Desafiando Brother Eli Soriano



Marcelo Lemos

Você já ouviu falar no pregador Eli Soriano, também conhecido como Bro Eli? Um Filipino muito carismático que tem arrebanhado adeptos no Brasil, especialmente com seu discurso a respeito de como a Igreja deve relacionar-se com o Dinheiro dos fiéis. Num contexto onde as falcatruas tiram o sono dos apologistas evangélicos, não é de se admirar que com seu discurso ele conquiste tantas mentes e corações. Segundo a organização comandada por Bro Eli os dizimos não devem ser ensinados hoje, os não cristãos não podem ofertar, e a Igreja não pode assalariar ministros do Evangelho. E isso não é tudo, nem mesmo a Doutrina da Trindade escapa da palavra afiada do simpático filipino.

Algo muito apreciado por Bro Eli são os debates contra ministros evangélicos. No vídeo abaixo podemos ver o filipino "dando uma surra" num jovem pastor "assembleiano". Eu pretendo ser o próximo a aceitar o desafio para um debate. Porém, sugeri a Eli Soriano uma modalidade diferente da usada por ele: quero um debate escrito, onde temos a oportunidade de citar fontes, documentações e coisas próprias de um debate teológico.  Ao que parece o debate será aceito, faltando apenas acertar melhor os detalhes.

Debate contra pastor "assembleiano" (o jovem se converteu ao grupo de Eli Soriano):

http://ocaminhoantigo.tv/debate/assembleia-de-deus-p1/

O tema do debate, proposto por mim é: "Pode a Igreja de Deus Assalariar Pastores/Ministros?".

Eu entro com a AFIRMATIVA; ou seja, defendo que a Igreja pode, e em alguns casos até deva assalariar pastores e/ou ministros do Evangelho.

Eli Soriano, lider da Igreja de Deus Internacional, entra com a NEGATIVA; ou seja, ele nega que a Igreja possa assalariar pastores e/ou ministros do Evangelho.


Porque não desafiá-lo duma vez em temas como a Trindade? Justifico que seu discurso sobre dinheiro é o mais chamativo e o que mais cativa aqueles que foram feridos na caminhada cristã - e vou provar que ele está seduzindo as pessoas com base numa exegese equivocada; ou seja, quer consertar uma mentira usando outra.

A media que os detalhes forem sendo acertados entre nós estarei informado vocês aqui no Olhar Reformado. E se puderem não deixem de divulgar o evento. Orem para que, sendo acertado o debate entre as partes, que tudo seja feito para a Glória de Deus, e a salvação das almas.

Paz e bem!

25 comentários :

  1. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Estarei orando por você meu irmão. Não permita que ninguém tente difamar o glorioso evangelho de nosso SENHOR. E, no que precisar, conte comigo!

    Que o ESPÍRITO SANTO o conduza para o aprisionamento deste pensamento ao "conhecimento de Cristo" (2 Co: 10.4-5)

    ResponderExcluir
  2. Eu ouvi o Eli Soriano algumas vezes. Alguns temas ele trata com embasamento bíblico mas em muitos ele só lê um testo e foge do contesto ,como é dito "TESTO FORA DO CONTESTO VIRA UM PRETESTO".
    Estaremos orando por você sabendo que tudo isso é para glória de Deus.
    Bispo Francisco Buzzo

    ResponderExcluir
  3. Duvido que ele aceite, que seria bom seria,kkkk

    ResponderExcluir
  4. E aí Marcelo? Tude Bem? Cara, não perca tempo com esse Soriano. Aliás, duvido que ele aceite, para valer, um debate onde ele não possa usar sua verborragia.

    Não perca tempo em um debate com quen está longe de buscar a verdade, antes sabe do seu erro, e só aceitaria um debate para colocar o nome na praça.

    Tempos atrás, me deparei com ele falando algo a respeito da extorçao que a dita "igreja evangelica brasileira" pratica. No começo é legal, até porque ninguem fala isso em cadeia nacional, mas em poucos minutos ele começa a botar as manguinhas de fora... Torce demais a escritura...

    Depois dei uma pesquisada no google, nao averiguei a veracidade das notas, mas até prisao por extorção religiosa ele já sofreu em seu pais de origem...

    Pregue a Palavra aos que estao a sua volta, pregue sobre o melhor uso que se pode dar ao dinheiro que a comunidade levanta, pregue sobre o dízimo como ato de amor para os pobres, e como manutencao do movimento de fé que elas acreditam, e nao como imunidade do gafanhoto do mal. Quem te ouvir e entender, de cara vai discernir o chamariz do só-errando.

    Abraços, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Leonardo, eu tenho uma impressão semelhante a sua do quadro; mas vejo assim: se ele tem interesse em provar seu ponto, e não quer apenas um "show" para aparecer, aceitará o debate. E se aceitar, provaremos que ele distorce as Escrituras. Não me preocupo com Eli Soriano, mas sim com o estrago que ele pode causar na alma de quem, sem preparo, o escuta.

    Abraços querido!

    ResponderExcluir
  6. Pergunte a ele quem são os SANTOS que a bíblia relata Apocalipse 14:12 Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus Cristo.
    PERGUNTE SOBRE ESSE TEMPLO: Mateus 24:1,2 Ora, Jesus, tendo saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos, para lhe mostrarem os edifícios do templo.
    Mas ele lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.
    Atos 17:24,25 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas.
    Obs: Gostaria que ele respondesse sobre esse templo, no caso aqui "igreja".

