Corte de Cabelo e Uso do Veu: O que diz a Bíblia


Hoje responderemos pergunta nos enviada através do formulário, que questiona sobre o uso do véu durante o culto. Por qual razão os cristãos reformados – e quase todos os evangélicos – não adotam esta prática recomendada por Paulo à Igreja de Corínto? Para respondermos esta questão, reproduziremos, primeiro, texto do irmão Felipe Sabino, editor do site Monergismo, no qual ele fala a respeito do corte de cabelo.

Leiam atentamente o texto de Sabino, pois é de grande importância para a compreensão do uso do véu também. Depois, retorno com as considerações finais, numa abordagem voltada especificamente para o uso do véu na Igreja de Corinto.


Por Felipe Sabino de Araújo Neto

Gostaria de fazer alguns breves comentários, em prol da liberdade cristã, sobre o corte de cabelo para mulheres. 

Primeiramente, analisemos dois textos das Sagradas Escrituras:

1. Números 6:1,2,5 – “E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR...Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça”.

Em primeiro lugar, notemos que o mandamento acima foi dado diretamente por Deus: “Falou o Senhor a Moisés”. Seja o que for que o texto apresente, agradável ou não para nós, em concórdia ou não com a nossa teologia, é a Palavra de Deus, viva, eficaz e acima de tudo INERRANTE. Portanto:

a) – O próprio Deus instituiu o voto de nazireu;
b) – O voto se estendia tanto a homens com a mulheres;
c) – Uma das exigências era o não passar navalha sobre a cabeça.
Agora perguntamos: se as mulheres não cortavam e nem mesmo aparavam o cabelo (pois tal ato era e é pecado), como alegam certas pessoas, como Deus instituiria um voto onde ele permitisse a prática de um pecado? É o mesmo que dizer que Deus poderia ter instituído um voto no qual a pessoa poderia adulterar, mentir, roubar ou qualquer outro tipo de pecado.

Além do mais, que sentido teria tal voto para uma mulher, se a mesma já cumprisse a ordem “sobre a sua cabeça não passará navalha”? Seriam todas as mulheres, de todas as épocas, praticantes do voto do nazireado?

2. 1 Coríntios 11: - “Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”. 

O texto acima é muito usado, sem contexto e sem permissão, para “corroborar” a “doutrina” de que o corte de cabelo é pecado para mulheres cristãs, passível até mesmo de perda de salvação quando praticado:

Algumas poucas considerações devem ser tomadas do texto acima:

a) O texto diz de desonra e honra, e não de pecado. O que é desonra para o homem não o é para a mulher; o que é honra para o homem não o é para a mulher. Mais uma vez recorremos a Números 6. Se honra aqui, é sinônimo de pecado, como dizem os advogados do cabelo, como Deus mandaria algum homem praticar tal pecado? O texto é claro: cabelo crescido é desonra para homem. Se ter o cabelo crescido é pecado para o homem, como pode o Espírito de Deus ter se apartado de Sansão justamente quando ele deixou de praticar tal pecado? Mais uma vez vemos a incoerência de tais afirmações. Como disse o nosso Senhor: “Errais por não conhecer as Escrituras...”.

b) Como dito no item anterior, o texto fala de desonra e não pecado. Gostaríamos e estamos esperando até hoje que os defensores da abstinência de corte de cabelo apresentassem a prova histórica-exegética-gramatical para entendermos o termo dessa forma.

c) Da mesma forma, esperamos que seja provado que “crescido” significa sem corte ou aparo nenhum, e não simplesmente comprido. Não é de estranhar que tais pessoas recorram à novas visões, revelações e sonhos para “provar” tal fato (violando, sem temor, o mandamento expresso de não se acrescentar nada às Escrituras no desfecho do livro de Apocalipse; e ignorando a maldição a ser lançada sobre os tais que pratiquem o mesmo. Veja Apocalipse 22:18). Concordamos estritamente com a tradução Nova Versão Internacional quando cita assim tal versículo: “própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher?”. A base de nossa concordância com tal tradução não é tendenciosa, mas simplesmente pelo fato de ser uma tradução mais fiel aos originais, e que livra de erros de interpretação tais como o citado neste artigo. Convido o leitor a pesquisar qualquer léxico grego e comprovar este fato.
E para terminar, gostaria de enumerar algumas implicações desta “doutrina”: 

a) Salvação exclusiva – Como é do conhecimento de todos, uma das características principais e singulares de uma seita é a apregoação de uma salvação somente e unicamente em seus arraiais. Vide Congregação Cristã; Testemunhas de Jeová; Catolicismo Romano, etc. Contudo, sem perceber, os “defensores do cabelo” afirmam categoricamente que as mulheres de todas as outras denomimações que não praticam tal costume (ou seja, quase 99% das existentes no mundo) irão para o inferno, pois praticam freqüentemente e sem arrependimento tão vil pecado. 

b) Salvação “Moderna” – Outra triste implicação (espante-se!!!) de tal “ensino” é que não houve absolutamente nenhuma mulher salva antes de 1910. Estarrecido com tal afirmação? Pois bem (sem querer levantar acusações contra denominações ou pessoas, mas sim contra “doutrinas”), é do conhecimento de qualquer leitor da história eclesiástica do Brasil que a abstinência do corte de cabelo começou a ser anunciada em território tupiniquim a partir de aproximadamente 1910, com o início da Assembléia de Deus e da Congregação Cristã.

