O dever de guardarmos o Sabado do Senhor



Por Marcelo Lemos

Se você vigiar os seus pés para não profanar o Sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o Sábado e honroso o Santo Dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu Pai, pois é o Senhor quem fala” (Isaías 58.13,14, NVI)

Pergunta enviada a nós: “Porque não guardamos o sábado, se é um mandamento?”.

As discussões sobre a guarda do Sábado são das mais apaixonantes. Eu mesmo já travei longos debates sobre o assunto, inclusive pessoalmente, com um adventista que veio a uma congregação que eu pastoreava, num debate agendado. Admito que, durante muito tempo, como eu achava que Cristo havia abolido a Lei de Deus – creio que este pensamento é aceito por muita gente – eu me valia de argumentos dos quais hoje me envergonho. Eu era um blasfemador da Lei de Deus, e muito me arrependo.

A pior maneira de começar a refletir sobre o Sábado é acreditar que Cristo aboliu a Lei de Deus. Tal opinião, além de ser contraditória e irracional, é completamente anti-biblica, e anti-evangélica. Aqui está algo que não deveríamos ousar tocar, a Eternidade da Lei de Deus. Não devemos falar mal da Lei de Deus, pois ela é parte da mensagem de Cristo: “Nisto conhecemos que amos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (I João 5.2,3).

Não estranhe, contudo, que boa parte dos escritos contra os sabatistas que encontramos na Net, e mesmo em livros, comecem, invariavelmente, com palavras contra a Lei de Deus. Se não tomarmos cuidado, podemos ser convencidos que não há meio de aceitar a Lei de Deus, e continuar adorando a Deus no “Dia do Senhor”, ou seja, no Domingo. Assim, que jeito mais fácil de refutar os sabatistas que destruindo a autoridade da Lei de Deus para os nossos dias? Mas, além de não ser fácil argumentar contra a Lei de Deus, trata-se de uma atitude pecaminosa.

Voltando a questão de não guardarmos o mandamento do Sábado, quero iniciar afirmando justamente o oposto: nós guardamos o Sábado. É verdade que não guardamos o Sábado no sétimo dia do calendário atual, mas no Primeiro Dia, contundo, qualquer documento da Igreja Reformada irá confirmar que nós nunca abrimos mão de guardar o Quarto Mandamento.


A mais importante confissão de fé reformada, Westminister, diz: Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção do tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também em sua palavra, por um preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga a todos os homens em todos os séculos, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado (descanso) santificado por Ele; desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado Domingo, ou dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão (CFW; Capítulo XXI, Artigo VII).

Em outras palavras, na Teologia Reformada, o “Sábado” é eterno, mas a guarda do Sábano, ou seja, do Descanso, no Dia Sete, foi algo dado aos antigos, enquanto que para a Igreja, foi dado que guardassem o “Sábado” no Primeiro Dia da Semana, o Domingo. Observem que, se os evangélicos conhecessem a história de sua própria fé, e a aceitassem, não estariam questionando se devemos ou não obedecer a Lei de Deus, mas sim, se a guarda do Dia de Descanso foi realmente transferida para o Domingo.

Vários documentos históricos da fé reformada testificam a mesma coisa, citaremos mais:

Cremos que o primeiro dia da semana é o Dia do Senhor, ou o Sábado Cristão; e deve ser guardado como sagrado para propósitos religiosos, com uma abstinência de todo trabalho secular e de recreações pecaminosas; com a observância devota de todos os meios de graça, tanto privados como públicos, e com a preparação para aquele descanso que resta para o povo de Deus” (Confissão Batista de New Hampshire, Capítulo XV).

Assim, cremos que o mandamento moral do Sábado é ordenança eterna, como toda a Lei de Deus, e que o dia para seu cumprimento para a Igreja do Novo Testamento, de acordo com o registro bíblico, é o Primeiro Dia da Semana, certamente em conexão com o Dia da Ressurreição do Cristo. Adorar ao Senhor no Domingo - “partir o pão”, ou seja “Ceia do Senhor” - é o testemunho deixado a nós nas páginas do Novo Testamento.

E no Primeiro Dia da Semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite”Atos 20.7). “No Primeiro Dia da Semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar” (I Cor. 16.2). (

Os sabatistas modernos acham que tal mudança é arbitrária, mas não é o caso, pois no Antigo Testamento jamais se diz haver um “sábado no sétimo dia da semana, como muitos supõem. Provavelmente, eles tinham várias formas de começar a contagem, como ocorre em Êxodo 16, onde Deus pede que eles contassem os dias nos quais haviam recebido o maná (Ex. 16.4-5, 22-23). Ao lermos o texto é patente que após o sexto dia de maná recolhido, é que o povo recebe o aviso “amanhã é sábado”; ora, se o Descanso viesse sendo observado por um calendário regular, fixo desde a fundação do mundo, não haveria necessidade de tal aviso.

