Foi Miriã profetisa? Doutor Bíblia Responde!


Uma leitora do blog, Rosana Bressan, enviou-nos uma interessante questão:

“... a seguinte pergunta:a bíblia diz q mirian era profetiza, quais foram suas profecias? onde estão citadas na bíblia?”

Que Miriã, irmã de Moisés, era profetisa, e também seu irmão Arão, o sacerdote, era profeta, sabemos pelo testemunho inequívoco das Sagradas Escrituras. Foi justamente por também serem profetas, que ousaram uma rebelião contra Moisés:
“E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. E disseram: Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós?” (Números 12.1-2).

Sabemos com certeza que estes três irmãos, Moisés, Miriã e Arão, guiavam o povo como porta-vozes de Deus, apesar de muitas vezes nos esquecermos disso, dando toda nossa atenção a Moisés. Vale lembrar o que disso próprio Deus ao povo de Israel: “Pois te fiz subir da Terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã” (Miquéias 6.4).

Mas, onde se lê sobre qualquer profecia sobre Miriã?

Uma pergunta interessantíssima, pois a Bíblia, sem relatar qualquer profecia passada de Miriã, a chama de profetiza quanto ela começa a louvar a Deus com sua música, logo após a libertação de Israel:

“Então, Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças” (Exodo 15.20).

No contexto, versículos 1-19, Moisés dá início a uma música de Celebração, pela vitória; agora, Miriã passa também a reger o coro. É interessante observar que no versículo 21, se diz que a medida que as mulheres entraram na música: “Miriã lhes respondia”. Acontece que este “lhes” utilizado aqui é masculino no hebraico, o que parece indicar que Miriã, e as mulheres, faziam coro ao que era cantado por Moisés e pelos homens.

Este detalhes reforçam o ensino Bíblico de que também ela exercia algum tipo de liderança espiritual sobre Israel, ainda que estivesse subordinada a autoridade de Moisés. Em seu cântico, Moisés está celebrando o fato de Deus ter realizado todas as profecias que fez por meio dele; não podemos supor que em meio as tribulações do deserto, não teria o Senhor usado também a boca de Miriã, que – ao que parece por esta cena - dirigia as mulheres do araial?

No entanto, procurar um registro específico de tais profecias, do período da peregrinação, não nos é possível. O único registro de profecia sua é encontrado num escrito judaico, fora das Escrituras, e, portanto, não é canônico. Segundo o relato não canônico, ainda criança, ela teria profetizado: “Minha mãe terá um filho, que será o Libertador de Israel” (Sotá 12b).

Acredita-se ainda, no meio judaico, que Miriã seria Pauá, uma das parteiras hebreias que auxiliou as grávidas de Israel (Ex. 1.15,21); a outra parteira, Sifrá, seria Iocheved, sua mãe. Trata-se de tradição judaica, não comprovada pelos registros bíblicos. Mas, fica aí a curiosidade.

Todavia, apesar de não termos qualquer registro de suas profecias durante tal período, creio que podemos encontrar um no já citado texto de Números 12.1. Normalmente, as pessoas veem apenas Deus falando a Moisés sobre a rebelião de seus irmãos, mas o texto, na verdade, diz que Deus falou aos três, apesar de ter falado a Moisés de modo especial:

“E logo o SENHOR disse a Moisés, a Arão, e a Miriã: vós três saí a tenda da congregação... depois chamou a Arão e a Miriã, e ambos saíram... (Números 12.3ss).

Sempre me impressiono com essa passagem, já que Deus aparece pessoalmente a eles, e lhes fala frente a frente, para lhes fazer entender que o ministério profético de Moisés era muito maior que o dado a eles. Deus lhes diz: com os demais profetas, incluindo vocês dois, eu falo apenas em sonhos ou visões, mas, com meu servo Moisés, tenho falado frente a frente!

Acho o contraste interessantíssimo, sem falar no bom humor de Deus: aparecer pessoalmente, para dizer que tal privilégio, de falar pessoalmente com Ele, era dado apenas a Moisés!

Assim, aprenderam a submeterem-se a vontade do Senhor, que havia eleito Moisés como guia e libertador da nação israelita.

Espero ter ajudado em seu questionamento.

3 comentários :

  1. achei super interessante...Miriã tinha quantos anos,qndo pegou o tamborim e saiu a dançar?...seria Mirã uma levita de spatilhas?....ou ela só dançou aquele dia?...afinal sempre que se fala em dança nos vem a memória Meriã e seu tamborim e a Davi dançando envolta da arca..

    ResponderExcluir
  2. interessante que o próprio Deus no cap 12vs6 de numeros, em algumas traduções Deus pede para que arão e mirian aprensentem a ele um profeta porque ele não conhecia nenhum, é claro que podemos ter outras interpletações

    ResponderExcluir
  3. Euu me chamo Miria tem mais coisas sobre isso vejo coisas as vezes e acontecem e muito estranho por isso me interessei pela historia

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.