Todos os irmãos da Assembléia louvam os “Heróis da Fé” contidos no livro que leva tal título, publicado pela própria CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). Será que tais pessoas não enxergam que as inferências inegáveis da sua crença é de que todas as esposas, filhas e membros de sexo feminino de tais homens de Deus, ou seja, sob os cuidados pastorais dos mesmos,foram para o inferno por negligência deles? Será que eles não percebem que Moody, que é dito ter ganho 1 milhão de almas para Cristo, perdeu todas as que eram do sexo feminino, inclusive sua esposa e filhas, porque esqueceu de pregar sobre o terrível pecado do corte de cabelo? Quem se atreverá continuar chamando Spurgeon de “O Príncipe dos Pregadores”, se ele nunca pregou sobre tal pecado? O que adiantou o sermão “Pecadores nas Mãos de um Deus Irado” de Jonathan Edwards, se ele não advertiu as mulheres ouvintes do triste fim daquelas que cortarem ou apararem os seus cabelos? E assim por diante....Veja, leitor, as tristes implicações que poderiam ser multiplicadas aqui.  

Tal evangelho, que esperou aproximadamente 1910 para ter a primeira discípula genuína do mesmo, não é o evangelho que é “poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. 

c) Legalismo e não liberdade cristã – Muitos procuram em vão os motivos da frieza espiritual do povo evangélico. Embora, com certeza, haja muitas razões, umas delas é evidente: o farisaísmo existe nas igrejas. Em muitas igrejas não se prega mais o arrependimento, a confissão dos pecados diante de Deus e a fé inamovível no Cristo vivo. Ao invés disso é apresentada uma lista de pré-requisitos para ser contado como membro de certa comunidade. O uso de alguns chavões (glória a Deus, Aleluia, Sangue de Jesus tem poder), roupas diferentes, cabelo sem corte e “shazam”: sou crente, “salvo” em Cristo. O resultado de todo este legalismo é a produção em massa de prosélitos e não discípulos, de fariseus e não adoradores, de “sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”. Ao invés de se proclamar a liberdade conquistada por Cristo para o Seu povo, é anunciado um conjunto de tradições, de costumes, de práticas farisaícas modernas para se adquirir o favor divino. Quanta presunção! Quanto desprezo pelo sacrifício de Cristo! Pregam uma salvação baseada nas obras, o que é condenado veementemente pela Bíblia (Efésios 2:8 e outros). Tudo aquilo que Jesus condenou nos fariseus, tem ressuscitado nos nossos dias. Precavemo-nos de tal fermento.

Diante de tudo isso, só podemos concluir juntamente com o grande apóstolo: “As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo , mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne” (Colossenses 2:23). 




A questão do véu...
Por Marcelo Lemos

Pois bem, se o leitor acompanhou atentamente os argumentos do irmão Sabino sobre o corte de cabelo, e se verificou os mesmos nas Escrituras, já sabe que Paulo não condenou o corte de cabelo como algo pecaminoso, mas sim, que fez uma recomendação ética necessária aquele contexto.

A recomendação sobre o cabelo das mulheres da Igreja de Corínto, esta no mesmo contexto da recomendação sobre o uso do véu. Tanto que Paulo diz que o cabelo foi dado as mulheres “em lugar de véu”. Tendo essa relação em mente, devemos evocar, novamente, o fato de que a Bíblia impede que o corte de cabelo para as mulheres, e o cabelo crescido para os homens, seja algo pecaminoso. É impossível que tais coisas sejam pecado, já que Deus a ordena em votos especiais, no Narizeu. O voto é justamente o oposto do pecado, portanto, é completamente ilógico supor que Deus ordenaria que seus filhos PECASSEM para cumprir tais votos.

Isso nos deixa com um problema nas mãos: o motivo das recomendações Paulo sobre o cabelo e o véu. Para resolvê-lo, precisamos observar duas coisas: a) primeiro, como já fizemos, a impossibilidade de estarmos lidando com algo que é pecaminoso por si só; b) que Paulo fala sobre o assunto em termos de “indecente” e “honroso”.

Ora, se de acordo com a Lei de Deus não é indecente que uma mulher se tosquie completamente, sendo-lhe, na verdade, sinal de um voto de santidade (Narizeu); resta-nos verificar se havia algum problema cultural no lugar onde aqueles cristãos primitivos estavam inseridos.

O pano de fundo cultural era extremamente explosivo para a Igreja. De fato, ela andava sempre sobre o “fio da navalha”. Na questão que estamos abordando, não era diferente. Por um lado, a Igreja estava cercada pelos judeus, de onde nasceu, e para os quais era coisa completamente indecente que a mulher participasse do serviço de adoração sem o véu. Do outro lado, para piorar a situação ainda mais, as mulheres gregas não se cobriam em seus rituais pagãos e, em muitos casos, chegavam a raspar a cabeça para indicar serem sacerdotisas pagãs, o que as fazia “prostitutas sagradas”. Portanto, Paulo está lidando com uma questão cultural muito explosiva.