O importante de tal constatação é perceber que não existe nada de sagrado no “dia sete” de algum calendário específico (de fato, nem sabemos qual calendário eles usavam no deserto), o que importa é que, contando-se seis dias, observe-se o sétimo, e o que a Igreja Primitiva fez tomando o dia da Ressurreição de Cristo como referencia, deixando-nos a herança do Domingo.


TEMAS RELACIONADOS A LEI DE DEUS:



52 comentários :

  1. Muito Bom Marcelo,

    Realmente existe muita confusão acerca do Shabbath, e como se deve guardá-lo, e a primeira coisa que vem a mente é negar a perpetuidade da Lei de Deus.

    Depois queria ver um texto seu, demonstrando que da mesma forma que é um mandamento descansar um dia em sete, é mandamento trabalhar durante os outros seis. Afinal "seis dias trabalharás e farás todas a tua obra".

    Fica na Paz,

    Ednaldo.

    ResponderExcluir
  2. “Cremos que o primeiro dia da semana é o Dia do Senhor, ou o Sábado Cristão; e deve ser guardado como sagrado para propósitos religiosos, com uma abstinência de todo trabalho secular e de recreações pecaminosas"

    O que seria 'recreações pecaminosas'? Então nos outros dias pode essa recreação pecaminosa? Ou está dizendo que no domingo não pode ir ao cinema, nem curtir uma praia, nem nada, como os adventistas fazem no sábado?
    A ceia do Senhor só pode ser feita no domingo então? É pecado fazer numa quarta-feira por exemplo?
    Muito confuso esse texto...

    ResponderExcluir
  3. Anomimo;

    Acredito que por "recreaçoes pecaminosas", os autores da referida confissao tenha em mente dedicar-nos a coisas que impeçam o culto publico. Tudo que me impedisse de cultuar com a Igreja, e de fazer o culto domestico seria pecaminoso.

    Mas, ha recreaçoes que nao vao me impedir de cultuar a Deus no Sabado. Por exemplo, seu eu faço amor com minha esposa do Dia do Senhor, nao o violo; nem se brinco com meus filhos, etc.

    Quanto a Ceia do Senhor, tradicionalmente, a Igreja Reformada a celebrava todos os domingos, depois isso foi sendo relaxado. No entanto, ela pode ser TAMBEM celebrada em qualquer outro dia, ou mesmo TODOS OS DIAS que houver culto. Mas, historicamente, e memso a luz do Novo Testamento, tal celebraçao se dava aos Domingos.

    ResponderExcluir
  4. Pr Marcelo, postei recentemente no MCA uma resposta direta aos adventistas. No inicio da postagem coloco algo que eles precisam responder, o que será impossivel...
    http://mcapologetico.blogspot.com/2011/02/por-que-guardo-o-domingo-e-nao-o-sabado.html
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do Blog... quero acrescentar um comentário interessante do Pastor Batista Reformado Glênio Fonseca Paranaguá, referindo-se a transição do Sábado para o Domingo:

    "A Semana do Velho Concerto tinha essa característica de um lazer compensatório, uma vez que o descanso vinha sempre no final do expediente dos seis dias de trabalho, mantendo um sabor de indenização ou aparência de galardão. [...] A Semana do Novo Pacto desestabiliza esse modo de focalizar o assunto, apresentando o dia da vacância no início do período. De acordo com a mentalidade das obras, o descanso vem como consequência do desempenho. Mas, segundo a graça, o desempenho vem em decorrência do descanso [da fé em Cristo]. Essa mudança de conceito é uma reviravolta radical no posicionamento da nova postura." (DO LIVRO: Religião, uma Bandeira do Inferno - P. 137)

