Qual o significado da prisão de Satanas?



IMPORTANTE: O texto a seguir é de autoria de William Hendriksen (1900/1982). Renomado pastor, professor e autor de diversos comentários bíblicos, foi uma das maiores autoridades da atualidade na escatologia cristã.


A ordem de eventos como demonstrada em Apocalipse 20.


O debate sobre o milênio definitivamente pertence a esta sessão sobre os sinais, como ficará claro. Deveria preceder a discussão sobre a segunda vinda, da mesma maneira que isso acontece na própria Bíblia (Ap 20).


Com a Bíblia à sua frente, aberta em Apocalipse 20, e com os olhos para ler, isso é realmente muito simples. Primeiro você lê sobre os mil anos. A expressão aparece no versículo 2, novamente nos versículos 3, 4, 5, 6, e de fato novamente no versículo 7. Portanto, é errado afirmar: “eu não acredito nos mil anos ou no milênio” (o que significa a mesma coisa). O ensino está aqui mesmo na Bíblia, e nós devemos aceitá-lo (Porém, isto não significa que nós devamos prontamente acreditar em qualquer interpretação sobre o milênio).


Mas note a ordem dos eventos: Depois dos mil anos vem o pouco tempo de Satanás, porque nós lemos que “quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão” (v. 7). Este “será solto” será somente “por pouco tempo” (v. 3). Portanto, nós falamos sobre o pouco tempo de Satanás. Novamente, o pouco tempo de Satanás é seguido pela gloriosa segunda vinda de Cristo, quando ele estará assentado em “um grande trono branco”, e os mortos, os grandes e os pequenos, postos de pé. Nós lemos:




“Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e pequenos, postos em pé diante do trono...” (vs. 11, 12).


Como em todos os outros lugares da Bíblia, também aqui, em Apocalipse 20, o retorno glorioso de Cristo é seguido pelo juízo final:


“e foram julgados, um por um, segundo as suas obras” (v. 13).

Assim, esta é a ordem, simples e evidente: O MILÊNIO, O POUCO TEMPO DE SATANÁS, A SEGUNDA VINDA E A RESSURREIÇÃO DE TODOS OS MORTOS, E O JUÍZO FINAL. Não há como inverter esta ordem. Aqueles que ensinam que a segunda vinda de Cristo será seguida por um reinado milenar são nossos irmãos em Cristo, seguramente. Eles têm boa intenção e, na batalha contra o liberalismo, eles, em muitos aspectos, estão conosco. Mas quando eles se denominam pré-milenistas, querendo dizer com esta expressão que Jesus virá ANTES (é isto que significa “pré”) do milênio, eles simplesmente estão mudando a ordem das Escrituras. Nós compreendemos a Bíblia da forma como ela é. Nós não temos medo da mensagem em Apocalipse 20. Nós a amamos! Mas nós a compreendemos exatamente pelo que ela quer dizer.


O símbolo descrito nos versículos 1-3.


Não comece imediatamente a espiritualizar ou interpretar. Primeiro, perceba a forma literal da visão, exatamente como João na verdade a viu. Bem, João vê um anjo que desce do céu. Este anjo tem uma chave com a qual ele vai fechar o abismo. O abismo é uma cova profunda, quer dizer, um poço com uma tampa em cima. Esta tampa pode ser destrancada, fechada e, até mesmo, fechada hermeticamente. Na mão do anjo está uma corrente com as duas pontas pendentes. Evidentemente, ele vai acorrentar alguém para o prender naquele abismo. O que acontece? João, de repente, vê o dragão, forte, astucioso, horrível. É “a antiga serpente”, esperta e enganadora. João nota que o poderoso anjo supera o dragão. Ele o prende com segurança e firmeza. De fato, ele prende a serpente com tanta firmeza, que ela permanecerá presa por mil anos. Tendo-a prendido, o anjo lança esta serpente na cova e fecha a tampa por cima dela. De fato, ele chega até mesmo a selar a tampa.


O significado deste aprisionamento do dragão.