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor,
    Meu irmão, será este tal de brother não poderia pegar alguém do Philippines General Council of the Assemblies of God (represetantes das Assembléias de Deus americana), onde há homens mas capacitados (teologicamente) para discutir tal assunto. Fico triste por um jovem como esse ter toda uma família de Pastores no seu passado e ser tão cru no que diz conhecimento exegético e hermenêutico da Bíblia.

    ResponderExcluir
  8. Debates, debates, debates.........Vocês sabem por que existe tantas igrejas hoje em dia? Simplesmente porque toda avaliação, interpretação, são norteadas por nossa subjetividade, ou seja o que eu leio eu interpreto, avalio de acordo com a minha visão, por isso existem hoje tantas igrejas, inclusive comercializando a palavra de Deus. Não sou evangélica, tampouco católica, mas o que estou vendo é que as igrejas evangélicas que tanto condenaram as indulgências da igreja católica estão fazendo o mesmo: vendendo a salvação. Meu Deus eu tenho até pena desses infratores travestidos de pastores, apóstolos, brother,e etc, etc, etc,,,,

    ResponderExcluir
  9. Não escrevi nenhum comentário obsceno. Por que não postaram? Por que não defendi nenhuma religião?

    ResponderExcluir
  10. "Anomina", seu comentário demorou para ser publicado apenas devido ao fato de eu estar sem tempo para acessar a net, conforme avisei aos leitores nas postagens mais recentes. Aqui publicamos TODOS os comentários, favoráveis ou não, exceto se violam o bom senso ou a Lei.

    Ademais, seu comentário foi muito bom!

    ResponderExcluir
  11. VCS FALAM MAL DO ELI SORIANO E NÃO SÃO CAPAZES DE DESAFILO EM UM DEBATE , COVARDES !!!

    ResponderExcluir
  12. QUERO VER DESAFIALO EM UM DEBATE !!!

    ResponderExcluir
  13. ATENÇÃO NÃO SOU DONO DA VERDADE,MAS QUERO APRENDER A CADA DIA,MAS ACHO QUE ASSIM COMO NO TEMPO DE LUTERO,EXISTE ALGUMAS IGREJAS VENDENDO SALVAÇÃO OU SEJA INDULGENCIAS,E UMA IGREJA QUE TEM ESCOLA DOMINICAL E AINDA PROIBE VIZITANTES NO DIA DA SANTA CEIA EU ACHO COMPLICADO,POIS JESUS NÃO FEZ ASSIM...

    ResponderExcluir
  14. falar de Jesus pra nós é fácil que somos de paz deixa ele enfrentá um batalhão de seguidores do islã pra ver se ele tinha mesmo coragem,de enfrentá-los.disse Jesus o que for fiel até a morte,esse me ama.vai lá Soriano.

    ResponderExcluir
  15. Até gosto do Brother Soriano,mais tem mais coisas sérias em jogo.por acaso alguém fala que Jesus não foi crucificado e quer de toda maneira afirmar isso,ai adeus salvação por que é por ele que se chega a Deus,como enfrentá uma coisa dessa.e qual maneira de enfrentá isso.ele não sabe disso ainda!vai ter que enfrentá,essa realidade.ou mais cedo ou mais tarde,se quer realmente subir e caminhar nos jardins de Deus com seus Anjos e se tornar um deles,por que na ressurreição não se casa não se dão em casamentos.é isso,ai.

    ResponderExcluir
  16. falar de Jesus pra nós é fácil que somos de paz deixa ele enfrentá um batalhão de seguidores do islã pra ver se ele tinha mesmo coragem,de enfrentá-los.disse Jesus o que for fiel até a morte,esse me ama.vai lá Soriano.

    ResponderExcluir
  17. falar de Jesus pra nós é fácil que somos de paz.quero ver enfrentá o grande Satã,e derruba-lo será mais fácil se juntá a eles,nesse mundo.

    ResponderExcluir
  18. Difícil é enfrentá o grande Satã. não ! comentá o que! não divulgam quase nada.voltem pra roça.

    ResponderExcluir
  19. Nenhum desses pregadores enfrentam a realidades,e a prova que está posto nos seus caminhos,ele se deviam por causa das vaidades,e enganos do mundo em que vive.são todos falsos seguidores de Cristo.o Soriano não é diferente,até gosto dele,mais ele não me enfrentaria,se não postam um comentário besta desses que faço imaginem o que tenho a dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apostolo paulo debatia e o unico jeito de sabermos a verdade comfrontando as duas coisas para ver qual e a que esta correta ja fui de quase todas as igrejas a pregação dele broder eli e para mim a que esta acordo e so ler e comparar com todos os outros,porque teoria de prosperidade não existe e quem quer ganhar dinheiro não prega contra o dinheiro pois isso não serve nem para dar uma de santo para ajuntar pessoas porque se não pedir e encistir as pesoas não dam,pode ver que a maioria pede o tempo todo tendo uma furtuna nas maos e disendo que esta passando nesessidade.

      Excluir
  20. E o debate sai quando??? to super curiosa, até assisto ao programa do eli soriano, mas também tenho a mente aberta a saber a verdade!!!

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.