    Que o SENHOR JESUS os abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Sábado
    Marcelo,
    Eu também sou apaixonado pelo tema dos sábado. Em parte porque me tornei um cristão evangélico através de uma Bíblia que me foi presenteada por um amigo adventista. Mais tarde, quando eu era membro de uma igreja Batista renovada (carismática), ganhei de um amigo um exemplar do Breve Catecismo de Westminster, que se tornou para mim o livro mais importante depois da Bíblia.
    Através do Breve catecismo encontrei referencias bíblicas que me esclareceram sobre temas como Lei, sábado-domingo, aliança, meios de graça, batismo infantil etc.
    Em relação ao tema do Sábado, algo que observei posteriormente foi certa discrepância nos símbolos de fé reformados. Parece que há um consenso de que no quarto mandamento existe um princípio moral (separar tempo para descanso e culto) e um aspecto cerimonial (o sétimo dia), mas sobre a sobre a guarda do domingo é que há divergências.
    No catecismo de Genebra (Calvino) ensina que a obrigação moral do quarto mandamento, aplicável hoje, é separar tempo para participar das celebrações da igreja para ouvir a palavra de Deus, celebrar os sacramentos e exercer as orações regulares.
    Na Segunda Confissão Helvética informa que o Domingo, desde o tempo dos apóstolos, fora separado para reuniões da igreja e para o santo repouso, mas, também, ensina que um dia não é mais santo do que outro, a guarda o Dia do Senhor é uma observância voluntaria.
    O Catecismo de Heidelberg usa o termo sábado (dia de descanso) para o primeiro dia da semana, dia de culto da igreja. Ensina que o quarto mandamento requer reunir-se fielmente com o povo de Deus, especialmente no dia de descanso.
    O Catecismo Maior e a confissão de fé de Westminter são os textos mais categóricos. Declaram que: “Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado (descanso) santificado”, “desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana” e “que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão”.
    Já o Breve Catecismo (pelo menos na versão em português que tenho) é mais brando, ele ensina que: “Desde o princípio do mundo, até à ressurreição de Cristo, Deus designou o sétimo dia da semana para o descanso semanal; e, desde então, prevaleceu o primeiro dia da semana para continuar sempre até ao fim do mundo, que é o Sábado cristão, ou Domingo” (Questão 59).

    ResponderExcluir
  7. Irmao Vandim, muito bom seu subsidio teologico! Sao variaçoes que realmente acontecem, sendo que hoje, parece mais comum a ideia de "voluntariado", se bem que de um modo muito exagerado.

    Veja, os dois pontos de vista sao completamentares, apenas se contradizem, se vierem acompanhados de uma aversao a lei de Deus - dai o exagero de "voluntariedade" que vejos hoje, inclusive entre os cristaos Reformados. Mas, a principio, sao complementares. O Sabado e nosso dever, mas o Primeiro Dia nao e, por si mesmo, sagrado.

    Se o Primeiro Dia fosse sagrado, em si mesmo, nada justificaria sua nao observancia OCASIONAL. Imagine, por exemplo, que precise faltar na Igreja no proximo domingo, nao peco. Peco se obstinadamente violo o mandamento. Ou entao, no atual quadro politico, um pai - ou mae - de familia eh obrigada a aceitar emprego que lhe consome o Domingo, nao peca.

    Com isso, deveriamo lutar por um modelo de sociedade - teonomica - onde tudo isso fosse suprimido, mas nao sendo ainda assim, nao peco se tenho algum impedimento real para observar o Dia do Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Num modelo de sociedade teonomica, o que aconteceria com denominações do sétimo dia, judeus e muçulmanos??? Eles teriam direito a manter seus dias de guarda ou seriam obrigados a guardar o domingo????

    ResponderExcluir
  9. Marcelo, muito bom o texto!

    De qualquer forma, gostaria que se possível explicasse o que representa "guardar o sábado (ou domingo"??

    Quem trabalha nesse dia peca??

    Se em uma semana a pessoa não separar 1 dia para Deus ela está pecando? Mas o que significa esse "guardar"??

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  10. Portanto niguem vos julgue pelo comer, ou pelo beber ou por causa dos dias de festa, ou de lua nova, ou dos SABADOS. Que são sombras das coisas futuras,...

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo com o tal do "Barrabás" (apesar de achar seu nome ou apelido esquisito). Essa observação sua do Domingo "Relax" ("Ou entao, no atual quadro politico, um pai - ou mae - de familia eh obrigada a aceitar emprego que lhe consome o Domingo, nao peca.") Contradiz a mentalidade puritana, vide, CATECISMO MAIOR. Porque, de fato, a maioria dos empregos que exigem o trabalhar no Domingo são os que exigem trabalhar durante os sete dias direto, mas com carga horária reduzida, o que contradiz as Escrituras Sagradas.

    ResponderExcluir
  12. Luiz, eu nao defendo um Domingo "relax"; defendo que trabalhemos por uma teonomia, como os puritanos fizeram! Os puritanos podiam, inclusive, multar quem nao fosse a igreja no Dia do Senhor - no entanto, eles viviam dentro de uma teonomia.

    ResponderExcluir
  13. AVISO A TODOS:

    Os participantes que deixarem registrados comentarios NESTE ARTIGO, concorrerao a um livro em Marco - que sera entregue na casa so comtemplado.