O dragão é o diabo. Este confinamento preocupa as nações, e não somente uma nação em particular. Passagens como Mateus 12:29; Lucas 10:17,18 e João 12:20-32 mostram claramente qual é o seu significado. Mateus 12:29 nos mostra (veja o contexto) que foi Jesus quem, com relação à sua primeira vinda (a sua vitória sobre Satanás na tentação, a sua morte na cruz, a sua ressurreição e coroação) amarrou o homem valente, ou seja, Belzebu, o demônio. Em que sentido? Lucas 10:17,18 e João 12:20-32 indicam claramente que isso foi feito no sentido em que Jesus restringiu o poder de Satanás de forma que ele não pôde impedir a expansão do Evangelho para as nações do mundo. Foi quando os setenta missionários voltaram que Jesus disse:


“Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.”


E foi quando os gregos desejaram ver Jesus que nosso Senhor exclamou:


“Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.”


Note: “todos”, não só os judeus, mas também os gregos.
Durante a antiga dispensação, a salvação foi quase restrita aos judeus. Agora tudo ficou diferente. A igreja tornou-se internacional. O Evangelho santificado da salvação se expande para cada vez mais distante e de modo mais amplo, e os eleitos de Deus são reunidos por todo o mundo. Esta era do Evangelho é o primeiro dos dois sinais preliminares. Veja o capítulo 24.


A milenar prisão de Satanás significa, então, que durante o presente milênio, ou a era do Evangelho, que começa com a primeira vinda de Cristo e (até onde concerne a este mundo) estende-se quase até a sua segunda vinda, o diabo está amarrado no sentido de que ele está impossibilitado de impedir a expansão da Igreja entre as nações do mundo por meio de um ativo programa missionário, e ele não pode manipular as nações – o mundo em geral – para causar a destruição da Igreja como uma poderosa instituição missionária. Eu rejeito completamente a idéia de que todo o mundo será convertido ou que, por leis melhores, programa de distribuição de riquezas, etc., o céu descerá finalmente à terra. Nada disso! Satanás sempre fará muito dano.

Dentro da esfera na qual ele mostra sua influência, ele age furiosamente, da mesma maneira que um cachorro, embora amarrado com firmeza, pode fazer muito dano dentro do círculo de seu aprisionamento. Fora daquele círculo, porém, o cachorro não pode fazer qualquer dano. Assim, Apocalipse 20 também ensina que, embora o diabo faça muito dano, contudo, com respeito a uma coisa, ele está firmemente amarrado, ou seja, no sentido de que, durante esta era do Evangelho, ele não pode impedir os eleitos de todo o mundo de rejeitarem sua mentira e aceitarem a santificada verdade revelada por Deus no seu mundo. Haverá um “tempo curto” em que este maravilhoso programa de missões mundiais será frustrado, a saber, o tempo do anticristo, que já foi debatido. E que, por sua vez, será seguido pela segunda vinda de Cristo.

Visto no excelente blog A-milenismo, e divulgado no Olhar Reformado. 

7 comentários :

  1. Ta arrebentando em Marcelo...muito bom o texto, o blog melhorou muito!!!!

    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Fabyo! Brigadao, amigo!

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Querido irmão, embora posso perceber que do Ap 19 o 20 pode ser semelhante de 11 para o 12, estou preso a uma indicação muito firme no texto de Ap 12 e o Ap 20.
    Existe um avanço do que acontece com o diabo no cap 12 para o cap 20.
    No primeiro caso(Ap 12), ele é lançado para terra, no segundo um desce e o lança num abismo. No primeiro caso ele engana todo o mundo, no segundo ele é preso para não mais enganar o mundo. No primeiro ele é derrotado no ministério de Cristo, no segundo é na vinda de Cristo (?) no primeiro ele é lançado na terra e tem muita ira, no segundo ele é agarrado, preso, amarrado, lacrado...
    Não percebo isso para ser contrário ao que o 'pós' e 'a' tem dito, mas são problemas pertinentes...
    Quero colocar aqui o QUE >hoje< eu penso sobre isso (depois de quase ser pós )
    talvez vc me considere um doido, mas acho que o que se segue me livra de algumas dificuldades...