Não se trata, observem, de Paulo estar dando um mandamento inquestionável. No versículo 16, por exemplo, o apóstolo reclama: “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as Igrejas de Deus”. Ou seja, ele sabia que muitos não iriam gostar daquela regra, e iriam fazer barulho (certamente porque sabia do espírito contencioso daquela Igreja); então, ele diz que a participação de mulheres no culto público sem o uso do véu não era “nosso costume”, ou seja seu costume pessoal, nem o costume “das Igrejas de Deus”, ou seja, todas as demais igrejas seguiam as recomendações do apóstolo.

Isso é interessante, pois apesar de Paulo afirmar a universalidade da prática da Igreja, ele não anatemiza quem pensa o oposto, mas reclama de que tal pessoa estaria contrariando o costume dos demais cristãos daqueles dias. E aqui temos a chave para o problema: a Lei de Deus impede que o corte de cabelo, e a falta do véu, seja algo pecaminoso, e nem Paulo diz que é pecaminoso, mas sim, que era o costume das igrejas daqueles dias – certamente por causa do pano de fundo cultural de seus dias.

De modo que, não é pecaminoso que, hoje, esta ou aquela cristã queira apresentar-se ao Senhor usando o véu, é perfeitamente possível; só não é possível criar, em cima das recomendações de Paulo, um mandamento moral que obrigue todos os cristãos, em todos os lugares.

45 comentários :

  1. A paz do SENHOR.

    Nesse artigo,ambos os textos,são sofismáticos,de uma exegese forçada,cheios de subterfúgios (e de uma ignorância quase ou totalmente infantil,quando nota que os Heróis da Fé jamais pregaram contra o corte de cabelos!!!...)

    Foi dito:
    "só não é possível criar, em cima das recomendações de Paulo, um mandamento moral que obrigue todos os cristãos, em todos os lugares. "

    TERRÍVEIS DIAS DE RELATIVISMO MORAL!

    O que dizer dos muçulmanos radicais(xiitas) que condenam tal prática?O que dizer dos judeus radicais(ortodoxos)que condenam tal prática?O que dizer dos cristãos radicais(mormente os pentecostais!)que condenam tal prática?
    De ondevem a tradição deles pelos séculos?
    É inimaginável pensar em uma mulher hebréia do AT CORTANDO O CABELO POR SIMPLES CAPRICHO...

    E quanto a tese infantil deque os Heróis daFé nunca pregaram contra corte de cabelo...E PRECISAVA?Pegue um livro de gravuras antigas e observe as fotos das mulheres...

    UMA MULHER CORTAR O CABELO É SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ ABOMINÁVEL DIANTE DE DEUS.

    Graças a Deus que a Assembléia de Deus continue pensando assim.

    Shalom.

    ResponderExcluir
  2. Defendendo a fe;

    Me diga se a sua Igreja defende o uso de veu.

    ResponderExcluir
  3. Defendendo a Fé (de que santos?)
    Não entendi, a assembleia de Deus usa véu?
    A maioria das assembleias hj só preservam o cabelo grande, mais nada de cabelo despontado...
    UmA mulher cortando o caBELO É ABOMINAVEL diante de Deus, ONDE ESTÁ ISSO NA BÍBLIA????

    ResponderExcluir
  4. Está criatura que postou o primeiro comentário nem sabe o q está falando. é um desses religiosos fanáticos que AMAM a doutrina e esquece de Cristo. Converta-se a Cristo e esqueça a religiosidade, querido.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero entender apenas o porque de Paulo estar falando sobra a autoridade dos "Anjos"(vs:10). Se a questão era contextual, porque os anjos seriam ofendidos se as mulheres não trouxessem véu na cabeça?

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não entendi porque Paulo está se referindo aos "anjos" (vs: 10). Se a questão era contextual, porque as mulheres de Corinto ofenderiam seres espirituais imortais com o não uso do véu?

    ResponderExcluir
  7. Luiz;

    Os anjos assistem nossas celebraçoes liturgicas, de modo que eh natural que eles se ofendam com exemplos de insubordinaçao, e se alegrem com nossa submissao. Pelo contexto, parece haver grande discordia sobre o assunto na Igreja - provalmente algumas mulheres se recusavam cumprirem aquele sinal de submissao, assim como muitas hoje desejam posiçao de autoridade espiritual sobre a Igreja.