    ResponderExcluir
  14. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog... perdoem-me pela colocação "relax" do domingo, mas se, de fato, o dia do Senhor não deve ser considerado como em uma teonomia, POR QUE considerarmos o DOMINGO CRISTÃO nos moldes do SÁBADO JUDAICO (Como ensinado pelo irmão no Artigo), se o primeiro foi a transição do último em um regime que nem era TEONOMISTA??? Como considerar o Domingo um sábado cristão se não o respeitarmos como tal? Lembrando que o judeus guardavam o sábado em qualquer lugar, TEONOMISTA ou NÃO! (Et: 3:8)

    Que o SENHOR JESUS os abençoe!

    http://mcapologetico.blogspot.com/2011/02/reverendos-mercenarios-falsos.html?showComment=1298681788533#c7736572716146109732

    ResponderExcluir
  15. Lembrando ao irmão que eu também trabalho por uma teonomia, mas até lá, cumpramos as leis bíblicas com o risco de sermos, se necessário, penalizados socialmente! Recomendo também o artigo do irmão Luciano do MCA... http://mcapologetico.blogspot.com/2011/02/reverendos-mercenarios-falsos.html?showComment=1298681788533#c7736572716146109732

    ResponderExcluir
  16. Não concordo que o sabath, como mandamento ainda exista. O Sabath não foi dado aos homens apenas como descanso e sim também para apreciação de Deus.

    Com a segunda aliança esse passou a ser um posicionamento diário, adorar e servir a Deus todos os dias, vivendo assim no sabath, que é o próprio Cristo e isso independe de dias.

    Veja a posição de Cristo sobre quem viola o sábado...

    Jesus declara: “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Mas, se vós soubésseis o que significa: “Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.”

    Mt 12.5-7

    Perceba que Cristo compara a guarda sabática como um sacrifício e que ele não quer. Porque se quisesse não repreenderia os fariseus pelos apedrejamentos de inocentes. Até aí tudo bem.

    Mas ele falou: que violam e ficam "sem culpa", "inocentes". Ou seja, Cristo não dava a mínima para a violação do sábado.

    Quando dizemos que não estamos mais presos a lei, muitos adventistas dizem que queremos agir com pecado, mas nós seguimos as leis que Cristo ensinou:

    Veja a Ratificação de “9” Mandamentos no NT
    1. At 14.15
    2. 1 Jo 5.21
    3. Tg 5.12
    4. Não existe
    5. Ef 6.1-3
    6. Rm 13.9
    7. 1 Co 6.9,10
    8. Ef 4.28
    9. Cl 3.9
    10. Ef 5.3

    Eis a lei da Nova Aliança uma nova lei.

    Aqueles que crêem em Cristo morreram para a Lei Mosaica e vivem segundo a Lei da Liberdade (Lei de Cristo, Lei do Espírito).

    Aquele que está em Cristo é uma nova criatura (Nova Criação) e as coisas velhas (más ou boas) já passaram. De fato aquele que está em Cristo, aos olhos de Deus morreu e agora vive em ressurreição.

    Quem morreu está desobrigado de guardar qualquer lei que seja, pois a lei foi decretada para os que vivem veja:

    (Rm 7.1-4) (Tg 1.25) (Tg 2.12) (II Co 3.3-18)

    Leia as passagens de: Lc 16.16-18

    Será que Cristo se contradisse? Não.

    Primeiro ele disse que a lei e os profetas duraram até João Batista, depois diz que a lei ainda é viva. Porque?

    Porque Cristo está fazendo um paralelo entre as leis e o casamento. Porque você acha que Ele fala em casamento do nada? Simples.

    Porque quem morreu é livre da lei, quem não morreu não. O autor da lei (que é Jesus) morreu segundo a carne, pagando toda a exigência da sua própria lei para que assim a esposa (que somos nós) pudéssemos pertencer à outro marido melhor (que também é Jesus), mas dessa vez um marido ressuscitado em glória para nossa redenção e justificação diante de Deus, com uma nova aliança (casamento).

    Paulo entendeu isso e escreveu aos gálatas falando das duas alianças e usou até as esposas Agar e Sara para mostrar que uma era escrava e a outra livre (Gl 4.21-31).

    Portanto, quem quer manter relações com o marido morto na lei mosaica e o marido ressuscitado na lei do espírito, É UM ADÚLTERO (a mulher não pode ter dois maridos) e sabemos que os adúlteros não herdarão o reino de Deus.

    Quem quer guardar a Lei Mosaica e a Lei do Espírito é adúltero. Se você diz e prega que o é marido vivo da glória que te salvará, então porque viver como o marido morto da lei quer?

    Ou você vivemos na caducidade da letra ou no poder do espírito...

    O marido da lei morreu pela sua própria lei, para a que a esposa conseguisse uma melhor aliança.

    Morto o marido, a esposa pode casar novamente e agora casa com o marido da glória, ressuscitado na nova aliança.

