ou estão em paz repousando, como foi prometido a Josias? Aí não sofrem nem por si, nem por outros, pois se livraram de todas as penas por suportarem a dor pessoal e a compaixão por outrem quando viviam sobre a terra.

-----------------------

35cf. Sl 26,10.
36cf. Is 63,16.
37cf. 2Rs 22,18-20.

6 comentários :

  1. O triste é que os vivos interferem no mundo dos mortos, haja vista a quantidade de pensões recebidas por vivos junto ao INSS, entre outros milhares de males praticados por esses "vivaldinos".

    ResponderExcluir
  2. Me tira uma duvida:
    Na primeira carta de João capítulo 4:
    "1 AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus"
    Se não fosse possivel se "comunicar" ou "provar" os espiritos, porque João falaria isso? Não seria sensato ele combater essa doutrina, ou invés de dizer "provai"?
    .
    e quando Jesus afastava Demonios?
    "Demônio" vem do Grego "daimon" e designa Espírito. Por isso, quando Jesus expulsava "demônios", estava simplesmente a afastar maus Espíritos
    .
    Novamente aí um tipo de "conexão" com o mundo dos mortos, na Biblia, Como enxergar isso??

    ResponderExcluir
  3. Olá Vinnie, paz e bem.

    Quanto ao texto de S. João, observe o contexto da passagem e veja que ele não está falando da comunicação com "mortos", mas sim da comunicação com os "vivos". Não existe absolutamente nada no texto que dê margem para supor que ele tinha a comunicação com os mortos em mente; tal suposição simplesmente adultera completamente o que ele esta dizendo. O alerta de S. Pedro é sobre o dar ouvidos a "falsos profetas", ou seja, aos falsos mestres e ensinadores da religião. Os falsos profetas, segundo as Escrituras, agem sob inspiração do Maligno, de modo que dar ouvidos a eles equivale a dar ouvidos a demônios.

    Quanto a sua segunda afirmação de que os "demonios" nada mais seja que espíritos maus desencarnados digo apenas o seguinte: você está pegando um dogma kardecista e o impondo sobre as Escrituras; tal metodologia permite ao leitor provar qualquer coisa, concorda? O mais correto seria pesquisar o que a Bíblia mesma tem a dizer sobre a natureza dos "demônios". Estou convencido de que se isto for feito você descobrirá que os dogmas kardecistas passaram bem longe do pensamento dos cristãos primitivos.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Como acreditar que não há interferência quando sabemos que os anjos da guarda são enviados por dEUS PARA PROTEGER-NOS? qUAL A DIFERENÇA DO ANJO QUE DEU A NOTÍCIA Á JOSE SOBRE O MESSIAS? qUAL A DIFERENÇA ENTRE ELE E NÓS? SERÁ QUE SERIA UMA UNICA OPORTUNIDADE DE TER-SE UM CONTATO? TALVEZ AS PALAVRAS QUE DEUS NOS AMA IGUALMENTE SEJA AFASTADA PELA PRESENÇA DE UM ANJO NA VIDA DE JOSÉ E DE OUTROS POUCOS DA BIBLIÁ E O ESQUECIMENTO DESSA NOSSA GERAÇÃO?
    AS DÚVIDAS SÃO MUITAS, MAS A COLOCAÇÃO INTRANSIGENTE BASEADOS EM FATOS E SUPOSIÇÕES É DESPREZAR O RACIOCÍNIO BASILAR DE QUALQUER CRISTÃO MAIS AFEITO AO ESTUDO. COMPARAR NUNCA FOI A FÓRULA CERTA NAS ESCRITURAS SAGRADAS POIS O SUBJETIVISMO DO INTERLOCUTOR VIOLA E MACULA A CORRETA APLICAÇÃO DOS ENSINAMENTOS TEOLÓGICOS.

    dECIDIR E IMPOR UM CAMINHO DE RACIOCÍNIO NÃO É UMA ASSERTIVA CORRETA E FORA DE QUESTIONAMENTO E CONFRONTAÇÕES. A QUEM FOI DADA A VERDADE SUPREMA OU COMO SE CHEGA AO ENTENDIMENTO DEFINITIVO. CABERIA MAIS A PREMISSA QUE EXISTEM MAIS COISAS ENTRE OS CÉUS E A TERRA DO QUE CONHECE A NOSSA VÃ FILOSOFIA.