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz do SENHOR para sua vida irmão Marcelo... Tenho discutido este assunto já faz algum tempo com o irmão Luciano, do MCA. O irmão Mencionado, assim como você, utilizou o mesmo argumento de que os anjos nos assistem. A grande questão, com todo o respeito aos irmãos, é: Onde na ESCRITURA é ensinado que os anjos celestes "assistem nossas celebrações litúrgicas"? O texto usado pelo irmão Luciano foi Hebreus 1.14, sendo que, considerando o contexto, os anjos não ministram para as celebrações litúrgicas, mas "a favor dos que hão de herdar a salvação". O aspecto trabalho pelo escritor da carta nesse texto é o missiológico, e não o litúrgico.
    Eu só desejaria que algum irmão me mostrasse claramente na Escritura, 1 texto que ensine o auxílio dos anjos no culto da igreja.
    Eu até havia comentado com o irmão Luciano a possibilidade de interpretar tais "anjos" da mesma forma que na carta do Apocalipse ("Ao Anjo da igreja..." Ap: 2.1), já que, nem Paulo, nem João, estariam escrevendo a seres celestiais e sim a igrejas de sua época.
    Por favor, peço ao irmão que considere as sugestões acima e dê o seu parecer...

    Que o SENHOR JESUS o abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Foi dito:

    "Está criatura que postou o primeiro comentário nem sabe o q está falando. é um desses religiosos fanáticos que AMAM a doutrina e esquece de Cristo. Converta-se a Cristo e esqueça a religiosidade, querido."

    Sou un FANÁTICO QUE AMA A DOUTRINA SIM,e daí?

    Sou assmebleiano desde que nasci.E vc é o que:??é de uma denominação neo-pentecostal?sE FOR,TE ENTENDI.


    Vc tem cabelo comprido???

    E minha igreja não defende o uso do véu,.

    O CABELO FOI DADO EM LUGAR DO VÉU.Quer rapar a cabeça,mulheres?Então use véu.É isso que a bíblia diz.

    ResponderExcluir
  10. Ao irmão “DEFENDENDO A FÉ”...

    ...Somos gratos por seus comentários e, como sempre, publicamos e respeitamos aqueles que divergem a opinião do blog. Entretanto, não podemos deixar de apontar várias falhas em seu argumento;

    I - Primeiro, eu questionei sobre o uso do véu justamente por saber que a sua denominação, AD, não o exige – o que demonstrar que a exegese que fazem do texto é equivocada. Sim, pois Paulo não diz que o cabelo SUBSTITUIU o véu, mas sim, que o cabelo JUSTIFICA O USO DO VÉU. Observe o que é dito no versículo 6: “Se a mulher não se cobre com o véu, tosquie-se também”. Ora, se o cabelo SUBSTITUISSE O VÉU, Paulo jamais ordenaria que aquelas mulheres que se recusavam a se cobrirem com o véu, raspassem a cabeça! Neste caso, ele deveria dizer: vocês devem optar, ou usam o véu, ou deixam o cabelo crescer. Neste caso se poderia falar em “substituição”.

    O irmão, erroneamente, diz que a Bíblia ensina que “se a mulher quer rapar a cabeça, então, use o veu”. Nada disso. O que Paulo diz é “Se a mulher não se cobre com o véu, tosquie-se também”. Vou inverteu o argumento de Paulo, falsificou – ainda que inadvertidamente – o sentido do texto inspirado.

    Quando no verso mais adiante ele diz “o cabelo lhe foi dado em lugar do véu”, apenas demonstrar que o uso do véu era exigido durante a Liturgia, mas não fora dela; no dia a dia, o cabelo lhe servia de como véu.

    II – Segundo, a exegese pentecostal (tradicional, como ocorria na AD antigamente) é errada, pois o texto fala de ser “indecente” que a mulher RASPE a cabeça, e não que CORTE O CABELO. Não são a mesma coisa, nunca foram, e nem vão ser! E, mesmo o “rapar”, é dito ser “indecente”, mas não pdoe ser pecaminoso, pois no caso de se fazer um voto, a mulher poderia rapá-lo.

    III – Terceiro, o irmão acusou o texto do irmão Sabino se ser “infantil”, pois ele argumentou que os “herois da fé” - admirados pelos pentecostais – jamais proibiram o corte de cabelo. Então, sua resposta foi que as mulheres não cortavam seus cabelos, e por isso, eles não precisavam argumentar contra.

    Ora, isso é um erro histórico dos mais graves. As mulheres não rapavam a cabeça, mas cortam o cabelo – mesmo entre os puritanos e metodistas, que foram super-radicais no quesito 'santidade cultural'. Além disso, não só suas mulheres cortavam o cabelo, e se ataviam de modo muito elegante, como também seus maridos – pregadores, teologos, missionários – ostentavam ENORMES CABELEIRAS, que quando não eram naturais, APELAVA-SE PARA O USO DE PERUCAS.

    Portanto, observe meu querido irmão, que seu legalismo nesta área, além de não poder ser sustentado na exegese saudável do texto, como também vai contra a história da Igreja, e lança no inferno os “herois da fé” que a sua própria denominação tanto admira.

    Peço, humildemente, que o irmão reflita sobre estas questões, e nos responda.

    De seu conservo;

    + Rev. Marcelo Lemos

    ResponderExcluir
  11. Querido irmao Luiz, sua pergunta e tao boa e interessante, que tomarei a liberdade de lhe responder atraves de um artigo dedicado especialmente ao tema - ate porque, Liturgia, e um trabalho que nos estamos procurando desenvolver aqui no Olhar Reformado.