    "Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas".
    Hebreus 8:6

    Quem criou a lei tem total autoridade para mudar. Ainda mais quando se pagou o preço pela lei. E Cristo pagou isso por nós, para que ele pudesse mudar a lei.

    "Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei".
    Hebreus 7:12

    Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
    2 Coríntios 3:14

    Paz! Marcelo...

    ResponderExcluir
  17. Irmão Tiago, seu posicionamente dispensacionasita é perigoso, seu julgamento é falho.
    A Bíblia diz que o Espírito Santo capacita os nascidos de novo a obedecerem a Lei (Rm 8.4). No NT está cheio de leis para os Cristãos, veja que vc alistou 9 mandamentos (no memento não me importo sobre a suposta falta do quarto)... mas veja: pelo seu raciocniio, hora tem 9 leis repetidas no NT, hora é apenas o sabado=domingo que faz de algum critão um adúltero???
    Precisa modificar sua visão no que diz respeito a justificação e capacidade em cumprir a Lei de Deus.
    1) Somos justificados pela fé em Cristo, nada mais.
    2) Somos capacitados para cumprir a Lei, nada mais.
    ISSO NÃO É Adventismo!!! o adventismo plagiou isso dos Reformadores.
    abraços

    ResponderExcluir
  18. Irmão Marcelo, quando esse irmão aí, Luis Filipe, diz que trabalha por uma Teonomia, isso é verdade!
    Se Deus quiser, Ele continuará a sustentar missionários assim, com vigor para uma obra de evnagelização INTEGRAL - 'Ensinando as nações'...

    ResponderExcluir
  19. Santidade e Amor de Cristo aos irmãos do Blog...

    Pastor Marcelo, eu não sei qual é o critério de avaliação para a premiação do "Tal" livro, mas se quiser mandar para Av. Presidente Vargas, 1193, Centro, Nova POnte - MG, CEP: 38.160-000, Igreja Presbiteriana do Brasil, eu teria todo o prazer de cuidar dele para o irmão até a volta de Cristo...rsrsrsrs.

    Que o SENHOR JESUS os abençoe!

    ResponderExcluir
  20. Segundo o comentário do irmão Tiago, pelo que entendi ele diz que aquele que vive na Graça não deve seguir a Lei pois é liberto em Cristo. Sim, eu creio que enquanto a Lei trazia condenação, a Graça manifestada por Cristo na Cruz traz a Liberdade e a Salvação. No entanto considerar isso da maneira que o irmão considerou a pisar em um terreno muito escorregadio. Por que?

    Simples, levando em consideração algumas idéias calvinistas, podemos destacar tres aspectos da Lei. O primeiro é que a Lei era uma lei civil, ou seja, uma espécie de constituição, que regia a sociedade de Israel, falava de casamentos, heranças, crimes e uma série de outros assuntos que não podem ser aplicados ao nosso tempo (ou alguém ai tem coragem de apedrejar um filho rebelde??). Era também uma lei religiosa, que direcionava o povo ao que viria ser o sacrifício de Cristo, estabelecia rituais e sacrifícios, funções dos Sacerdotes e tudo que tipificava o que seria a missão do Messias. Essa lei foi cumprida na pessoa de Cristo e não tem mais validade alguma, pois agora temos acesso direto ao Pai apenas por intermédio de nosso Senhor Jesus, não necessitando mais de ritos e sacrifícios como no Velho testamento.
    No entanto, a Lei também era moral, ditava regras de conduta moral para o homem de acordo com a perfeita vontade de Deus, esse aspecto da Lei nunca foi nem será abolido, pois mostra a maneira como o ser humano deve agir.
    Os defensores da abolição total da Lei dirão que o Espírito Santo em nós diz o que é certo ou errado fazer, no entanto, se esquecem que esse mesmo Espírito Santo tem como regra de conduta adequada ao homem a Perfeita vontade do Pai, que nada mais é do que a lei moral de Deus.
    Paulo diz aos Romanos 4:15 e 5:13 - "Porque a Lei suscita a ira; mas onde não há Lei, também não há transgressão." - "Porque até ao regime da Lei havia pecado, mas o pecado não é levado em conta quando não há Lei." Ora, se não há Lei, então também não há pecado, tudo forçosamente é passível de justificação através de um suposto Amor. Qualquer prática idólatra, imoral e abusiva é facilmente encaixada dentro de um padrão aceitável por Deus, e por causa disso muitas igrejas tem sido inundadas de iniquidade dia após dia.

    Quanto ao sábado, lendo e analisando os comentários acima, creio que temos que ter um tempo reservado para ser dedicado a Deus, se é sábado, se é domingo ou qualquer outro dia não importa, o que importa é cultuarmos a Deus e servirmos a Ele com integridade 24 horas por dia.