    QUESTIONAR LEVA AO CETICISMO COMPLETO, POIS ESTA ESCRITO QUE PEDÍ E DAR-SE-VOS-Á, MAS NEM SEMPRE É ASSIM, OU VOCE NUNCA PEDIU E LHE FOI NEGADO O PEDIDO? dIGAM OS CÉLEBRES PENSADORES.

    ResponderExcluir
  5. Renato; respeito sua opinião, claro, mas vejo que você a baseia em falsas premisas. Vou apontar duas, para ser breve:

    a) Você supõe que se existem anjos que nos assistem, então, não se pode acreditar que os mortos nos auxiliem também. Não existe qualquer lógica neste argumento, pois anjos não são gente morta, são anjos (eis a diferença entre eles e nós). A Bíblia ensina que os anjos nos assistem, mas diz que os mortos assim não o podem fazer.

    b) Você baseia sua objeção, ou vontade de crer no contrário, alegando que ninguém poderia saber a verdade absoluta. Aqui também há um erro, pois como cristãos sabemos que Deus revelou tudo o que devemos saber sobre a fé em Sua Palavra. Ainda que a Tradição tenha valor para nós, ela sempre deve andar em comunhão com as Escrituras, ou então, que seja rejeitada. Cristo, o Logos, é a Verdade Suprema.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  6. AGRADEÇO O ESCLARECIMENTO PORÉM SOBRE A VERDADE ABSOLUTA NÃO O DIGO PELO QUE NOS DEIXOU O DEUS ALTÍSSIMO SUPREMO E CRIADOR DE TODAS AS COISAS, MAS NA INTERPRETAÇÃO HUMANA DO SEU LEGADO.
    NÓS, ENQUANTO HUMANOS, ESTAMOS PRESOS À MATÉRIA E COM ELA DIFICILMENTE PODEREMOS ESTENDER O ESCLARECIMENTO COM A CLAREZA QUE DEUS NOS ENSINA.
    AINDA QUE TENHAMOS A CONVICÇÃO, ESTA PODE SER QUESTIONADA E COMPROMETIDA PELA FALHA DE NOSSA DIFERENÇA (APESAR DE SERMOS A SEMELHANÇA DE DEUS), MAS O NOSSO CONHECIMENTO É LIMITADO, LOGO A INTERPRETAÇÃO DOS ESTUDOS QUE NOS FORAM DEIXADOS POR PARÁBOLAS E ESCRITAS SECULARES (MAS DE FORMA COBERTA COM O VÉU DO RACIOCÍNIO) NOS LEVA A RETIRAR VISÕES DIFERENCIADAS E DESTORCIDAS (PRINCIPALMENTE HOJE COM AS IDÉIAS DE CONDUTORES DE REBANHOS FINANCEIROS) DO VERDADEIRO CAMINHO DA ETERNIDADE.

    cOMOGOSTARIA DE DEIXAR BEM CLARO, ACREDITO EM DEUS POR CONVICÇÃO PESSOAL E RESPEITO AS DIFERENÇAS D ENTENDIMENTO, POIS ESTE É A VERDADE DOS CAMINHOS DE DEUS E DA SALVAÇÃO, ACREDITAR POR CONVICÇÃO E NÃO POR PROVAS IRREFUTÁVEIS DE SUA EXISTÊNCIA.

    COMO LÍ NO LIVRO PAPA NEGRO, A FÉ É UM PULO NO ESCURTO E COM A CERTEZA QUE ESTARÃO MÃOS A NOS SEGURAR ANTES DO FIM.

    DEUS O ABENÇOE, MAS AINDA ENTENDO QUE POSSAMESTAR À NOSSA VOLTA, MAS NÃO COM CONTATOS OU INTERFERÊNCIA NEM DELES PARA CONOSCO NEM DE NÓS PARA COM ELES.

    AS MANIFESTAÇÕES PREFIRO ENTENDER QUE SEJAM APENAS MANIFESTAÇÕES SUBJETIVAS E NÃO DE PESSOAS QUERIDAS QUE ESTEJAM A SE MANIFESTAR ATRAVÉS DE VIVOS.

    QUE O SOL DO ORIENTE POSSA CLAREAR A TODOS NÓS COM O CONHECIMENTO E TOLERÂNCIA (AGRADEÇO A QUE ME TEM SIDO DISPENSADA)

    DEUS OS ABENÇOE.

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.