    Obrigado, mais uma vez, por sua importante participaçao.

    paz e bem!

    ResponderExcluir
  12. Que a graça, paz e sabedoria de Cristo lhe seja multiplicada, meu irmão... Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Acabo de encontrar seu blog lendo um texto seu no Genizah, gostei bastante. Sou membro de uma igreja Pentecostal que até pouquíssimos anos atras trazia quase todos esses costumes das igrejas Pentecostais, quanto ao uso de saias, cabelos longos e o não uso de brincos ou qualquer adornos por parte das mulheres, graças a Deus que temos olhado com mais clareza para as Escrituras e que o Espírito Santo tem nos guiado cada dia mais para a Graça de Deus, longe dos legalismos e de farizaísmo. Nosso olhar tem de estar vontado para Cristo, para seu Evangelho, enquanto nos prendemos a usos e costumes, deixamos de levar a Palavra de Deus à aqueles que estão perdidos. Creio que todo exagero se torna um vício, e todo vício é um pecado. Acho um absurdo alguém acreditar que se uma mulher temente a Deus e serva fiél pode perder a sua Salvação apenas por um corte de cabelo. Isso é negar a Graça e se aprisionar a uma "Nova Lei" que apenas condena ao invés de libertar. Pelo menos é a minha opinião!

    ResponderExcluir
  14. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Irmão Marcelo, estou aguardando (ansiosamente) o artigo litúrgico. Por favor, não se esqueça.

    Que o SENHOR JESUS nos abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Graça e paz do SENHOR querido irmão a sete anos eu e minha familia congregamos em uma AD do interior de Porto Alegre e vivemos um momento muito serio de questionamento do que seria doutrina e costume e seu artigo foi muito esclarecedor poucos tem coragem de argumentar usando a palavra de DEUS de maneira clara uso os cabelos compridos mas porque gosto e sei que e´apenas um costume em nossa igreja dentre muitos outros pena que muitos valorizam muito estas coisas e esquecem o principal objetivo da igreja nessa última hora.PARABÉNS que o SENHOR seja convosco as mudanças vem acontecendo aos poucos mas com certeza já fazem parte da vida dos irmãos da AD.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Marcelo...
    pelo texto, muitas pessoas não conseguem ter essa concepção sobre o uso do véu.

    ResponderExcluir
  17. complemento:
    pois muitos utilizam do VS:15, "O cabelo-lhe foi dado em lugar de véu", para dizer que o cabelo da mulher é um véu, por isso em algumas denominações não utilizam o mesmo.

    mas acredito eu que se torna vago e sem muitas explicações e contraditorio com o restante dos versos do cap 11,o não uso do mesmo, podemos ver que no vs:10 fala que a mulher deve ter na cabeça sinal de puderio ou submissão acredito,
    no caso o véu dentro da igreja,

    e o cabelo comprido para mulher era honroso naquela época para a diferencia-las das prostituidas,

    então seria o cabelo , para a sociedade como honra,

    e o véu na igreja para submisão;;

    ...

    ResponderExcluir
  18. aos amigos do blog,paz do senhor jesus!

    gostaria de saber a visão do irmão quanto ao uso joias,e vestimentas das mulheres na igreja de cristo jesus?

    ResponderExcluir
  19. paz do senhor jesus!gostaria de saber em relação as vestimentas das mulheres se usar decóte é premitido,sais justas ao corpo,pequenas acima do joelho,joias,cabelos pintados etc..,

    ResponderExcluir
  20. Luiz; estaremos respondendo num artigo em breve, ok?

    Paz e grato pela participação.

    ResponderExcluir
  21. PAZ AMADOS !!! GÁLATAS 6:15 - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

    SEM ENTRAR NO CONTEXTO DE GÁLATAS, PELO AMOR DE DEUS GENTE,O QUE TEM VALE É SER UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO E NÃO O CABELO KKKKKK, CUIDADO COM ESSA TÍOLOGIA DOGMATICA E FANATICA, POR FAVOR ADEPTOS DOS CABELOS, ESTUDEM HEMENUTICA ANTES DE FALAR ESSE MONTE DE ABERRAÇÃO TEOLOGICA ! JESUS É TUDO !!!!

    ResponderExcluir
  22. assunto ultrapassado as Assembleia de Deus não adotam mais tais costumes em sua maioria está liberado. Talvez Marcelo tenha sido ferido no passado e vive atacando outras igrejas onde está o amor e perdão. alias não se esqueça que calvino mandou muitos para morte como os catolicos romanos na epoca da inquisição . alias os anglicanos conservam alguns costumes liturgicos do catolicismo romano

    ResponderExcluir
  23. ANOMINO;

    Em primeiro lugar você leu o artigo de modo relapso, do contrário saberia que o tema foi sugerido por um leitor do blog. Ora, se o leitor perguntou, significa que o tema não é ultrapassado, e também que não fomos nós que resolvemos, do nada, atacar esta ou aquela teologia.

