Devem Crentes Fazer o Teste do Velo de Lã?

Devem Crentes Fazer o

Teste do Velo de Lã?



Título original: "SHOULD WE USE FLEECES TODAY?"
“36 E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, COMO DISSESTE, 37 Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. 38 E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água. 39 E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. 40 E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho.” (Jz 6:36-40 ACF)
Deus ordenou Gideão "livrar a Israel das mãos dos midianitas" (Juízes 6:14). Quando Gideão duvidou deste chamado divino, ele pediu a Deus dois sinais de confirmação. No primeiro, Gideão pediu a Deus para fazer umedecer um seco velo de lã enquanto a terra em redor ficasse seca. No segundo, Gideão pediu que o velo de lã permanecesse seco enquanto a terra em redor se tornasse molhada.
Enquanto Deus graciosamente respondeu o "teste do velo de lã" a Gideão, há razões para crer que é hoje perigoso seguir-se este padrão para se determinar qual é a vontade de Deus
1. Este é o único lugar na Bíblia que nós lemos sobre "lançando um teste do velo de lã” para testar a vontade de Deus, e isto ocorre no livro de Juízes, no meio da apostasia e fraqueza e confusão espiritual [reinando em Israel]. Muitas coisas estranhas são registradas em Juízes, mas isto não significa que nós devemos seguir todas elas. Considere, por exemplo, o voto louco de Jafté (Juízes 11:30-31).

2. Deus já tinha falado francamente para Gideão (Juízes 6:14), e ele devia ter procedido pela fé. É da vontade de Deus que nós vivamos pela fé em Sua Palavra, e não por sinais.
“Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;” (Mt 12:39 ACF)
"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (Jo 20:29 ACF)
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11:1 ACF)
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6 ACF)
3. Deus não tem prometido responder ao "teste do velo de lã", e o diabo pode imitá-los.
Deus respondeu ao velo de Gideão, mas a Bíblia em nenhuma parte promete que Deus responderá outros "testes de velo de lã", feitos por qualquer pessoa.

Antes de eu ser salvo eu lancei alguns velos [diante de Deus], mas as respostas podem, na melhor das hipóteses, ser descritas como confusas [duvidáveis, ou indefinidas, ou conflitantes com a Bíblia, etc.]. Por exemplo, no final do verão de 1973, eu estava dirigindo o meu automóvel com o homem crente que me conduziu para Cristo alguns dias depois. Eu tinha estudado Ciência Cristã, Hinduísmo e outras religiões, e não sabia em que acreditar, na Bíblia ou em alguma outra coisa mais. Assim, enquanto eu estava dirigindo meu automóvel, eu orei: "Deus, eu estou confuso, por isso eu solicito a sua ajuda. Se a Bíblia é verdadeira, deixe um passarinho estar lá no segundo poste de telefone após nós passarmos pela próxima curva na estrada, e se a Bíblia não é verdadeira não deixe um passarinho estar lá." Bem, nenhum pássaro estava lá, mas isto não provou que que a Bíblia é falso [só provou que eu era um tolo tentando testar Deus ao invés de aceitar o que Sua palavra claramente diz milhares de vezes].

Considere o caso de Pierre Teilhard de Chardin. Ele foi um padre católico romano que rejeitou a criação, a queda, o Deus da Bíblia e o Jesus da Bíblia. Ele desenvolveu a teoria da "Evolução Teística", na qual o ser humano está evoluindo rumo à perfeição em um "cristo" cósmico. Mas poucos dias antes da sua morte em 1955, ele orou: "Se em minha vida eu não tenho estado errado, eu rogo a Deus que me permita morrer em um Domingo de Páscoa" ("Pierre Teilhard", Wikipedia). Bastante seguro, ele morreu no dia 10 de abril, que era um domingo de Páscoa. O que isto prova? Nada, absolutamente nada!

Testes do velo de lã são inseguros, mas a Palavra de Deus é firme e segura! (2Pe 1:19-21; João 20:29-31).
“19 ¶ E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2Pe 1:19-21 ACF)
“29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. 30 Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (Jo 20:29-31 ACF)
Autor: David Cloud

Tradutora: Valdenira N.M. Silva, 2008.

6 comentários :

  1. Sou de Porto Alegre
    Parabéns pelo blog.
    Sempre quando eu posso eu volto aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fagner, obrigado.

    Paz

    ResponderExcluir
  3. Paz,
    Eu tbém tenho estado aqui neste blog rs.
    Sou de São Luís- MA e ultimamente tenho andando um tanto qto curiosa e as vezes confusa qto ao Real proceder cristão (inclusive o meu) ....
    Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  4. comentarios bastante superficiais, com interpretações tendenciosas, embora bem fundamentadas. O dia de morte de Chardin, tivesse acontecido com um Pastor, seria interpretado como sinal divino. Pedir sinais pode ser manifestação de fé imatura, mas que há fé! Não precisa ser encarado como dúvida da ação de Deus na sua vida. Deus sabe disso, pois criou o homem sensível, e se manifesta diuturnamente em sinais na vida. Basta saber ler os sinais, não necessitando provar nada!

    ResponderExcluir
  5. Meu querido, este aqui é um blog Reformado; talvez sua critica caísse bem num blog dedicado, por exemplo, ao Marco Feliciano.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Graças, glória e honra sejam dadas a Deus por esta palavra, que penetrou em meu coração como uma espada de dois fios. Infelizmente testei o Senhor, e eu agradeço a Ele por não ter respondido. Sinceramente eu não sabia que fazer isso era errado, mas depois que soube eu vi que Deus realmente me respondeu, não respondendo. Agora sei que o Senhor ouve nossa orações se clamarmos a Ele, e Ele é fiel e justo para cumprir aquilo que prometeu.
    Deus abençoe você!

    Hiago Christian

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.