Bíblia de Estudo MacArthur: Comprei, e gostei!

Bíblia de Estudo MacArthur

Por Marcelo Lemos

 Escrevi este artigo a umas duas semanas, quando ainda não tinha lido muito do conteúdo da mesma. Hoje, com vários dias de uso, volto para dizer aos interessados (e são muitos), que podem comprar sem medo, a menos que tenham 'medo' ou 'pudor' de carregar consigo um Apocalipse interpretado pelo metodo dispensacionalista. Fora isso, é material de grande qualidade teológica. Hoje, quero acrescentar algumas indicações de recustos teológicos gratuídos para dowload.


Além disso, achei interessante acrescentar, no final do artigo, as recomendações feita pela própria SBB.




Esta semana fiz algo que há muito tempo não fazia: comprei uma nova Bíblia de estudo. Não sou muito dado a Bíblias de estudo pois suspeito que são capazes de nos tornarem mais preguiçosos do que já somos quanto o assunto é “esquadrinhar” os tesouros Sagrados. Além disso, desconfio que alguns tendem a dar mais valor as notas de rodapé do que ao próprio texto. Fora isso, são boas ferramentas, e que cada um julgue em que aplica seu dinheiro.




Para os que consideram o preço elevado, tenho outras recomendações a fazer. Falo de recursos Bíblicos gratuítos, e que lhe forneceram subsído teológico, homilético e exegético de exelente qualidade:


Estamos garimpando recursos semelhantes, então, estejam atentos as nossas atualizações. Se desejar, insira na seu e-mail no campo indicado na barra lateral, para que você possa receber nossas notificações em sua conta de e-mail.


Voltando ao tema principal deste artigo: a tradução bíblica utilizada pela MacArthur é a ARA (Alm,eida Revista e Atualizada); recentemente publicamos nossa opinião sobre a família de traduções "Almeida".

Confesso que entrei na loja apenas procurando uma Bíblia que fosse da “família” Almeida, e que tivesse letras gigantes (talvez seja a idade chegando, risos). Logo de cara encontrei duas, uma que custava 29,90, e uma outra, dez reais mais barata. Fiquei com a mais simples.

“O irmão já sabe do novo lançamento. Acabou de chegar”.

Fiquei curioso, e soube então da “Bíblia de Estudo MacArthur”, editada pela Sociedade Bíblica do Brasil. Aqui cabe uma segunda confissão – comprei a obra, por R$ 125,00, pelo simples fato de estar sendo assinada por este grande defensor das Doutrinas da Graça. Honestamente, não resisti a 'tentação' de levar pra casa o pensamento deste grande servo do Senhor, pincelado sobre cada versículo das Escrituras.

Meu único momento de dúvida foi quando me lembrei, por instinto, que o querido irmão MacArthur é ferrenho dispensacionalista, e defende a famosa tese de um “Arrebatamento Secreto”. Não pude evitar torcer o nariz com tal lembrança.

Como estou já algum tempo debruçado sobre o texto de S. João 13.1, tendo em vista a redação de uma homilia para a Ceia do Senhor (Eucaristia), chegando em casa fui logo abrindo a obra na referida passagem e, para minha felicidade, encontrei notas claras e fundamentadas sobre o contexto do episódio narrado.

Neste versículo, é evidente a presença da Graça, especialmente derramada sobre os eleitos. Eu queria justamente, falar sobre isto, no Púlpito, de uma forma simples. Penso ter encontrado uma boa dia no rodapé de MacArthur. Por isso, vou ter uma nova companheira no próximo Domingo. Afinal, para mim, este é o maior recurso que procuro em ferramentas assim, auxílios que ajudem o trabalho da pregação.

É quase certo que vá me decepcionar com a maioria das notas de rodapé no Livro do Apocalipse, risos; mas, pela prévia, penso ter encontrado uma valiosa Bíblia de Estudo que valoriza a Soterologia Reformada.

Felizmente, minhas expectativas estão se concretizando. Fique, então, com a propaganda da Sociedade Bíblica do Brasil:


"Premiada com o Medalhão de Ouro da Associação de Publicadores Cristãos Evangélicos (ECPA), em 1998, e com mais de um milhão de exemplares distribuídos nos Estados Unidos, a Bíblia de Estudo MacArthur chega ao Brasil em parceria com a SBB.

Durante 30 anos, 30 horas por semana, Dr. John MacAthur debruçou-se sobre cada página. Explorou cada versículo. Aprofundou-se em cada passagem difícil. Na medida em que estudava, procurava combinar habilidades exagéticas de um acadêmico renomado em todo o mundo com a sabedoria e o entusiasmo de um pastor experiente. O resultado é mais uma Bíblia de Estudo: é o trabalho de uma vida inteira, uma obra clássica que definirá padrões para o estudo das escrituras nas próximas décadas.