    Em segundo, você mesmo diz que está sendo liberado, ou seja, ainda existe quem pensa assim, inclusive, denominações inteiras (no caso do véu, especialmente).

    Recomendo que antes de criticar, faça uma leitura critica, a fim de poder criticar com propriedade.

    Abraços!

    Marcelo Lemos

    ResponderExcluir
  24. A PAZ DE DEUS eu quero dizer que voces procura de todas as fomas criticar uma doutrina, e se esquece que a CCB é uma obra revelada por Deus e sua sã doutrina também, Francescom foi apenas um vaso nas mãos de Deus assim como ele usou dos apostulos que foram vasos nas mãos de Deus.E outra coisa ja estive antes da CCB NA ASSEMBRÉIA e ai Deus nuca falou e nem fala face a face dentro do coração, e nós recebemos as palavras revelada pelo o espirito Santo no culto e fala com nossas almas e recebemos a presença de Deus no coração poristo que seguimos tua sã doutrina ele mesmo é o altor e conssumador desta obra santa revelada pelo espirito SANTO, se duvidar é so visitar de coração aberto, o que vejo voces falando como se Cristo fosse um impostor pois as dourinas da CCB foram revelada por ele mesmo,e toda a doutrina da CCB esta escrita nas escrituras, voces que não a conhece pois esta obra é totalmente espiritual guiada pelo esporoto santo, e a saldação com osculo santo esta em Romanos 16 cap. 16 e leiam mais em baicho e veras que os que contende não serve nosso Senhor Jesus Cristo e doutrinas de homens que vos engana,leia 23 de mateus e veja que Pastor é só Jesus, 10 de S. JOÃO , É COMO DIS EM 23 DE MATEUS condutores de cegos é umcego condizindo o outro, ambos cairão na cova,le 56 de ISAIAS VERCICULO 8 em diante, 34 se ezequiel ,despois le o salmo 1 , e salmo 149, e 12 de ecresiaste, e 35 de Isaias ai esta a obra revelada por Deus do samo um 12 de ecres, salmo 149 35 de Isaias,

    ResponderExcluir
  25. PAZ do senhor para os de cristo .me adimiro muito com tanto legalismo,ideologia,e ponto de vista humano querendo infiltrar no campo evagelico, apoz mais de dois mil anos que o senhor jesus veio aqui na terra como homem com a finalidade de salvar o pecador que se havia perdido.lc 19:10 O evangelho pregado por jesus e tao simples, nao era mencionado exegese nem hermeneutica, por isso nao havia tanta confusao na interpretaçao biblica. quando jesus perduava um pecador ele dizia vai e nao peques mais joao 8: 11.- a questao era nao pecar mis, a abstinencia do pecado era o suficiente para a salvaçao, tem tantas coisas que estao sendo questionadas que nao traz edificaçao,enquanto que umas bem conveniente sao relegadas veja o que impede o homem a entrar no reino de DEUS.galatas 5 :19-21

    ResponderExcluir
  26. Olá.
    O mesmo Paulo que falou sobre o veu e o cabelo comprido diz em Galatas 5:1-15 que o que vale é a fé em Cristo e nao a tradiçao e costumes. Que tudo se resume a amar o proximo como a ti mesmo.
    Tambem que nao se deve usar a liberdade em Cristo para a pratica do pecado. Mas o que foi postado nao diz respeito a pecado e sim a costume de uma epoca, melhor dizendo povo; porque hoje existe milhoes de povos diferentes com seus costumes e tradiçoes.
    Seré mesmo que Paulo ordenaria os irmaos de Corinto a seguir tais regras e para os Galatas diria que o que vale é a fé em Deus e nao os tradiçoes? Vamos entender que cada igreja passava por um momento e tem um contexto a ser analisado.
    obrigado. Leiam Galatas 5;1-15 e reflitam sobre o que ele disse a igreja de Corinto.

    ResponderExcluir
  27. se fala tanto em costumes e doutrinas porem como disse uma leitora mas amor que e bom nada os primeiros que pecam sao os que mais exigem

    ResponderExcluir
  28. Antonio Carlos, mineiro de Ipatinga. Fico muito triste de ver alguns irmãos ofenderem uns aos outros por questões doutrinárias.A Palavra de Deus nos ordena que devemos pregar o evangelho em tempo e fora de tempo e quando tivermos oportunidade. Por que não usarmos as armas que temos para lutarmos juntos contra nosso inimigo comum, ao invés de degladiarmos. Deus é Deus de paz e não de guerras. Fiquem na Paz.

