As sutilezas do discurso pseudopentecostal

As sutilezas do

discurso pseudopentecostal



Por Gutierres Siqueira

Uma análise atenta dos discursos de alguns pregadores dentro do pentecostalismo, ou melhor, do pseudopentecostalismo contemporâneo, mostra um quadro preocupante. Algumas técnicas usadas nas preleções são distantes do cristianismo historio que adoecem o entendimento correto da kerigma. Vejamos algumas dessas técnicas:

- Entonação emotiva na voz

Esse aspecto é largamente usado. Tais pregadores querem conquistar suas platéias pelo despertar das emoções em detrimento da razão. Não existe nada de errado no exercício da emoção durante um culto, mas o uso excessivo desse aspecto humano esconde muitas irracionalidades propagadas por meio dos microfones.

Para uma boa comunicação é necessário voz melosa e emotiva, ou gritos estridentes? É claro que não. O que é essencial para a comunicação, certamente está na clareza, simplicidade, profundidade e transparência do discurso.


- Uso de propagandas populistas

Muitas vezes dá até nojo ouvir alguns programas evangélicos nas rádios paulistanas. A propaganda em cima “do grande homem de Deus” chega ao ridículo da bajulação barata e idólatra. Algumas expressões são comuns, tais como “apóstolo da fé”, “o homem que Deus ouve suas orações”, “ o grande missionário”, “o maior pregador de cura desse país” , “o pregador das multidões”, “o profeta que Deus atende” etc. Certamente são propagandas de si mesmo, sendo uma total autopromoção.

- Maniqueísmo

Sempre esses pregadores dividem o mundo entre o Bem e o Mal. Eles, como agentes do Bem estão prontos para enfrentar o Mal em qualquer situação, como macumbas, maldições, feitiçarias e se colocam como “libertadores” desses males. Nada mais longe das Escrituras, já que não existe em toda a Bíblia uma batalha equivalente em forças entre Deus e o diabo.

- O uso excessivo de clichês e palavras de ordem

Como parte de um apelo populesco e emotivo, os pregadores usam e abusas de palavras de ordem e clichês. Imagine o tempo desperdiçado com tais coisas, enquanto a exposição das Escrituras fica em quinto ou sexto plano.

É necessário rever essas questões. Pentecostalismo não pode ser confundido com esse discurso tão distante das Escrituras, com uma metodologia no mínimo duvidosa.

Fonte: Pentecostalismo

LINKS RELACIONADOS:

3 comentários :

  1. Concordo em tudo!!!!Esses dias veio um desses no templo onde congrego, depois da palavra q ele ministrou, tinha um verdadeiro banquete p/ ele e a culpula, em quanto do outro lado pessoas q ñ tem nem oq comer em casa, tinham q pagar p/ comer, vi crianças s/ condições de comprar o lanche, e quando as encaminhei p/ comerem algo no "santissimo"havia uma pessoa q barrava todos q iam até lá, pois segundo ele, lá eram só p/ os pastores, fiquei horrorisado, tentei passar e tb fui barrado, ai depois q o clero se alimentou, liberaran p/ os sem terno entrarem no " santissimo"isso é ridiculo!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Vcs q fazem parte dessa massa e passam nos projetos do futuro,é duro tanto q caminhar e dar muito mais do q receber

    ResponderExcluir
  2. Voce fica horroriado com isso, deveria somar a este sentimento a revolta pelos "cantores gospel de plantão" que cantam mediante uma quantia paga pela obra, geralmente muitos mil reais para duas horas de "pregçao musical". Voce acredita que realmente alguém pregue ou cante somente pelo prazer de estar pregano ou cantando? Não ataco ninguém nem generalizo, mas nenhuma iogreja poderia praticar o sectarismo, ainda mais com os que a financiam, mas é impossível dissociar a falta de fiscalização moral para com muitas agremiações que trabalham o nome de Deus vendendo os milagres e cobrano pela presnça. Sinto muito, mas esta postura tem se alastrado amplamente não só na tv, mas nos rádios e até nas pequenas obras que vemos pelos bairros mais humildes. Seiu que precisam pagar as contas, mas: a que preço fazem isso? de quantos e como fazem isso?
    Dias melhores virão, mas a coisa trende a ficar mais difícil com a chamada e necessária liberdade de culto. É o preço da liberdade e democracia plena aonde a razão deveria estar presnte para a seleção natural entre religião e comércio.

    Que Deus esteja convosco e com todos os demais.

    ResponderExcluir
  3. Chega a ser irritante esses pregadores...

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.