[John Knox] A Morte de Servetus Defendida

Conta-Gostas de Sabedoria:
Miguel Servetus e a Lei de Deus

Não será fácil para vós admitir que Servetus tenha sido condenado por blasfêmia, porque, caso assumam este fato, sereis obrigados a confessar, a menos que se oponham a Deus, que a sentença de morte executada contra ele não foi crueldade, ou que seus juízes, que de modo justo pronunciaram a sentença, eram assassinos ou perseguidores, mas que esta morte foi a execução do Julgamento de Deus, e eles verdadeiros e fiéis servos do Senhor, que quando nenhuma outra solução foi encontrada, eliminaram o mal de entre eles. E que Deus ordene em Sua Lei, sem piedade, que a morte seja executada contra os blasfemadores é evidente pelo o que lemos em Levítico 24... Servetus, a quem vós justificais, era um blasfemo!

Mas, é lícito que um eleito de Deus mate qualquer homem por causa da “consciência”? Eu respondo que, se por “consciência” se referiam aquilo que parecer bem aos seus próprios olhos, então nada mais absurdo, nem mais manifestadamente repugnante!  Agora, deve o adultero ou o assassino, ou qualquer outro malfeitor, ser isento da punição da Lei caso alegue que fez tudo de acordo com a “consciência”? Digo-lhes que este deve ser ridicularizado em sua alegação de estar de acordo com a “consciência”, quando ele claramente atentou contra a vontade revelada de Deus!

Para tornar o assunto mais claro: Israel e Judá não tinham uma só mente na adoração a Jeová depois que as Dez Tribos dividiram o Reino de David. Pois Judá, mas ao Norte, foi diversas vezes corrompida pela pestilenta idolatria, a ponto de os pais oferecerem seus filhos a Moloque – e estou certo de que o fizeram com zelo, e pensavam ter “boa consciência”. Porém, apesar das controvérsias e opiniões discrepantes em disputa, Elias matou os sacerdotes de Baal! Por ventura era Elias um ímpio? Não era regenerado pelo Espírito Santo de Deus? Josias matou todos os sacerdotes dos lugares altos, e queimou seus ossos sobre seus altares. Teria sido ele, pergunto-lhes, um irmão de Caim? Considerem estas coisas e nos condenem, caso possam, pelas Escrituras.” – John Konx, escrevendo contra os anabatistas. 

Adaptado de John Knox Works

4 comentários :

  1. Não sei... não sei... não sei... entendo que nesse caso Calvino pisou na bola... será que os romanistas foram extermiados de genebra? Não!... esse caso não é possivel ser enquadrado nisso que Knox disse.

    ResponderExcluir
  2. Luciano, o texto acima é apenas um trecho da defesa de Knox; numa outra parte ele faz uma longa exposição onde explica porque considerava a obra de Servet um crime de blasfêmia...

    No caso dos Romanistas eu já fico em dúvida, Calvino, nas Institutas, não me parecia tão radical. Acho que compreender isso seja importante. Na teonomia não há lugar para certos conflitos, desde que não se incorra em blasfêmia? É um tema bem complexo.

    ResponderExcluir
  3. Pois então, eu sou incapaz de chegar a uma conclusão final disso.
    Não sei.
    Prefiro ver o que vc diz sobre isso.
    Knox era um profundo admirador de Calvino, >>porém ele mesmo, Knox, cometeu erros cristológicos<<.
    Temos que conviver com a CAlvifobia e a Calvinolatria.
    Pra mim poucos estão próximos de Calvino, especialmente por causa do tempo que viveu. Sua hermenêutica é equilibrada e sadia.
    Mas deixando 'a pena', não podemos vê-lo sem seus erros, se não pode virar idolatria.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que esses homens fizeram o melhor que puderam para a época, par a consciencia possível da época. Acho que Se Calvino nascesse hoje, com o mesma mente de antes, porem com pensamento mais aerado de hoje, acho que ele não perderia muito tempo com o que ele mesmo escreveu.

    Marcelo, eu sei que voce é calvinista, e claro que respeito isso, mas questoes, por exemplo, como predestinacao perdem todo o sentido quando olhadas à luz da teoria da relatividade, simplesmente pelo fato de Deus não estar inserido no tempo, Ele mesmo criou o tempo e este nada mais é que um servo seu... Na verdade, Ele olha para passado, presente e futuro na fração de uma única piscada, que diga o "Cordeiro imolado antes da fundação do mundo". Eu acho que Paulo, quando escreve a respeito, usa as melhores palavras possíveis para expressar o que ele realmente queria dizer.

    Bom, é mais uma crítica, mais de alguém que aprecia o que vc escreve.

    Fica com Deus, Abraços do seu Irmão.

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.