Anglicanismo e Homossexualidade – Uma Introdução Bíblica

Homossexualidade 

Uma Introdução Bíblica



Uma [possível] nova ordenação de clérigo homossexual, desta vez na Inglaterra, pode abalar ainda mais as relações internas da Comunhão Anglicana. Hoje, pela manhã, publicamos aqui no blog um informativo veinculado pelo site da Igreja Anglicana Reformada que, como nós, lamenta que tais ações estejam sendo levadas adiante pela ala liberal da Igreja. Infelizmente, há quem imagine que todo anglicano tenha deixado de lado as diretrizes que a Bíblia traça para a questão da sexualidade humana. Para evitar este mal-entendido, de forma breve publicamos o que a Bíblia tem a dizer sobre a questão homoafetiva.

I

Primeiro, Deus aprova, ordena e deseja relações sexuais entre um homem e sua esposa legítima. De modo que devem ser rejeitadas todas as teorias que pretendem impor sanções ao ato sexual entre marido e mulher.
II

Segundo, Deus abomina, condena e proíbe toda e qualquer relação sexual fora dos limites do casamento. Portanto, são abomináveis diante de Deus toda e qualquer relação sexual que não se enquadre no parágrafo anterior: homossexualismo, lesbianismo, bestialismo, adultério, prostituição, fornicação, pedofilia, pornografia, etc.
III

Terceiro, particularmente sobre as relações homossexuais, as Sagradas Escrituras estabelecem que;
“Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.” (Romanos 1.26-27).

“Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação.” (Levítico 18.22)

“Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas.” (I Coríntios 6.9)

“Para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina, segundo o evangelho da glória do Deus bendito, que me foi confiado.” ( I Timóteo 1.10-11)
IV


Quarto, no Evangelho há Redenção para todos nós, pecadores que somos.

“E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (I Coríntios 6.11)

“Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” (Salmos 51-2-4)

“Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.” (Salmos 51-7-12)

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.” (Salmos 32.1-6)

“Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.” ( I Coríntios 10.13)

Portando, se vamos começar a falar sobre “anglicanismo e homossexualidade”, ou ainda sobre “cristianismo e homossexualidade”, devemos, antes de mais nada, ter em mente o que os autores bíblicos escreveram sobre a questão.

E não só, enquanto cidadãos, se levamos a sério o Mandato Cultural que encontramos em Genesis, devemos ter tais ensinos sempre em mente ao elaborarmos diretrizes para o futuro da humanidade.

Paz e bem!

Um comentário :

  1. Muito bom, você está de parabéns... e, certamente, esta é a opinião da maioria dos Anglicanos, mas os jornais falam só daqueles poucos que são a favor do casamento e ordenação de pessoas homossexuais dentro do Anglicanismo.

    Obrigado pelo artigo... Marcelo.

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.