Revista Ultimato Demite Ricardo Gondim


Nota: Este artigo foi originalmente publicado no site do pastor Ricardo Gondim. Leia o original aqui.


E você? Também demitiria o Pastor Gondim? Comente!


Após quase vinte anos, fui convidado a “des-continuar” minha coluna na revista Ultimato. Nesta semana, recebi a visita de Elben Lenz Cesar, Marcos Bomtempo e Klênia Fassoni em meu escritório, que me deram a notícia de que não mais escreverei para a Ultimato. Nessa tarde, encerrou-se um relacionamento que, ao longo de todos esses anos, me estimulou a dividir o coração com os leitores desta boa revista. Cada texto que redigi nasceu de minhas entranhas apaixonadas.




Fui devidamente alertado pelo rev. Elben de que meus posicionamentos expostos para a revista Carta Capital trariam ainda maior tensão para a Ultimato. Respeito o corpo editorial da Ultimato por não se sentir confortável com a minha posição sobre os direitos civis dos homossexuais. Todavia, reafirmo minhas palavras: em um estado laico, a lei não pode marginalizar, excluir ou distinguir como devassos, promíscuos ou pecadores, homens e mulheres que se declaram homoafetivos e buscam constituir relacionamentos estáveis. Minhas convicções teológicas ou pessoais não podem intervir no ordenamento das leis.


O reverendo Elben Lenz Cesar, por quem tenho a maior estima, profundo respeito e eterna gratidão, acrescentou que discordava também sobre minha afirmação ao jornalista de que “Deus não está no controle”. Ressalto, jamais escondi minha fé no Deus que é amor e nos corolários que faço: amor e controle se contradizem. De fato, nunca aceitei a doutrina da providência como explicitada pelo calvinismo e não consigo encaixar no decreto divino: Auschwitz, Ruanda ou Realengo. Não há espaço em minhas reflexões para uma “vontade permissiva” de Deus que torne necessário o orgasmo do pedófilo ou a crueldade do genocida.

Assine nosso RSS/Feed e receba todas as nossas atualizações; é gratuito e você fica sempre por dentro das novidades do Olhar Reformado! Assinar Newsletter


Por último, a Klênia Fassoni advertiu-me de que meus Tweets, somados a outros textos que postei em meu site, deixam a ideia de que sou tempestivo e inconsequente no que comunico. Falou que a minha resposta à Carta Capital sobre a condição das igrejas na Europa passa a sensação de que sou “humanista”. Sobre meu “humanismo”, sequer desejo reagir. Acolho, porém, a recomendação da Klênia sobre minha inconsequência. Peço perdão a todos os que me leram ao longo dos anos. Quaisquer desvarios e irresponsabilidades que tenham brotado de minha pena não foram intencionais. Meu único desejo ao escrever, repito, foi enriquecer, exortar e desafiar possíveis leitores.

Resta-me agradecer à revista Ultimato por todos os anos em que caminhamos juntos. Um pedaço de minha história está amputada. Mas a própria Bíblia avisa que há tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou. Meu amor e meu respeito pela família do rev. Elben, que compõe o corpo editorial da Ultimato, não diminuíram em nada.

Continuarei a escrever em outros veículos e a pastorear minha igreja com a mesma paixão que me motivou há 34 anos.

Ricardo Gondim
Soli Deo Gloria




9 comentários :

  1. Realmente, precisamos demitir do Cristianismo os hereges. Obviamente, todos nós erramos, pecamos. Mas discorar da Bíblia, que ensina Deus no controle, é heresia. Pedir desculpas pelo que se escreveu, mas não se arrepender e se deixar controlar por Deus, e ensinar essa verdade inquestionável - bem, precisamos ver se não é motivo de excomunhão. A igreja dele deveria excomungá-lo. Pena que foram enganados. Não teriam como disciplinar tamanha heresia.

    ResponderExcluir
  2. Já vai tarde! Muito tarde, aliás. Grande parte da responsabilidade pela disseminação das heresias é de editores, que Por simpatizarem ou estarem “dormindo”, servem de instrumento desses heresiarcas, que maliciosamente, arrasam a fé de humildes ovelhas. Meus parabéns a revista ultimato que, em uma época onde a extrema tolerância e a “lei do politicamente correto” imperam, teve a coragem de ser fiel a fé que foi dada aos santos.
    sola scriptura.

