Serão salvos os que ignoram o Evangelho?

Doutor Bíblia Responde:
Serão salvos os que ignoram o Evangelho?


Paz irmão Marcelo.

Obrigada por ter me respondido no Dr. Bíblia sobre o nome de Jesus.

Tenho uma nova questão. Ontem fui a um aniversário na casa de amigos. E em um determinado momento uma irmãzinha disse: "Conheço e já conheci pessoas maravilhosas, boas mesmo mas que não vieram a se converter por vários motivos. Alguns até porque não lhes foi ensinado sobre isso. Deus é bom. Acho que ele não deixará de salvá-las".

Segundo o que aprendi, falei: "Aprendi que os que não O conheceram, serão julgados segundo suas próprias consciências. E qual o homem que se vê justo e sem pecados diante de Deus?" Mas ainda assim pairou uma dúvida no ar para aquela irmã e outras que ouviram nossa conversa. O irmão poderia explicar melhor o assunto?” (Ana, por e-mail; envie sua questão, marcelolemos.editor@hotmail.com)


Por Marcelo Lemos

I

Irmã Ana, uma vez mais obrigado por sua nova pergunta, que, pode não parecer, é bem complexa, e tem dividido até a opinião dos teólogos. Eu mesmo, confesso, já travei debates calorosos em torno deste assunto. Darei meu parecer sobre sua questão, e caberá a irmã julgar o que eu disser a luz das Sagradas Escrituras. Certamente, garanto, a irmã encontrará quem pense diferente de mim.



Adianto que julgo a conclusão do pensamento (da sua amiga) equivocada, e que isso se deve ao fato de que todo o argumento baseou-se em pressupostos igualmente equivocados. Claro, pressupostos errados, nos conduzem, via de regra, a conclusões igualmente erradas. É como começar abotoar a camisa pelo botão errado... vai dar tudo errado (risos)!

Observe quão errados são os pressupostos do argumento da sua amiga;

Pressupostos sobre o homem - argumenta-se que "pessoas maravilhosas, boas mesmos" não se converteram.

Segundo as Escrituras, do ponto de vista da Salvação, não existe ninguém que possa ser descrito como "pessoa maravilhosa", muito menos, "boa". Sei que esta é uma afirmação dura de se fazer, e de se ouvir, mas, estou certo de que é essencialmente bíblica.

Conheço pessoas fantásticas, realmente maravilhosas em muito sentidos. Sãos bons pais, bons filhos, bons esposos, e maravilhosos patrões. Muitas destas pessoas maravilhosas que conheço não professam a religião cristã - algumas são, inclusive, ateias. Porém, a (relativa) bondade moral de tais pessoas, nos campos citados, não altera o fato de que permanecem cegas espiritualmente, e, por isso, continuam sob o peso da Ira de Deus. A Bíblia descreve todos os incrédulos como "inimigos" do Cristo e, portanto, condenados.

Pressupostos sobre a responsabilidade humana - argumenta-se que algumas pessoas, seriam inocentadas de sua rebelião contra o Cristo, com base no fato de que "não foram ensinadas".

Este é um argumento muito popular, e pode ser encontrado até na pregação de pessoas famosas, e em livros de Teologia. Conheço até professores de Seminários que ensinam tais coisas, Mas, tanta popularidade não o torna verdadeiro. Será verdadeiro, se for bíblico. E, penso que não é.

Se a ignorância sobre Cristo inocenta o homem, então, segue-se que a melhor forma de salvar os povos ainda não alcançados pelo Evangelho é justamente não lhes anunciar as Boas Novas. Permanecendo ignorantes, basta serem boas pessoas para se salvarem. Nós pregamos justamente pela consciência do fato de que, sem o conhecimento do Evangelho, continuaram caminhando para o Inferno; de modo que, é a falsa a pressuposição de que os que ignoram alguma verdade sobre Cristo, serão, por isso, inocentados, ou que terão suas chances aumentadas diante do Trono Branco.

Pressupostos sobre a bondade de Deus - "Deus é bom, por isso, acho que ele não vai condenar estes incrédulos".

Não é engraçado que sempre que alguma verdade do Evangelho nos ofende, apelamos logo para a bondade de Deus? Como se a bondade de Deus invalidasse os mandamentos, e as advertências do Evangelho! Não nos ocorre que a verdade do Evangelho que nos ofende foi proferida pelo próprio Deus, que é amor. Portanto, se a Bíblia diz que Deus é amor, e que este Deus de amor irá condenar muitas pessoas por toda a eternidade, então, não existe qualquer conflito entre estas duas verdades - a menos que a Bíblia ensine duas verdades opostos, excludentes, contraditórias.

II

Qual o ensino das Escrituras? Penso que o texto de Paulo, que citaremos logo abaixo, encerra toda e qualquer dúvida. Paulo realmente fala que aqueles que “sem lei pecaram”, “sem lei serão julgados”; mas, este não é todo o seu argumento...

“Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados” (Romanos 2.12).

É preciso dizer que neste texto Paulo não está falando diretamente de homens não alcançados pelo Evangelho, mas sim, de gentios que se converteram a Cristo sem a necessidade de voltarem aos rudimentos da religião judaica (o que muitos judeus cristão, judaizantes, consideravam terrível abominação).

Assim, o argumento de Paulo diz que o judeu que se apega a Lei, e a viola, é culpado de quebrá-la, e será condenado por seus pecados, apesar de todo amor que declara ter por ela (a Lei). De igual modo, os gentios, que não se apegam aos ritos mosaicos, mas guardam os preceitos morais de Lei, que são gravados no coração do novo convertido, serão justificados por Deu:

“Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os, no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho” (Romanos 2. 13-16).

Dito isto, podemos chamar a atenção dos nossos leitores para o fato de que tais afirmações acabam sendo aplicáveis também aos homens não alcançados pelo Evangelho; ou seja, aqueles que permanecem ignorantes da Lei. Como isso é possível? Simples: S. Paulo afirma que aqueles que “pecaram sem Lei”, ou seja, ignorantes, sem conhecimento das coisas de Deus, “perecerão sem Lei”; ou seja, sem Lei serão condenados.

Portanto, me parece não haver qualquer esperança de Salvação para aqueles que morrem sem Cristo, mesmo que nunca tenha ouvido falar sobre Ele, e Sua Graça Maravilhosa.

Este é um fato terrível, e um motivador a mais ao nosso trabalho Evangelístico e Missionário; pois a fé, nos diz o mesmo Paulo, é indispensável: “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”, porém “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10.13-14)

Espero ter auxiliado em seu questionamento.

Paz e bem!

0 comentários :

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.