Lições da Vida de Ryle


Este artigo é um extrato do texto "J.C. Ryle: Um Evangélico no Século XIX", publicado por NoCaminhodeJesus*, com o apoio de BispoRyle (neste há uma versão em PDF disponível).

O cristão de hoje pode aprender muito com a vida de Ryle.

Primeiro, a vida de Ryle recorda aos cristãos que devem atender aos deveres da família. Ainda que tivesse tido uma afetuosa e íntima relação com os seus três filhos, cada um deles com o tempo abandonou a fé de seu pai. Na sua ancianidade, esta foi a sua maior fonte de tristeza.


Segundo, a vida de Ryle recorda aos crentes que às vezes é necessário nadar contra a corrente. Ryle era um apaixonado evangélico numa época em que a teologia evangélica não era popular na Igreja Anglicana. Durante a sua vida, Ryle disputou com o Movimento de Oxford de John Henry Newman[35], com o Puseyismo[36] e com a crescente infiltração na Alemanha da teologia liberal. Fê-lo com inalterável lealdade aos princípios básicos das Escrituras: justificação unicamente pela fé, expiação vicária, a doutrina da Trindade, e a importância da pregação.

Terceiro, Ryle deu exemplo aos seus muitos oponentes da mansidão de Cristo. Associou as suas fortes convicções teológicas com amor e respeito pelos seus adversários. Adotou como lema este antigo ditado puritano: "No essencial, unidade; no secundário, liberdade; em todas as coisas, caridade". Ryle procurou praticar estes princípios. Alguns dos seus ferozes oponentes assistiram ao seu funeral. Apesar das diferenças, expressaram quanto amor haviam sentido da parte de Ryle.

Assine nosso RSS/Feed e receba todas as nossas atualizações; é gratuito e você fica sempre por dentro das novidades do Olhar Reformado! Assinar Newsletter


Quarto, Ryle não tratou a história da igreja como algo corriqueiro. Pelo contrário, aprofundou-se nela e aprendeu da obra de Deus em gerações passadas. O resultado foi uma rica e vibrante fé, precisão doutrinal, tolerância com os opositores, e grande expectativa e desejo de experimentar de novo o poder espiritual das gerações passadas. Ryle conhecia o santo descontamento que muitas vezes sentem os que estudam a obra de Deus na história.

Quinto, os cristãos podem aprender de Ryle como continuar a trabalhar, até na idade avançada. Na agenda de Ryle não havia lugar para a reforma. Serve ativamente a Deus até ao fim, e orou para "morrer com as botas postas". Deus escutou a sua oração. Os seus melhores e mais frutíferos anos de ministério foram depois dos seus 64 anos.

Sexto, a vida de Ryle mostra a importância de perseverar no meio das provas. Ele suportou o colapso financeiro da sua família, a morte de suas três esposas, e as constantes críticas dos teólogos seus adversários. Apesar disto, aplicou na sua vida as disciplinas do Senhor e através das suas provas cresceu no "fruto de justiça e paz". Em Ryle, fez-se carne o antigo ditado puritano: "O que sofre, conquista".

*No Caminho de Jesus – o único caminho para salvação
Site editado por Carlos António da Rocha http://www.no-caminhodejesus.blogspot.com/
Carlos António da Rocha

Em 10/VI/2011

Em S. Miguel do Pinheiro – PORTUGAL

com acréscimos de Armando Marcos (blog Bipo Ryle)





0 comentários :

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.