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  21. Eu fui adventista do sétimo dia, e sempre fui acostumado a não trabalhar nem no sábado e nem no domingo. Algum problema em separarmos dois dias para Deus(sábado) e lazer(domingo)? Ainda pretendo voltar a ser adventista do sétimo dia, mas minha filha e minha esposa são católicas, e é claro que não guardam o sábado.

    ResponderExcluir
  22. Será que vale a pena comentar ? Acaba nem sendo publicado, então não convide mais os internautas do blog Sétimo Dia.

    ResponderExcluir
  23. Querido ANONIMO;

    Veja, TODOS OS COMENTARIOS sao devidamente publicado, porem, como avisamos na Segunda-Feira, estamos em viagem, e dai a demora em atualizar os comentarios, que sao moderados. Tambem por isso as atualizaçoes estao no "piloto automatico".

    A partir de amanha, querendo Deus, ja estaremos com uma internet devidamente instalada onde estamos nos hospedando.

    Grato a todos pela compreensao.

    Paz e bez!

    ResponderExcluir
  24. Não devemos falar mal da Lei de Deus, pois ela é parte da mensagem de Cristo: “Nisto conhecemos que amos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (I João 5.2,3).
    ____________________________________________

    Marcelo, ao que me parece, toda a carta de João dá a entender que a lei de Deus pode ser cumprida, se, e tão somente se, o homem se dispuser a amar o seu próximo.

    No mais concordo com as tuas colocações, visto que o apóstolo Paulo disse: "De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom" (Rm 7. 12 NVI).

    Abraços Marcelo da comunidade Apologética Cristã Evangélica.

    ResponderExcluir
  25. Parece que o debate está mais intenso aqui do que no Orkut...

    Pergunto aos internautas:

    Jesus Cristo guardou o sábado do sétimo dia?

    (Espero ansiosamente pela resposta a meses!!!)

    ResponderExcluir
  26. Não sei mais o que pensar sobre os dez mandamentos, mas uma pergunta eu faço os dez mandamentos foram reduzidos a dois? amaras a deus de todo coração e a teu proximo como a ti mesmo? se for assim compreendo tudo.

    ResponderExcluir
  27. Santidade e amor de Cristo aos irmãos do blog...

    Respondendo a [herbertjohanson]...Com certeza!!!

    Mesmo se o tal sétimo dia não fosse o Sábado como nós o conhecemos hoje - vide postagem! - Jesus o guardou. Isso porque se não tivesse guardado o sábado, Ele não teria cumprido toda a Lei de Deus por nós e, seu sacrifício vicário, não seria eficaz! O que Jesus condenou diversas vezes foram os excessos criados pelos fariseus ao Sábado (Mt: 12.1-8).

    Que o SENHOR JESUS nos abençoe!

    ResponderExcluir
  28. E quanto ao livro irmão Marcelo... quem foi o premiado?

    ResponderExcluir
  29. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Irmão Robson, creio que seu esclarecimento sobre o uso da Lei tenha sido muito útil para acrescentar ao artigo do blog, o que me fez lembrar que, o mandamento do Sábado foi inserido nas três formas de uso da Lei Mosaica, conforme demonstra o contexto das passagens abaixo:

    1) O aspecto Moral (Ex: 20.8);
    2) O aspecto Civil (Ex: 23.12);
    3) O aspecto Cerimonial (Ex: 31.13-17).

    E é justamente esse último texto que não nos permite fazer de qualquer outro dia, o DIA DO SENHOR, como mencionado pelo irmão: "Quanto ao sábado, lendo e analisando os comentários acima, creio que temos que ter um tempo reservado para ser dedicado a Deus, se é sábado, se é domingo ou qualquer outro dia não importa, o que importa é cultuarmos a Deus e servirmos a Ele com integridade 24 horas por dia."

    Não importa o DIA??? Vejamos o que as ESCRITURAS dizem:

    "Guardarão, pois, o sábado os >>FILHOS DE ISRAEL<<, celebrando-o [JUNTOS] nas suas gerações como pacto perpétuo. Entre mim e [TODOS] os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério." (Ex: 31.16-17)

    Se, de fato, qualquer dia for o Dia do SENHOR, então como vamos celebrá-lo juntos?? A idéia do texto é mostrar que, neste dia especial, TODOS os filhos de Israel deveriam cultuar ao SENHOR em conjunto! Então, se para mim o tal dia for na 2a Feira e, para você der na 3a Feira, COMO VAMOS CELEBRÁ-LO JUNTOS?

    Que o SENHOR JESUS nos abençoe!