    ResponderExcluir
  29. Legal estes textos respondidos sobre o uso do véu o corte de cabelo o cabelo comprido a reverência na igreja a ordem no culto o temor a Deus criador a santidade devida pelos homens. Gostei muito. Legal. Muito mesmo. E quanto a pratica é licito usar até hoje o véu o cabelo comprido e o curto? Será que precisamos caminha para estas praticas do passado ou simplesmente devemos adotar a nossa própria forma de adoração? Somos servos ou senhores? Devemos criar a adoração ou aprender como se faz? Para tanto como a própria explanação teológica diz; a bíblia é o manual do ser humano. E então temos que ficar discutindo de Paulo era cabeludo ou curto? Se as discípulas ou as mulheres eram carecas. Para estas respostas temos a explicação perfeita dos fatos na palavra ou bíblia, que nos diz com clareza o que devemos fazer para alcançarmos a salvação. Todo o que crê e for batizado ser salvo, mas o que não que...; Devemos questionar o evangelio e sua doutrina, sua forma de pensar e suas pratica que por sinal estão relatadas na palavra ou bíblia. A teologia é importante para educar quanto ao auxilio para um compreensão sistematizada dos fatos da história, mas ela não muda e não pode mudar o sentido e a manifestação palavra no seu contexto principal. De modo que se ela muda qualquer coisa ou um pequeno léxico em seu sentido original, então sua aplicação seja por quem for é tendenciosa. Pensem bem devemos ou não usar das doutrinas contidas na palavra da Bíblia. Estamos ou não na graça e por isso somos os maiores contemplados e devemos ficar felizes por isso. Porque esta escrito que a salvação não por obras, mas pela graça para minguem se gloriar e é um dom de Deus. Somos eleito a salvação e devemos por tanto obedecer o que é e foi revelado por Deus ao que escreveram a bíblia. Se em corintios esta escrito que se deve usar o véu usaremos e se lá esta escrito que devemos ter cabelo crescido ou curto usaremos também. Porque se é revelação de Deus a eles por meio de Paulo, quem somos para mudar o seu sentido? Que todos nos deixemos nos entendimento de lado e prestemos mais a atenção no que é a nos falado. Porque é melhor ouvir do que falar. A paz a todos!

    ResponderExcluir
  30. Primeiro quero dizer que não sou de nenhuma denominação, pois o Eterno não tem parte com nenhuma delas, segundo não podemos trazer pra igreja o voto de nazireu, pois não é doutrina cristã, terceiro quando o apostolo ensina sobre o cobrir a cabeça, ele não se refere a costume, pois ele fala por causa dos anjos, e anjos não se limitam geograficamente. O cobrir a cabeça é um sinal de autoridade para que a mulher possa orar ou profetizar, em timoteo ele ensina que a mulher deve ficar calada na reunião da igreja, ora como poderia a mulher orar, somente trazendo sobre a cabeça o sinal de autoridade que lhe foi dada pelo Eterno. Quando diz que o cabelo lhe foi dado em lugar de véu, e não em lugar do véu, é que ele quer informar que o cabelo é um véu natural da mulher, porém na hora de orar a mesma deve usar um véu coloca-se sobre a cabeça. Ele nem sequer fala de costume e nem tão pouco diz que é um culto publico, pois eles não se reuniam nas ruas para adoração mas somente nas casas. Meu e-mail antoniomarco_albuquerque@yahoo.com.br ///////// marcoal2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Pecado grave é escrever com tantos erros assim, cruzes...

    Ana

    ResponderExcluir
  32. Se um simples "uso e costume", trazem tamanha desavença,fico a imaginar o pecado! Como todos opinaram sobre a questão, deixo minha opinião: O grande "X" da questão não esta no véu, corte ou não do cabelo e sim na sua intenção. Nos amados, olhas e julgamos pela ação mas DEUS nos julga pela nossa intenção. Então cortando ou usando véu seja abençoado (a).

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o texto. Estou muito feliz pela exposição feita de modo respaldado, coerente e respeitoso. Inclusive estou ansioso pelo artigo sobre liturgia.
    Luiz

    ResponderExcluir
  34. Eu creio que o corte de cabelo faz parte de uma doutrina muito linda...

    Lembra: ser a diferença....

    E Eu uso meu cabelo como o meu veu...

    Meu temor não permite que eu corte..

    Deus cobra coisas diferentes de cada um, o Espirito santo trabalha em cada coração como ele deseja..

    Uma irmão não usa batom, por exemplo, não se sente bem Deus cobra isso dela...

    Uma usa é sente a presença de Deus igual...

    Ele quem manda nas coisas, então ouviremos a voz do altissimo...


    A paz do Senhor meus amados irmãos!!

    ResponderExcluir
  35. a questão é pode ou não cortar o cabelo segundo a bíblia .quem não usa o véu tosquia-se também e tosquiar é cortar .continua com duvida me ajudem por favor .Deus abençoe .

    ResponderExcluir
  36. os textos que supostamente falam de cabelo (1corintios11 , 1Pedro3,3) não estão tratando desse assunto, ou seja a Biblia Não fala sobre corte de cabelos, ela esta falando de AUTORIDADE.

    Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
    E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
    Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
    Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a (Cristo)cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
    Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a (homem)cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.

    Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se(cortar rente) também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.

    O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.

    Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.

    Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

    Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

    Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.

    Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.

    Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?



    Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?

    <Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
    Mas, se alguém quiser ser contencioso(duvidoso, litigioso, controverso), nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.



    Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
    Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
    E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. 


    1 Coríntios 11:1-19

    ResponderExcluir
  37. Leiam Gálatas capitulos 5 e 6,embora fale sobre circuncisao, serve perfeitamente para o assunto dos cabelos e do veu ...

