A Salvaçao e a responsabilidade humana?


Por Marcelo Lemos


A pergunta de hoje foi enviada por Jânio Ramos Morais, e tem haver com a Doutrina da Salvação:


“Se a salvação é dom de Deus, onde entra a responsabilidade do homem...”.


O aparente conflito entre Soberania de Deus e Responsabilidade Humana sempre causa questionamentos, inclusive no meio teológico . Ao contrário do que muitos pensam, afirmo que trata-se de um conflito apenas aparente, mas não é real.


Sempre desconfio quando tenho que lidar com “verdades conflitantes”, pois uma verdade não pode ser contradita, nem mesmo por outra verdade; se duas afirmações levam a conclusões diferentes, uma delas é falsa (ou as duas são falsas). Assim, a Soberania de Deus não pode conflitar com a Responsabilidade Humana. 


Me antecipando aqueles que possam objetar que minha posiçao transforma o homem em mero fantoche, recomendo a leitura de "Mais que um oleiro", de Vincent Cheung.


Alguns teólogos buscam resolver o 'conflito' minimizando a Soberania de Deus; com um Deus menos soberano nas mãos, se julga resolver a questão, uma vez que Deus passa a não decidir sobre as escolhas humanas. No entanto, o que ocorre é tornar a primeira afirmação falsa (Soberania de Deus), para salvar a segunda (Responsabilidade Humana).  


Em outras palavras, esses teólogos abrem mão de um Deus completamente soberano sobre tudo e todos, a fim de salvarem a liberdade dos homens. A Soberania de Deus, porem, jamais se negocia.


De modo que, de fato, resolvem o conflito, já que não existe mais Soberania de Deus, que destruíram. Alguns calvinistas incorrem em erro semelhante, ao resolverem o conflito destruindo a Responsabilidade Humana – a estes normalmente damos o nome de “hiper-calvinistas”. 



Erroneamente, alguns espíritos preconceituosos, ou desprovidos de conhecimento, classificam como “hiper-calvinistas” aqueles que acreditam nos Cinco Pontos do Calvinismo . Um grande erro!


A chave para se compreender adequadamente esta questão está em compreendermos corretamente o conceito bíblico de responsabilidade. Comummente se supõe que ser responsável implica ser livre, mas não é assim que ocorre. Com efeito, a base da responsabilidade é a Soberania. Somos declarados responsáveis por quem tem legítima autoridade sobre nós. Se fossemos livres, ninguém nos diria responsáveis.


Deus, por exemplo, não possui responsabilidades, nem obrigações. Ele é o Ser Livre por natureza, não havendo ninguém acima de Si, a quem deva prestar contas por seus atos. Algumas pessoas se queixam: “Deus é responsável pela morte do meu filho!”. Bobagem! Deus poderia matar todos os homens agora mesmo, sem qualquer aviso prévio, e ninguém poderia responsabilizá-Lo por seus atos! A tal pessoa eu diria: Deus só poderia ser responsabilizado pela morte de seu filho, se houvesse alguém acima dele, a quem Ele estaria obrigado a prestar contas; esse alguém não existe, e se existisse, não seria você.


Somos responsáveis, pois Deus nos declara responsáveis, e não temos a menor liberdade para escapar do Seu Juízo . O princípio da nossa responsabilidade não reside em alguma liberdade do nosso ser; mas sim, na Sua total autoridade sobre nós. Um exemplo simples deste fato encontramos no pecado original.


Segundo as Escrituras, nosso primeiro pai, Adão, pecou; nós, que não tivemos qualquer escolha no pecado de Adão, somos julgados juntamente com ele, e passamos a fazer parte de uma Humanidade corrompida, afastada de Deus, e condenada a Morte. 



“... portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte; assim também a morte passou a todos os homens, por isso todos pecaram” (Romanos 5.21).




Eu não tive qualquer escolha no pecado de Adão, mas Deus me julgou juntamente com ele. Deus me fez responsável, mesmo que eu não tenha tido liberdade, nem oportunidade, de escolher . Se verdade fora que responsabilidade fundamenta-se em liberdade, Deus jamais nos responsabilizaria pelo pecado de Adão!


No entanto, em Sua completa Soberania, Deus ligou toda a Humanidade ao pecado de Adão, tornando-nos, todos, responsáveis pelo pecado, destituídos de Sua Glória, e carentes de Sua Graça, em Cristo . Milhões de pessoas nasceram, viveram, e morreram sem que jamais tenham ouvido a Mensagem do Evangelho . Elas nasceram em lugares, e épocas sem a Luz de Cristo, não por simples azar; mas porque Deus assim decretou:



“E de um só sangue fez todas as gerações dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação” (atos 17.26).