Nos dias de hoje, com a oferta de várias Bíblias voltadas a públicos específicos, a Bíblia de Estudo MacArthur é inovadora porque não está focada na vida diária do seu leitor, mas em transformar sua vida. Nenhuma outra Bíblia de Estudo apresenta explicações tão minuciosas sobre  o contexto histórico do texto e seu significado, colocando-o no contexto geral da Teologia.

O trabalho do Dr. MacArthur em elaborar notas de estudo, índices, tabelas, esboços e artigos aliados à fidelidade e acuidade da tradução de Almeida Revista Atualizada, faz desta Bíblia de Estudo o instrumento ideal para quem deseja estudar a fundo as Escrituras.

Sobre o Autor:

John F. MacArthur, Jr., é pastor-mestre da igreja Grace Community em Sun Valley, Califórnia, escritor e conferencista, e presidente do Masters College and Seminary. Ele já escreveu mais de150 livros, incluindo as notas na Bíblia de Estudo  MacArthur.

Renomado pregador da palavra de Deus, a partir de sua igreja local, em Los Angeles - EUA, ele se tornou conhecido a partir de seus livros e pregações que conclamam as pessoas em geral a conhecer o Deus da Palavra e a viver conforme a Palavra que Deus ensina. Ele prega destemidamente a Palavra em favor da mudança de vida e do aprofundamento do relacionamento das pessoas com Deus.


Alguns Recursos:

•21.761 notas de estudo
•Artigo sobre como surgiu da Bíblia
•Artigo como estudar a Bíblia
•Introdução à Bíblia, Pentateuco, Profetas e Evangelhos
•Artigo sobre o período intertestamentário
•Harmonia dos Evangelhos
•128 quadros e mapas ao longo do texto

Artigos:

•O caráter da verdadeira fé salvadora
•Uma visão qeral da Teologia
•Índice das principais doutrinas bíblicas Tabela de pesos, dinheiro e medidas,
•Concôrdancia Bíblica
•Mapas coloridos"



Bons estudos para você!

17 comentários :

  1. Eu tem a Biblia de Estudo Genebra, ela é a melhor bíblia de estudo, e tem entre o seu editor R C Sproul, J I Packer, etc. ela é publicada pelos presbiterianos... é excepcional.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcelo, graça e paz! Semana passada fiquei sabendo do lançamento dessa Bíblia em português. Confesso que achava que não compraria outra Bíblia de estudo tão cedo (a última fora a Genebra, 2a. ed.) mas,além do fato de John MacArthur ser sinônimo de erudição bíblica, seus comentários me ajudaram a concluir a compra. O ponto negativo é que essa edição em português já sai atrás, porque a nova edição em inglês, atualizada, conta com 25.000 notas de rodapé, quase 4.000 a mais do que a lançada no Brasil. Por isso, resolvi gastar um pouco mais e comprar a edição em inglês (através da Amazon) baseada no já aclamado texto da ESV. De qualquer maneira, obrigado pelos comentários. Um abração, e feliz 2011. Adriano Nazareth, pr. Igreja Batista Cidade Nova - Cáceres-MT

    ResponderExcluir
  3. José Francisco de Sousa13 de fevereiro de 2011 às 23:52

    estava pensando em compra-la, mas como você disse que ela é dispensacionalista e calvinista, não vou adquiri-la, é muito coisa num lugar só.

    ResponderExcluir
  4. Puisé! Agoa tbem fiquei em duvida, qual será a diferença entre a MacArthur e a Scotfild. Tenho a Dake mais os comentários dela..sei lá.

    ResponderExcluir
  5. Sou Josemar Cardoso - Presbítero, servindo ao Senhor Jesus na ICCA. (IGREJA DE CRISTO EM COLINA AZUL), Aparecida de Goiânia; 2º semestre em teologia pelo Instituto Bethel de goiânia, e, tenho várias biblias de estudos e cada uma veio a enriquecer mais ainda os tesouros do conhecimento a respeito da graça de Deus. Espero encontrar na M. A., mais um pouquinho do muito que ainda tenho que aprender a respeito de Deus e sua graça salvadora em Cristo Jesus nosso Senhor e Deus.

    ResponderExcluir
  6. De uma olhada na Biblia MacArthur em 1Co 10 nos comentarios sobre os dons do Espirito e em 1Sm 26 ou 28 Sobre Saul, quando Vai consultar a Medium. Sejam Como os crentes de Bereia aquilo analize as escrituras. A melHor biblia é a Biblia Sagrada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente, sao comentários que merecem um olhar bem crítico!