    ResponderExcluir
  30. " Querido professor, preciso que responda uma pergunta da forma de Jesus(Mat.4:4) e não do jeito do diabo (Gen. 3:1-Mat.4:5,6).Vamos a pergunta: Se a Palavra de Deus (Isaias 58:13,14) declara o 7ºDia (Sábado)como Dia do Senhor e o mesmo Deus declara que Ele não muda(Mal.3:6-Tiago 1:17-Heb.6:18-13:8), onde está escrito na Palavra de Deus que Ele mudou o Dia do Senhor do Sábado do 7º dia para o domingo ou quando Ele fez esta mudança?
    Quero lembrar que:
    -“A Lei de Deus é uma Lei divina, santa, celestial, perfeita… Não há um Mandamento a mais; não há nem um a menos; mas ela é tão incomparável que sua perfeição é uma prova de sua divindade. Nenhum legislador humano poderia ter trazido à existência uma lei semelhante à que encontramos no Decálogo”. Sermão 18 Vol. II, pg. 280.
    Autor: João Calvino em seu Comentary on a Hermony of Gospel Vol. I pg. 277 sobre Mat.5:17 e Lucas 16:17:
    E, em seus Institutes, ii. 7 seção 15 Calvino escreveu: “A Lei não sofreu nenhuma diminuição de sua autoridade, mas deve receber de nossa parte sempre o mesmo respeito e obediência”.

    -“A Lei moral, contida nos Dez Mandamentos e encarecida pelos profetas, Cristo não aboliu. Ela é uma Lei que jamais poderá ser destruída, que permanece firme como fiel testemunha do Céu”.
    “ Entre os mais acérrimos inimigos do evangelho de Cristo, estão os que… ensinam os homens a destruir…não apenas um dos menores ou maiores Mandamentos, mas todos eles, de uma só vez.. Estes honra a Cristo exatamente como o fez Judas, quando disse: ‘Eu Te saúdo, Mestre, e O beijou’…Não é outra coisa senão traí-lo com um beijo, falar de Seu sangue e arrancar-lhe a coroa; considerar levianamente qualquer parte de Sua lei, sob o pretexto de fazer avançar o evangelho”
    Wesley, Sermão 25
    Isaías 14:27: “Pois o Senhor dos exércitos o determinou, e quem o invalidará?
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
  31. Paulo e o Sábado
    Jesus pessoalmente disse a Saulo: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e põe-te em pé; pois para isto te apareci, para te fazer Ministro e Testemunha tanto das coisas em que tens visto como daquelas em que te hei de aparecer; livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim (Atos 26: 16,17,18).
    Observa que Jesus apareceu à Saulo para fazê-lo: Ministro e Testemunha tanto das coisas em que Saulo tinha visto, como daquelas que lhe seria mostrada pelo próprio Jesus, ou seja, Paulo foi feito Ministro e Testemunha de Jesus, pois acabara de Vê-lo. Paulo também foi Testemunha da fidelidade de Estevão mesmo em face da morte. Paulo era Testemunha da fidelidade dos Apóstolos e dos demais seguidores de Jesus a Palavra de Deus revelada através de Jesus Cristo. Paulo era Testemunha de os que aceitavam a fé como ela é em Jesus, perseveravam na Doutrina dos Apóstolos (Atos 2: 42).
    Jesus disse que livraria Paulo “deste povo”(Judeus) e dos gentios, aos quais lhe enviaria para abrir os olhos deles (gentios-nós), a fim de nos converter das trevas para à Luz .
    Agora, observe que Ananias que fora enviado pelo Senhor Jesus que tinha aparecido a Paulo (Atos 9: 17), disse a Paulo: “ O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a Sua vontade, ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca.
    Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido” (Atos 22: 12 a 15). Observe que Ananias se apresentou a Paulo declarando que fora enviado pela mesma Pessoa que lhe aparecera, confirmando e ampliando a vontade Divina para que Paulo fosse Testemunha para todos os homens, incluindo também os judeus, daquilo que ele (Paulo) tinha testemunhado do Próprio Jesus que lhe aparecera e que ainda veria o Justo que lhe aparecera e ouviria a Sua Voz.
    Portanto, temos explicito nestes Textos Sagrados, todo o Ministério de Paulo, ou seja, que Paulo foi separado para ser Ministro e Testemunha de Jesus, para conhecer a vontade de Deus, pregar e ensinar aquilo que ele tinha visto e ouvido de Deus, de Jesus, e acerca de Deus e de Jesus. Contudo, em momento algum Paulo declarou que a Lei Moral, ou seja, que os Dez Mandamentos foram abolidos. Nem mesmo que o Dia do Senhor havia mudado do sétimo para o primeiro dia. Muito pelo contrario, vemos Paulo que era cheio do Espírito Santo(13:9) guardando o Sábado(Atos 18:3,4), conforme o Mandamento. Ensinando que a Lei é santa. É espiritual. E, não deve ser anulada (Atos 11:25,26-16:13-Rom. 3:31-7:12,14.Continua.
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade

