Você Tem Medo da Marca da Besta?


Por Rev. Marcelo Lemos

Será que é...???
Um dia desses fui surpreendido por algo que me aconteceu, enquanto aguardava para ser atendido num consultório médico. Quando me identifiquei como sendo o paciente da consulta, a recepcionista pediu para que eu colocasse a mão sobre um scanner, a fim de que o sistema do convênio pudesse ter minha“assinatura digital”; explicou a educada jovem.

Um grande problema enfrentado pelos convênios médicos, continou a simpatica recepcionista, são pacientes falsos, que usam a carteirinha de um amigo ou parente – causando grandes prejuízos para a empresa, e para os segurados honestos. Mas, segundo ela, tendo um banco de dados com a assintura digital de cada segurado, a empresa de convênio poderá identificar tais fraudes com grande rapidez e facilidade.

Alguns dias depois, já esquecido do episódio, lá estou eu novamente, a espera de nova consulta. Me aproximo da recepção, e recebo a ordem:“coloque sua mão sobre o scanner”. Obedeci, e em questão de segundos, todos os meus dados, incluindo foto, estavam sendo exibidos na tela do computador...

Ao comentar o ocorrido com uma determinada pessoa, ouvi a seguinte opinião: “Isso é assutador, estamos vendo o Apocalispe se cumprir rapidamente. Daqui uns dias eles vão querer colocar um chip em você. Tome cuidado!”.

Bem, eu não pretendo ser desrespeitoso com meus irmãos dispensacionalistas, até porque eu mesmo já fui um deles, acreditando e defendendo com todas as minhas forças intelectuais, suas teorias conspiratorias e escatológicas. Porém, ainda que em amor, devo expressar minha opinião de que tais receios dispensacionalistas não passam de pura ficção, e ficção não muito boa...

Ao longo das ultimas décadas, uma multidão de ‘especialistas’ em Apocalipse tem procurado compreender o que seria a tal da “Marca da Besta”, a qual se refere a Revelação de S. João. Também não faltam engenhosas tentativas para se identificar o tal do Anticristo...

Tive o gostinho de conhecer várias dessas teorias, inclusive sendo pregadas em cima de pulpitos, e escolas dominicais. Dentre as mais populares, cito:

  • O Código de Barras. Invenção maravilhosa da tecnologia. Tal instrumento de identificação foi visto por muitos, e alguns ainda entendem assim, como sendo a Marca da Besta. Se você procuar na internet, certamente encontrará alguém tentando provar que os tais números contém o famoso 666!
  • Cartão Visa. Com uma boa dose de imaginação é possível encontrar no emblema desta importante empresa financeira, o tal do 666! Pesquise na internet e comprove. Para alguns teoricos da conspiração, ela faria parte de alguma trama secreta para o controle de toda a raça humana!
  • Cartão de Crédito. Não precisa nem ser da Visa, só precisa ser cartão de crédito. Muitos dos leitores irão recordar de estudos que apontavam tal tecnologia como sendo a precursora do Sinal da Besta.
  • Carimbo do Playcenter. Essa foi de matar... de  raiva! Eu era garotinho quando a bomba caiu sobre algumas igrejas de São Paulo: o tal parque de diversões estava carimbando a mão direita das crianças que iam lá para se divertirem. Pimpa! Diversas congregações baixaram decreto proibindo a garotada de ir ao tal parque!
Imaginação de sobra...
Hoje, uma das teorias mais famosas sobre a suposta Marca da Besta atende pelo sugestivo nome de MONDEX.
Mondex: Novidade que já está ficando ultrapassada!
O tal “mondex” realmente existe, trata-se de um cartão de crédito. Porém, como ele pretende utilizar algumas tecnologias mais avançadas, logo surgiram algumas teorias interessantes. Se você desejar, pode conferir assistindo aos dois “documetários” a seguir, que abordam o assunto do ponto de vista dos teoricos da conspiração:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=l4dcFmlmcJE&hl=pt-br&fs=1&]

Algo comum nestas afirmações, é a mistura de fatos com mentiras, ou meias-verdades! Por exemplo;

Se afirma que tal chip funcionará apenas na mão direita, ou na testa. Não existe nada que justifique tal afirmação – é invencionisse pura! Quem criou tal argumento, deliberadamente tenta o encaixar em algumas declarações da Revelação de S. João. Como bem informa o site e-farsas, “uma prova de que há outros lugares no nosso corpo para se implantar algum dispositivo é uma notícia que foi publicada na revista Veja, na edição 1.743, de 20 de março de 2002. Segundo a revista, a empresa Applied Digital lançou em 2002 um micro-chip chamado de VeriChip, que é implantado no braço ou ombro, e emite a localização exata de seu portador, no caso de um seqüestro”.

Tecnologia a serviço das pessoas!
Um outro detalhe muito bem lembrado no link que acabamos de citar, é o fato de que “não é necessário se recorrer à chips para abolir o cartão magnético. O banco Bradesco, por exemplo, começou a utilizar em 2008 um sistema de autenticação do cliente pela palma da mão! Para retirar dinheiro em um caixa eletronico, o cliente coloca a mão aberta em um escaner e esse reconhece a mão e libera a grana. E não precisa ser necessariamente a mão direita! Pode ser usada qualquer uma das mãos, desde que essa seja pre-cadastrada no sistema do banco. O sistema reconhece o padrão das veias da mão, que é único em cada indivíduo, tornando impossível qualquer tipo de fraude!”.

QUE DIZ A BÍBLIA


O texto do Apocalipe nos diz o seguinte: “E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome”.