    ResponderExcluir
  3. OLHA, NAO CONHECO MUITO BEM O GODIM, MAS CONCORDO COM O QUE ELE DISSE, PELO MENOS AQUI, SOBRE O DIREITO DOS HOMSSEXUAIS, EM UMA SOCIEDADE LAICA, OS CARAS QUEREM TER DIREITO A HERANCA E PLANO DE SAUDE POR MORAREM JUNTOS,POR MIM TUDO BEM, ALIAS, NAO ACHO QUE ALGUEM SE TORNA GUEI POR ISSO. MAS NAO GOSTO DO HOMOSSEXUALISMO COMO UMA "RELIGIAO", COMO UMA IDEOLOGIA, ISSO TAMBEM ESTA ACONTECENDO.

    SOBRE DEUS NAO ESTAR NO CONTROLE, EU ENTENDO ELE, MAS NAO CONCORDO DE MANEIRA NENHUMA. SIM, DEUS É AMOR E NAO QUER QUE SOFRAMOS, MAS PERMITE. E OS GRANDES ABSURDOS DA HISTORIA, SIM, ELE PERMITIU, MAS NA BOA, FORAM CULPA DE NOS, HUMANIDADE. MAS PARA ALEM DISSO TUDO, PARA ALEM DO TEMPO INCLUSIVE, ELE SE SACRIFICOU NA CRUZ POR NOS, PARA NOS REDIMIR DE TUDO, INCLUSIVE DO FUTURO. E ESSA É A CHAVE DO CONTROLE DE DEUS, PARA ALEM DO TEMPO, PARA ALEM DA COMPREENSAO.

    PARA O MARCELO LEMOS E O PESSOAL DO BLOG: GOSTEI! PARABENS! É TANTA MALUQUICE QUE AS VEZES PARECE QUE ESTAMOS SOZINHOS. TAMBEM TENHO UM BLOG, NAO É LA GRANDE COISA, MAS É O QUE EU POSSO FAZER, RS. ABRACOS! FIQUEM COM DEUS!

    ResponderExcluir
  4. Os fariseus tinham total certeza do domínio e conhecimento sobre a interpretação da palavra escrita, eram arautos da letra. Tal certeza no que estava escrito não lhes permitiu ver o que estava dito, nem reconhecer a letra encarnada, Jesus.

    Gostaria que os "arautos" da fé me respondessem: Se um dia a ciëncia descobrisse que a homossexualidade é devido ao cromossomo "12345" (assim como a cegueira,síndrome de down, mosaicismo, etc...) como justificariam seus julgamentos e certezas plenas?

    Em outros tempos se afirmasse que a terra era redonda acho que o Ricardo Gondin sofreria mais do que uma simples demissão.

    Amor; paz e não julgamento sobre nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Muita balela evangelica

    ResponderExcluir
  6. Dá pra ver que a falácia de que o homossexualismo seria determinado geneticamente funcionou bem ao jogar no ar algo nunca comprovado como verdade, porque pôde sensibilizar as opiniões a ponto de relativizar as verdades absolutas.
    Creio que o homossexualismo deve ser tratado como um desvio de ordem psicológica e portanto, passível de tratamento.
    A ordem natural das coisas nesse caso parte do principio anatômico/fisiológico.
    O movimento homossexual organizado cresceu a reboque do movimento feminista radical e é uma das principais estratégias do inimigo para destruir a unidade básica da sociedade: a família.

    ResponderExcluir
  7. Fico triste pelo Ricardo, sempre li sobre ele,sempre com a revista na mão.então como pode ele relacionar ,permissão de Deus com tragédias de homens diabólicos, como ele pode relacionar homossexualismo como lei, aprendi que o que é fora da Bibila temos que morrer mais não calar-mos,Jesus,Paulo e todos então morreram contra a politica Romana,quer dizer que se ele vivesse na época de Cristo ele seria um Farizeu..me decepicionei muito com o Ricardo...sou evangelista luto contra a religiosidade mais luto contra a intelectualidade liberal....

    ResponderExcluir
  8. Essa foi uma das noticias mais tristes que tomei conhecimento, pois já conheço o Gondim a muito tempo, e sempre admirei suas idéias e firmeza doutrinária, mas é notório que de algum tempo para cá nosso querido irmão vem assumindo posições teológicas complicadíssimas. Não acho que valha apena comentar seus pensamentos teológicos, no entanto, pensar no fato de que Deus perdeu o controle da vida, significa dizer que o Espírito Santo foi retirado do mundo, e se assim fosse, não haveria mais conversão das pessoas, o que ainda continua acontecendo.
    Diante de tudo que foi e falado, o que podemos dizer para aqueles pensam saber o que dizem? Apenas orar por eles, a fim de a misericórdia de Deus os atinja.

    ResponderExcluir
  9. O pior nisso tudo, depois de ler a insistência do Gondim ao reafirmar todas estas loucas heresias, é ver ele escrever "Soli Deo Gloria" no final. Definitivamente, ele não sabe o que é esta expressão.

    Alexandre

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.