    ResponderExcluir
  38. Cabelo comprido ou curto? Se para os homens cabelos curto e para as mulheres longos? " não ensina a mesma natureza que para o homem ter cabelo comprido e desonroso, mas para a mulher ter cabelo comprido e honroso, por que o cabelo foi lhe dado em lugar de véu "

    ResponderExcluir
  39. Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? a mulher deve orar e profetizar com o uso do véu.
    nas ruas em casa "quando não está orando e nem profetizando".... aí sim não usa-se véu pois lhe foi dado em lugar de véu ("cabelo")
    MAIS ORANDO E PROFETIZANDO SIMponha o véu. não sejam duvidosos, pois a Igreja de Deus não tem tal costume, de ser duvidoso.
    ***Mas, se alguém quiser ser contencioso(duvidoso, litigioso, controverso), nós não temos tal costume,NEM AS IGREJAS DE DEUS***AMÉM

    ResponderExcluir
  40. A Paz de Cristo.
    Li o texto,concordei com a primeira parte, o cabelo pode ser cortado sim, mas deve permanecer comprido poque é sinal de honra para a mulher, mas discordo com o não uso do véu na igreja, se avaliarmos o original, o cabelo é dado como mantilha e não como véu.
    Portanto a mulher na igreja tem que se cobrir sim com véu.
    Obs:Usar véu ou não cortar o cabelo, não é ponto de salvação
    SALVAÇÂO é aceitar CRISTO COMO SEU SALVADOR E SE ESFORÇAR PARA SER OBEDIENTE A SUA PALAVRA.
    A PAZ DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  41. Paz do Senhor Jesus,
    cortar o cabelo é sim doutrina ensinada na Palavra de Deus, Paulo ainda diz mais acerca de quem quer ser contrario a isso, "se alguém quer ser contensioso, nós não temos tal costume, nem as "igrejas de Deus".
    Igrejas de Deus, a igreja de cristo é uma igreja santa, Santo quer dizer separado, um povo que não adultera com o mundo e não prevarica a doutrina ensinada na Palavra de Deus, que é a santificação, a separação da Igreja com o mundo.
    Tiago 4:4 - "Adúlteros e adúlteras, não sabeis que amizade com o mundo é inimizade com Deus? Qualquer que se fizer amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus."

    ResponderExcluir
  42. Olá a todos! estava conversando sobre esse assunto aqui onde trabalho, quando uma colega , comentou sobre doutrina.....nao sou evangélico nem católico simplesmente por haver esse tipo de duvidas, cortar cabelo , proibido, permitido... E li todos os comentários....mas a pessoa que postou corintos 11:1-19 me convenceu.....achei que esse trecho derruba todos os outros argumentos....e nao precisa estudar teologia para entender, pois agora sei os evangélicos estão certos nesse assunto também, aprendi lendo seus comentários...que nos , quando nao queremos aceitar algumas coisas da biblia sempre mostramos muitos argumentos baseados em achismos, acho isso acho aquilo.....mas a certeza só aparece quando buscamos ouvindo ( no meu caso lendo vocês) em silencio, e querendo saber a verdade, entendi que foi preciso primeiro ler os textos cheios de autoridades, afirmando que nada a ver cortar as madeixas, que são apenas doutrinas dos homens, pra depois no final aprender a verdade..... E a verdade me libertou.....ao menos essa duvida nao tenho mais... Abraço a todos

    ResponderExcluir
  43. FALOU UMA TONELADA NÃO ENTENDI UM SÓ GRAMA...desonrar não é mais pecado,então irei desonrar minha mãezinha e meu paizinho,pois é o que acontece quando um homem ora ou anuncia a mensagen de Deus com o cabelo de bicha,ô, quero dizer de mulher(CRESCIDO OU COMPRIDO TANTO FAZ COMO TANTO FEZ),está ofendendo a honra de Cristo ressurreto(Icor.11:4), ñ esse morto efeminado da igreja católica.Seu Sabino PEDRA DE TROPEÇO,nós Homens com H maiúsculo somos a imagem e semelhança de Deus(Gên.1:26,27).Sabe o Q isso quer dizer q somos parecidos com ele...Tu achas q Deus-O TODO PODEROSO-tá em seu trono de pernas cruzadas e com cabelo de bicha não digo mais nem com cabelo de mulher,pois mulher que teme ao Senhor honra seu marido orando e anunciando a mensagem de Deus ñ com o cabelo cortado,quanto mais rapado(Icor.11:5).Como o senhor mesmo frisou isso era coisa de ´´prostitutas sagradas´´pros judeus,q segundo jesus,q aliás era também judeu,disse q a salvação vem dos judeus,entendo q ñ é de grigo,brasileiro,asiático,índio etc.quem somos nós graças a Deus q eles tropeçaram senão o q seria de nós raça imunda.Resumindo assim como o marido não tem que ofender a honra de Cristo q tá debaixo da autoridade de Deus,muito mais a mulher tem de ofender a honra do marido q temem ao Senhor-Deus-Pai.Amém.Perdoe-me por eu ser rude de palavras.

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.