Era preciso, para transações comerciais, que todos tivessem “um sinal”, SOBRE a mão direita, ou SOBRE a fronte. Primeiro, como seria este sinal? O Léxico grego nos dá uma definição simples e clara:

“um arranhão, ou cicatriz; ou seja, um selo (semelhante ao que identificava os escravos); uma marca” – Strong.

O Novo Testamento usa este mesmo termo em torno de 9 vezes, até onde pude conferir na Concordancia da King James. Sendo que 8 delas estão no próprio Apocalipse. A outra referencia está em Atos 17.29: 

“Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra ESCULPIDA pela arte e imaginação do homem”.

Creio que este exemplo serve para demonstrar qual o significado do termo: um emblema, um simbolo, algo visivel a olho nú!

Os teoricos da conspiração querem nos fazer crer que isso é um chip, ou coisas semelhantes (cartão de crédito, código de barras, etc). Todavia, tem algo no texto que pouca gente se dá conta... O texto diz que tal SINAL poderia ser:

O próprio sinal – algum emblema, tatuagem, cicatriz.

O nome da Besta – ou seja, se a pessoa tivesse o nome da besta grafado em sua mão ou texta, também serviria para o mesmo fim.

O número da Besta – ou seja, se a pessoa tivesse o número da besta grafado em sua mão ou testa, também serviria para o mesmo fim.

Literalmente, nada disso fala de um chip, nem de nada que envolta alta tecnologia. Além disso, a marca era uma das formas de identificação, e poderia coexistir com outros sinais identificadores: o nome ou o número escrito na mão ou na testa!

O resto é pura ficção! Até mesmo alguns pre-tribulacionistas mais sobrios, mesmo imaginando que tal Marca é algo futuro (e não é!), admitem que tais teorias conspiratórias não podem ser sustentadas pelo texto Bíblico. É o que afirma, por exemplo, o site Chamada da Meia Noite, um dos mais conceituados portais dispensacionalistas aqui do Brasil:

Um sinal, ou marca - como uma tatuagem SOBRE a pele!
"A marca deve ser algum tipo de tatuagem ou estigma, semelhante às que recebiam os soldados, escravos e devotos dos templos na época de João. Na Ásia Menor, os seguidores das religiões pagãs tinham prazer em exibir essas tatuagens para mostrar que serviam a um determinado deus. No Egito, Ptolomeu IV Filopátor (221-203 a.C.) marcava com o desenho de uma folha de trevo os judeus que se submetiam ao cadastramento, simbolizando a servidão ao deus Dionísio (cf. 3 Macabeus 2.29). Esse significado lembra a antiga prática de usar marcas para tornar pública a fé religiosa do seu portador (cf. Isaías 44.5), e também a prática de marcar os escravos a fogo com o nome ou símbolo de seu proprietário (cf. Gl 6.17). O termo charagma ("marca") também era usado para designar as imagens ou nomes dos imperadores, cunhadas nas moedas romanas e, portanto, poderia muito bem aplicar-se ao emblema da besta colocado sobre as pessoas". – Chamada da Meia Noite; Tomas Ice!

Reflitam sobre isso! Aconselhamos você a conhecer um pouco mais sobre a Escatologia da Vitória!

Paz e bem!

5 comentários :

  1. Olha eu descordo , pq tipo como todos sabemos é como SE FOSSE UMA TATUAGEM ele quis dizer que ia vir algo do futuro como uma TATUAGEM que é o chip. Afinal no futuro uma tatuagem nao iria compra muitas coisa , e sim com uma coisa de muito valor , o chip nao pode ser plantando em outro luga como vc disse ai , se vc for la e manda coloca ele vai fala que e pra coloca a mao direita ,Ou seja esse e o sinal!

    ResponderExcluir
  2. Tiago, obrigado por sua participaçao. Observo alguns erros no seu comentario:

    Primeiro, Jooa fala de um sinal sobre a pele, como uma Tatuagem, e o chip e SOB A PELE, nada tendo haver com uma tatuagem. Alem disso, o "sinal" e simbolico, e no fisico, pois os eleitos tambem sao selados, segundo o mesmo Apocalipse.

    Segundo, Joo nao diz que seria algo no futuro, como se dissesse de um tempo distante de seus leitores mais de 2000 anos; muito pelo contrario, ele avisa seus leitores (as Sete Igrejas) de coisas que "breve" iriam acontecer.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. mas oque esta escrito na internete pode ser verdade

    ResponderExcluir
  4. Não creio se tratar de tatuagem, laser) ou outra coisa qualquer. Sinal na mão ou na testa nos dá uma idéia de pensar e agir. É o modus operandi, estilo de vida. Todo aquele que pensa e aje contrário à palavra de Deus, possui de alguma forma a marca da besta/anticristo. Estas "marcas" não é para o futuro e sim para o presente. Veja nosso meio evangélico/gospel está cada vez mais distante de Deus. Nós Cristãos (pequenos cristos)devemos ter uma vida pautada pelo evangelho. Não podemos nos conformar com o mundo. Boa parte dos "cristãos" de nossos dias, sem saberem já estão com as marcas da besta, pis não pensam e nem aje como Cristo.

    ResponderExcluir
  5. AS PROFECIAS ESTAO SE CUPRINDO ta chegando a hora nao adianta mais o nosso deus santo todo poderoso esta vindo e sua profecias estao se cumprindo sigam suas religioes mas adore o unico deus e nao deixem implatarem esse maldito chip em vcs mesmo q a tribulaçao vai ser grande muitas pessoas vao tentar se matar e nada vai acontecer vao apenas sentir dor mas morrer nao pense nisso e nao seja vc um anticristo fazendo essa corrento podemos derrotar o inimigo e pregar um pouco da palavra para aquele q nao é conhecedor podem me criticar a vontade mas só estou fazendo aquilo que o senhor ta me tocando fiquem com deus....

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.