      Excluir
  7. O IMPORTANTE EM UMA BÍBLIA DE ESTUDO E A ANALISE SÍSTEMATICA QUE ELA NOS PROPORCIONA. DEVEMOS LER ESTAS BÍBLIAS DE ESTUDO COM OLHAR CRÍTICO, E TERMOS UM CONHECIMENTO APROFUNDADO NA ORTODOXIA BÍBLICA. A VERDADE ESTA NA PALAVRA DE DEUS(SOLA SCRIPTURA ),PORQUE OS COMENTARIOS DE BÍBLIAS DE ESTUDOS SÃO MUITO BASEADOS EM IDÉOLOGIAS, FALO IDÉOLOGIAS QUANDO ELA SE AFASTA DA ORTODOXIA BÍBLICA HISTORICA. SO EXISTE UMA VERDADE,O QUE VEM ALÉM DISTO NÃO PASSA DE IDÉOLOGIA HUMANA. SOLI DEO GLORIA !

    ResponderExcluir
  8. Marcelo, gostaria que voce me mostrasse aonde que o MacArthur ensina sobre um arrebatamento "secreto". Por favor, fique a vontade p/ pesquisar tanto as biblias de estudo dele (em portugues e/ou ingles) ou toda e qualquer literatura que ele jah tenha escrito, incluindo sermoes, que voce pode encontrar (e fazer download gratuito) no website gty.org.

    Aguardo sua resposta. Seria muito bom que o exemplo dos Bereans nao fosse somente aplicado em bible studies mas tambem no dia-a-dia de nossas vidas, incluindo estorias que propagam-se sem o minimo de verdade.

    Grace and peace to you,
    Elaine

    ResponderExcluir
  9. Elaine, obrigado por colaborar com nosso blog.

    Olha, eu sei que ele afirma "minha crença é que a Igreja não passará pela tribulação". Bem, para mim, essa crença se chama "pre=tribulacionismo".
    Fonte: http://www.ondoctrine.com/2mac0185.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, por ele ser batista. Não está errado no modo de pensar. No meio batista não existe consenso. Nós batistas que fazemos parte da Convenção Batista Brasileira, em sua grande maioria compartilhamos desse pensamento.

      Excluir
    2. Ele fala da igreja dele! O juiz é ele? É ideal que todos deixemos pra o justo juiz jeova Deus traga a justiça!

      Excluir
  10. A bíblia de Macarthur é muito boa...
    Para mim em nenhum momento ele contradiz o dom de línguas, é muito realista nos seus comentário. Ele não está de acordo com a desordem que muitas vezes há no culto e o uso de línguas falso.

    ResponderExcluir
  11. É que na verdade na verdade falar em linguas naquele tempo não significa fazer barulho como may mesmo citou, e nem invenção de lingua falso, um ensino errado que prega a assembleia de Deus e outras, e sim uma linguagem de outro país que é o mesmo de outro idioma.ex:ingles, espanhol, italiano etc...não me deixo levar por vãos instrutores falsos e teologia terrena e sim as verdades da biblia..que jesus mesmo as ensinou, quem herdam esses ensinos são os humildes de coração!
    Costumo dizer: onde comprei ñ tive respostas,porém onde ganhei de graça pude ver as respostas certas. Tenha o coração aberto ao que a biblia diz e não a homens.
    Vejam varias traduções a respeito das linguas principalmente as aproximada do grego. .e boa leitura para vós.

    ResponderExcluir
  12. Eu andei pesquisando biblias nas livrarias de recife e não encontrei nenhuma que se aproxima-se tanto com o hebraico e grego, dos originais como a tradução do novo mundo dos testemunhas de jeova..se bem que a biblia sagrada gigante de joao ferreira de almeida e a macarthur tambem são muito boa para estudo, agora igual a dos testemunhas de jeova nunca vi. Tenho todas!

    ResponderExcluir
  13. A Bíblia Macarthur é a mais completa do mundo em estudos eu estava lutando para encontrá-la e esse ano conseguir já estou terminando de lê-la. Sobre as questões que não concordo com ele, não tira a minha opinião de que o irmão foi feliz ao ser usado por Deus para fazer a Bíblia mais completa do mundo e olha que no Inglês é mais completa ainda.
    Recomendo para todos os que gostam da palavra de Deus com comentários.
    Renilson de Oliveira lider de evangelismo da 1ª Igreja Batista em Tobias Barreto-Sergipe.

    ResponderExcluir
  14. Poxa, eu só queria uma bíblia para aprender a palavra de Deus. Vejo que não existe consenso em quase nada em matéria de evangelho.

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.