Um convite á Liturgia. Você vem?

Um convite á Liturgia. Você vem?


Por Marcelo Lemos

Queridos irmãos em Cristo, estimados leitores que nos acompanham, daremos inicio hoje A uma série de artigos, reportagens, e publicações diversas, que terão como objetivo principal difundir, e promover, temas relacionados a Liturgia Reformada. 

Na verdade, há tempos que nosso portal já conta com um link chamado "Liturgia Reformada", e agora daremos um passo a mais, promovendo recursos e subsídios liturgicos e teológicos sobre o tema. Reconhecemos que uma espiritualidade liturgica é conceito estranho para a maioria de nossos irmãos brasileiros, mas, sabemos o quanto de valor pode ser agregado a Igreja Brasileira com o resgade de nossa herança liturgica reformada. 

Como primeiro artigo, escolhemos publicar o Prefácio do Livror de Oração Como Brasileiro, que pode ser encontrado no site da Diocese Anglicana do Recife, liderada DOM EDWARD ROBINSON DE BARROS CAVALCANTI, bispo diocesano da referida Igreja. Para os não iniciados em liturgia, é possível que este artigo sirva para fazer brotar duvidas e questionamentos. Não tem problema. Com a graça de Deus, e a colaboração de irmãos mais experiêntes no assunto, os próximos artigos trarão mais luz, e mais saber teológico, sobre este tema tão rico, e valioso.

Marcelo Lemos, editor

******

O objetivo do presente volume [Livro de Oração Comum Brasileiro] é servir de suporte à devoção pessoal e ao culto comunitário de fiéis e comunidades que se intitulam Anglicanas, e de outras denominações protestantes, que nele encontrem apoio para uma forma organizada de culto.

O Livro de Oração Comum Brasileiro é herdeiro de uma rica tradição da Reforma Inglesa do século dezesseis, particularmente do gênio do Arcebispo de Cantuária Thomas Cranmer, com edições em 1549 e 1552. A edição revisada de 1662 se tornou um padrão litúrgico e doutrinário ("lex orandi; lex credendi"), com o qual se identifica esse volume, além de subsídios oriundos de outras Províncias da Comunhão Anglicana.

Todas as Igrejas de uma ou de outra forma são litúrgicas. A beleza da liturgia cristã se fundamenta, principalmente, em três princípios: (1) ela deve ser cristocêntrica; (2) ela deve ser racional; (3) ela deve ser solene.

O que apresentamos aqui, reúne estes três elementos: a exaltação a Cristo é vista em cada Ordem de Culto, pois Ele é o motivo de tudo o que aqui está exposto. Temos um culto racional, elaborado de tal forma que tanto os Ministros quanto os fiéis sentir-se-ão amparados por uma liturgia elaborada com ordem e decência, como acumulação da adoração da Igreja ao longo dos séculos. E, por fim, a solenidade da liturgia deve levar o adorador à experiência do encontro com Deus. Só há solenidade verdadeira se há um encontro com Cristo.

A liturgia sistematizada, expressando a Sã Doutrina, não engessa a adoração e nem inibe o espontâneo e o inculturado. Além do que, para muitos dos ritos, apresentamos uma diversidade de propostas e modelos.

Este manual apresenta várias ordens para a Oração Matutina, Oração Vespertina, o Ofício do Meio Dia ou das Completas, os Ofícios Eucarísticos ou Santa Comunhão, o Lecionário, e tantos outros recursos que podem ser utilizados como modelos: Batismo, Confirmação, Matrimônio, Ministério aos Enfermos, Funeral, Ordenação e devoções diárias para indivíduos e famílias.

Agradecemos ao Senhor da Igreja que nos permitiu colocar este trabalho ao serviço do povo de Deus no Brasil.

A Jesus Cristo, Senhor nosso, seja toda a honra e a glória!

Recife, dezembro de 2008.

Custódios do Livro Padrão:
Rev. Côn. Manoel Severino Moraes de Almeida
Vigário Geral

Rev. Virgílio Cezar H. P. Torres
Honoris Causa


Em nosso próximo artigo, publicaremos uma matéria fantástica sobre a História do Livro de Oração Comum. Até amanhã, querendo Deus!

0 comentários :

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.