Prisioneiros da vontade de Deus!

Conta-gotas de sabedoria
"Prisioneiros da vontade de Deus"


Que a vontade do homem não é livre, é demonstrado em primeiro lugar pelo fato que a vontade do homem é prisioneira da vontade soberana de Deus. A vontade de Deus é a única vontade que é absolutamente livre. Sua vontade não é determinada por nada ou ninguém fora de si mesmo. Embora o mundo esteja cheio de incontáveis criaturas e suas ações, elas não influenciam a vontade de Deus de forma alguma. Até as ações do homem e sua vontade não determinam a vontade soberana de Deus. 

Deus é absolutamente independente de todos os outros seres, e assim é sua vontade. Ele quer o que ele quer por causa do seu próprio soberano beneplácito. 

Assim, o apóstolo Paulo pôde escrever: "Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém" (Romanos 11:34-36).

O profeta Isaías ensina a mesma coisa quando diz: "Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento? Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima ... Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã" (Isaías 40:13-17).

As Escrituras deixam claro que ninguém pode frustrar o eterno conselho e vontade de Deus. Deus sempre consegue exatamente o que ele quer. Lemos em Isaías 14:24, 27: "O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará … Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?" Os próprios pensamentos do Senhor certamente acontecerão. O que ele propôs permanecerá e ninguém pode deter sua mão quando ele faz o que quer.


- Por Rev. Steven R. Houck, em 'O Cativeiro da Vontade', no portal Eleitos de Deus.


Conta-gostas de Sabedoria: Uma seleção de textos para edificar sua fé, e promover reflexão. Acesse a série clicando AQUI.

0 comentários :

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.