    MILÊNIO JUDICIAL – UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE O MILÊNIO
    O QUE É?
    R: É uma crença que interpreta o milênio como parte do grande dia de juízo, o último dia. Aceita que a leitura de Apocalipse 20 é uma sequencia cronológica do capítulo 19. Acima de tudo é uma leitura simples desses dois capítulos.
    É O MESMO QUE O PRÉ-MILENISMO?
    R: Apenas no sentido que a volta de Cristo se dará antes desses mil anos. O Milenismo Judicial não compartilha da ideia pré-milenista histórica nem dispensacionalista no que diz respeito a natureza desse milênio. Nesse sentido seríamos um tipo de amilenismo, pois não cremos que tal período será um meio termo entre uma terra de pecado ainda, com o governo de Cristo.
    SERÃO MIL ANOS LITERAIS?
    R: Não existe tal preocupação no Milenismo Judicial, pois os números de anos em Apocalipse representam 'tempo marcado', período garantido.
    COMO QUE SERÁ O MILÊNIO NESSA ÉPOCA?
    R: Um tempo >dentro< do dia do Juízo destinado aos santos, para reinar julgando (Mt 19.28). Não existe outro aspecto apresentado na Escritura sobre esse tempo.
    COMO O DIA DO JUÍZO SE RELACIONA COM ESSA INTERPRETAÇÃO?
    R: Pensamos que o Dia do Juízo inicia-se com a volta de Cristo (Mt 25. 31,32). Ao observarmos Ap 19.11 até 20.15 chegamos a conclusão que esse é o Dia do Juízo. E os Mil anos está dentro desse tempo.
    ESSA POSIÇÃO CONTRARIA A CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER?
    R: Os nossos símbolos não se posicionam sobre o milênio. Assim a CFW não é nem amilenista. Os teólogos seriam, anacronicamente classificados mais como pós-milenistas do que amilenistas. E os aspectos que nos interessa no CFW seriam o que ela diz sobre o Dia do Juízo, e nessas partes aCFW não nega o julgamento que os santos executarão. O Catecismo Maior diz na pergunta eresposta 90: “O que acontecerá aos santos no dia do juízo?R: [...] se unirão com ele [Cristo] para julgar os répobros, anjos e homens [...]”
    Luis Filipe e Luciano Sena

    ResponderExcluir
  4. Luciano; gostei muito de sua intervenção; de fato, voce nos apresenta um novo ponto de vista, ao menos, para mim.

    Caso julgue interessante, sinta-se livre para usar estes comentários como um fórum para desenvolver sua tese interpretativa; seria uma honra para nós.

    Com mais tempo, comentarei os pontos iniciais de sua intervenção.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Querido pastor Marcelo, uma honra é apenas o fato de deixar meus comentários nesse blog, (nem imagina como senti quando tb vi em seu blog o meu post sobre a CCB que coloquei no MCA...)
    Quanto esse assunto, ele é sério mesmo. Eu e um irmão do instituto que estudo (IBEL) chegamos a essa conclusão, é claro que observamos tudo o que outros irmãos colocaram sobre pós, pré e A. Tanto a favor como contra. E chegamos a essa conclusão... denominamos de Milenismo Judicial.
    Pr Marcelo, gostaria de colocar sob seu exame o comentário que fiz de Ap 20, tendo essa perspectiva como proposta.
    vou te enviar por e-mail.
    abraço
    mcapologetico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz!
    Amado irmão Marcelo! Qual a sua igreja hoje? É a Anglicana mesmo? Sou leitor assiduo deste blog. Parabéns pelas postagens. Eu sou de Monteiro-PB, presbitero da Igreja Presbiteriana do Brasil e missionário Rural no Sítio Serrote.

    ResponderExcluir
  7. Mantenho uma valiosa comunhão espiritual com os anglicanos, em especial, a Igreja Anglicana Reformada; todavia, no momento, eu ainda estou assembleiano, mas, em aberta fase de transição, aguardando no Senhor.

    Obrigado por sua audiência. Envie-nos sugestões.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.