Deus decretou sua escuridão espiritual, assim como decretou que somos pecadores juntamente com Adão; e ao mesmo tempo, lhes dá a obrigação de buscar a Deus, “tateando”, por meio da religião natural, que não pode salvar: “para que buscassem ao Senhor se porventura , tateando, o pudessem achar” (27). Na verdade, conclui Lucas, o Senhor não está longe de ninguém, porém, a religião natural não pode abrir nossos olhos para vê-lo . A cegueira de tais povos, em nada diminui sua responsabilidade.


Um outro exemplo interessante são os carrascos de Cristo . A Escritura diz que eles fizeram aquilo que Deus havia decretado desde a Eternidade:


“... verdadeiramente contra o teu Santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pilatos, juntamente com os gentios e as tribos de Israel; para fazerem tudo o que Tua Mão e o teu Conselho tinham anteriormente determinado que haveria de acontecer” (atos 4.27,28).


Ora, se foi Deus quem decretou o crime daqueles homens contra o Cristo, seria razoável supor que Deus não os responsabilizaria por suas atrocidades? Muito pelo contrário! Deus os declara responsáveis, e condena-os: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão por Ele” (Apocalipse 1.7).


Assim, a Salvação é, como diz a Bíblia Sagrada, um “dom de Deus”, e o homem permanece responsável por seus pecados. Se a salvação é Dom de Deus, permanece posto que Deus é Soberano, e permanece posto que o homem é responsável perante Deus. Não há, portanto, nenhum conflito entre Soberania de Deus e Responsabilidade Humana, já que nossa responsabilidade nasce do fato de que Deus é absolutamente soberano, e não, como falsamente se supõe, em alguma liberdade do nosso ser.


Um capitulo magistral das Escrituras sobre este assunto e Romanos 9; não é atoa teólogos sinergistas fazerem de tudo para lhe destituir do significado original.

Um comentário :

  1. Prezado Marcelo Lemos,
    Graça e Paz!

    Porque será que não consigo discordar de você nesta questão entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana? Porque será que não consigo entender de forma diferente da sua, as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 9? Porque será que me identifico tanto com os escritos de Calvino, Lutero, Spurgeon e tantos outros chamados de calvinistas, como temos hoje o John Piper?
    Porque será que eu sinto tanta alegria com estas verdades e não consigo me identificar com o pensamento daqueles que acreditam no livre-arbítrio? Quando eu era do mundo e estava cego, eu não conseguia ler uma página da bíblia, e tudo parecia algo incompreensível, algo inatingível para a minha mente humana, coisas absurdas para mim. Hoje, depois de ter recebido o dom da fé, tudo se encaixa, tudo parece ter sentido, não tenho mais dúvidas, não posso mais negar o óbvio, eu realmente estava condenado, morto em meus delitos e pecados e não existe qualquer mérito em mim, mas fui resgatado unicamente pela misericórdia e graça de Deus. Estas verdades me causam grande alegria e eu não consigo digerir outra coisa, eu nunca entenderia antes, mas agora entendo exatamente como diz na palavra, não é mais confuso, complicado, mas é maravilhosamente compreensível."E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou." (Romanos 8:30) Onde está a mão do homem neste processo? Eu só consigo ver a mão de Deus na sua soberana vontade, e quem somos nós para questionar o único, eterno e santo Deus, na sua maravilhosa obra de salvação? Aleluia! toda honra e toda glória seja dada a Ele!

    "É uma grande coisa já começar a vida Cristã crendo em boa e sólida doutrina. Algumas pessoas têm recebido vinte diferentes "evangelhos" neste mesmo número de anos; e quantos mais irão aceitar antes que sua jornada termine é difícil de dizer.
    Dou graças a Deus por Ele logo cedo ter me ensinado o evangelho, e tenho estado tão perfeitamente satisfeito com ele, que não quero conhecer nenhum outro. Porque, se eu cresse no que alguns pregam sobre uma salvação temporária, e sem importância, que somente dura por um tempo, eu raramente seria grato por ela, se é que seria; mas quando sei que aqueles que Deus salva, Ele os salva com uma salvação eterna, quando sei que Ele lhes dá uma justiça eterna, quando eu sei que Ele os assenta em uma fundação eterna de amor eterno, e que Ele os trará ao Seu reino eterno, oh, então me admiro, e me surpreendo pelo fato de uma bênção tal como esta tenha, em algum momento, sido dada a mim!Suponho que haja algumas pessoas cujas mentes naturalmente se inclinam em direção à doutrina do livre-arbítrio. Eu posso somente dizer que a minha se inclina naturalmente em direção à doutrina da graça soberana." (C.H.Spurgeon)

    http://tomeasuacruzesigame.blogspot.com/2010/12/o-que-eu-prego-ch-spurgeon.html

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.