Os Hereges Existem Para a Glória de Deus


DOWNLOAD Este artigo também está disponível em PDF. Mais facilidade para quem deseja salvar ou imprimir nosso material! Baixar!


Marcelo Lemos

Não apenas os hereges, tudo e todos são para a glória de Deus. É verdade que nem sempre podemos compreender os planos e intenções do Senhor nas circunstâncias a nossa volta, a Fé Cristã, porém, assenta-se na afirmação Bíblica da completa soberania de Deus. Porque os hereges existem para a glória de Deus?  Porque as aflições, o Mal, e as tragédias existem para a glória de Deus?

Leia Isaías 10. 5-16. “Não são meus príncipes todos eles reis?” (v.8). Os homens fazem guerra e planejam a paz; os homens constroem e destroem – mas em tudo o que fazem estão a serviço de Deus. Porque os hereges existem para a glória de Deus? Por que todos são seus servos. Pense no maior herege a sua volta. Seria um ateu? Um anti-trinitariano? Um teólogo liberal? Seja ele quem for, e pense o que for, está a serviço de Deus, e existe para a glória de Deus. “Porque d’Ele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente!” (Romanos 11.36).



Os hereges são incapazes de alterar o plano de Deus.

O plano de Deus nunca muda. Nem sempre as pessoas entendem isso. Por exemplo, quando se imagina que os gentios são salvos porque os judeus rejeitaram a Cristo, e se coloca isso como causa-efeito final. Sob tal prisma os judeus alteraram o plano de Deus. Tal compreensão é completamente falsa e antibiblica. É verdade que os gentios foram incluídos no Plano da Redenção por causa da incredulidade dos judeus, porém, a Bíblia aponta uma causa para a própria incredulidade de Israel (Romanos 11.7-11).

Nem os judeus alteraram os planos de Deus, nem qualquer outra coisa pode fazê-lo hoje, ou quando for.

“O conselho do Senhor permanece para sempre, e os intentos do seu coração por todas a gerações” (Salmos 33.11).

“Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade!” (Isaías 46.9,10).


Assine nosso RSS/Feed e receba todas as nossas atualizações; é gratuito e você fica sempre por dentro das novidades do Olhar Reformado! Assinar Newsletter

Os hereges, ainda que não saibam ou admitam, apenas cumprem a agenda de Deus.

“Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios para dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará!” (Mateus 20. 18,19).

“Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me negarás” (Marcos 14.30).

“Então o espírito maligno da parte do Senhor veio sobre Saul, estando ele sentado em sua casa, e tendo a mão a sua lança; e Davi estava tocando a harpa. E Saul procurou encravar Davi na parede...” (I Samuel 19.9,10).

“E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera o exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?” (Daniel 4.35).

É comum que se tente contradizer a total soberania de Deus fazendo menção as heresias e ao Mal presente no mundo. Imagina-se que Deus ande dando passos para trás, ou refazendo planos, respondendo dia após dia as ações dos homens. Se se afirmou, acredito que Barth, que Deus é soberano não porque toda sua vontade está sendo feita, mas que no fim, ela prevalecerá. Não é este o ensino das Escrituras.

Os hereges e todo o mal do mundo existem a serviço de Deus.  

4 comentários :

  1. I Coríntios 11:18-19

    "Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
    E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós."


    As heresias de certa forma podem ser a prévia separação do joio e do trigo..


    I João 2:19

    "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós."

    ResponderExcluir
  2. Eu não acho que ele seja o maior herege da autalidade. Por questão de justiça, entendo que o maior herege é aquele que consegue enganar o maior número de pessoas e pelo maior tempo possível. Santo Agostinho dizia que a heresia é fruto de uma mente brilhante. Não são os imbecis que planejam heresias, mas as mentes mais férteis. Neste quisito de permanecer o maior tempo possível com heresias e conquistando o maior número de adeptos possíveis, penso que a disputa deve ficar entre Edir Macedo, Malafaia e RR Soares. Valdomiro engana apenas um segmento dos protestantes e Rene Terra Nova praticamente está isolado em função das inúmeras aberrações que professa. Ana Paula Valadão pode ser uma candidata forte para o ano de 2012. Mas ainda tem que aprender mutio em termos de heresias para competir com pesos pesados como Macedo, Malafaia e Soares.

    ResponderExcluir
  3. Para mim o maior herege do ano é sem dúvida Rene Terra Nova. Insuperável. Valdomiro não tem doutrina alguma e nem pode ser um concorrente nesta categoria. RR Soares também desponta como forte candidato no próximo ano. Ele já disse que DEUS tem limitações e agora diz a Bíblia não autoriza que o crente ajude materialmente quem quer que seja. Claro, na Bíblia dele só diz que o crente pode ser patrocinador do seu programa. É sem dúvida um forte candidato. Eu diria no nível de Silas Malafaia com sua Bíblia da prosperidade.

    ResponderExcluir
  4. Eu só queria saber do irmão Marcelo, e que fique claro que essa não é uma pergunta ironica mas por questão de esclarecimento (rs), qual a visão calvinista da passagem biblica em que Jesus ora por seus algozes: Pai, perdoa-lhes pois não sabem o que fazem!
    Não eram eles instrumentos de desonra?
    Paz e bem!
    Jorge Nina

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.