O enxofre nas Escrituras




Por Marcelo Lemos

Pergunta enviada ao “Doutor Bíblia Responde”: “A minha pergunta é a seguinte: em algum momento na Bíblia Deus manda que se purifique o templo e seus utensílios com enxofre? Em que parte está isto?”

Desconheço completamente tal referencia ao enxofre nas Escrituras. Acredito que se alguém fez tal afirmação, equivocou-se completamente. Pode não ser o caso, mas é bem comum, infelizmente, alguém fazer afirmações totalmente desprovidas de embasamento lógico. Um exemplo destes foi analisado no artigo sobre a suposta falsificação da História de Eva.




A menos que me esteja escapando alguma referencia peculiar, o enxofre sempre é utilizado nas Escrituras como símbolo para o castigo divino.

“Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra” - Gn 19.24.

“Morará na sua mesma tenda, o que não lhe pertence; espalhar-se-á enxofre sobre a sua habitação” - Jó 18.15.

“Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo” - Salmos 11.6.

“Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos” - S. Lucas 17.29.

“E os seus ribeiros se tornarão em pez, e o seu pó em enxofre, e a sua terra em pez ardente” - Isaías 34.9.

“E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele” - Ezequiel 38.22.

“E toda a sua terra abrasada com enxofre, e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma; assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o SENHOR destruiu na sua ira e no seu furor” - Deut. 29.23.

Honestamente, desconheço qualquer uso diferenciado para o enxofre nas Escrituras Sagradas. Aliás, os alquimistas reclamam de terem sido perseguidos pela Igreja na Idade Média por usarem enxofre em seus experimentos; como enxofre sempre aparece nas Escrituras como algo negativo, relacionado ao Mal, eles eram acusados de Satanismo.

0 comentários :

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.