    ResponderExcluir
  32. Jesus disse que enviaria Paulo para abrir nossos olhos, nos convertendo das trevas para à Luz. Repetindo, em momento algum Paulo declarou que a Lei Moral, ou seja, que os Dez Mandamentos foram abolidos. Nem mesmo que o Dia do Senhor havia mudado do sétimo para o primeiro dia. Muito pelo contrario, vemos Paulo confirmando a lei Moral de Deus inclusive guardando o Sábado conforme o Mandamento. Portanto, se Deus ou Seu Filho tivesse abolido os Dez Mandamentos ou mesmo mudado o Dia do Senhor (Isaías 58: 13,14), do Sábado para o domingo, do Sétimo Dia para o primeiro dia, Paulo certamente teria aberto nossos olhos nos convertendo para à Luz, caso o Sábado do 7º Dia fosse trevas como dia do Senhor, como dia Santificado e como dia de Repouso, e sim outro dia qualquer . A Grande Verdade é que, no contexto do Dia do Senhor (sábado ou domingo), um é trevas, é engano. Paulo era imitador de Cristo e combateu “o bom combate completou a carreira guardou a fé” (II Tim. 4:7,8), dizendo como devemos “proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da Verdade” (I Tim. 3: 15).Observa que em reunião com os Presbíteros da igreja Paulo declarou: “... Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa... Porque jamais deixei de vos anunciar Todo o desígnio de Deus”(Atos 20:20,27), ou seja, apesar de Paulo deixar claro que não deixou de anunciar ou ensinar coisa alguma proveitosa os desígnios de Deus, ele não disse que o Dia do Senhor mudou do Sétimo Dia para o 1º, do Sábado para o domingo. O que ele disse foi que se levantariam homens falando coisas pervertidas entre eles ( e conseqüentemente entre nós também), para arrastar os discípulos atrás deles(Atos 20:30) E, a verdade é que, quem declara que o Dia do Senhor não é mais o Sábado e sim o domingo, está falando coisa pervertida, está pervertendo a Palavra de Deus.
    Se Jesus disse que Paulo seria Seu Ministro e Sua Testemunha, que Deus de antemão havia designado para conhecer Sua vontade ver O Justo e ouvir Sua voz, com certeza, entre a vontade de Deus ,a visão do Justo ,do ouvir de Sua voz, não estava tal mudança. Pois como Ministro e Testemunha de Jesus, Paulo declarou que devemos ser imitador dele como ele era de Cristo, como também devemos imitar Deus como filhos amados (I Cor. 11:1- Efésios 5:1).
    A Palavra de Deus deixa bem claro que Paulo exerceu plenamente seu chamado completando sua carreira que lhe havia sida designada de antemão pelo Próprio Deus. E, em momento algum, ensinou, pregou ou declarou que o Sábado do 7º dia não era mais o Dia do Senhor ou havia mudado para o 1º dia. Na verdade Paulo era um Guardador do Sábado. Se não, jamais poderia declarar o que está em Atos 20:20,27 e II Tim. 4:7,8. Devemos ter em mente que Paulo foi enviado para abrir os olhos dos judeus e gentios a fim de que se convertam das trevas à Luz, e do poder de Satanás ao Poder de Deus. É necessário repetir a declaração de que: “Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa... “Porque jamais deixei de vos anunciar Todo o desígnio de Deus”
    Portanto o conselho de Paulo é: ” Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” e ” sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”I Cor. 11:1-Efésios 5:1
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
  33. Eu pensava como alguns defensores do domingo.

    O Espírito Santo abriu os meu olhos e hoje VEJO!

    A Palavra de Deus diz em 1. Coríntios 1:11 - “Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo”.Palavras do apóstolo Paulo. Jesus guardou o Sábado conforme diz o evangelho de Lucas: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de Sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” O apóstolo Paulo imitando a Cristo guardou também o sábado.

    Hoje sou feliz e realizada pois sigo o meu Mestre, procurando possuir o mesmo sentimento que houve Nele!




    Cley Mongenot

    ResponderExcluir
  34. Cley; acredito que levar sua exegese a sério equivaleria a nos submetermos a circuncisão, a páscoa judaicas, as festividades cerimoniais, etc.

    Obrigado pela participação.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  35. Sábado não é uma questtão de dia escolhido por um povo, ou algo assim. Sábado é o SÉTIMO DIA, no qual o SENHOR descançou e separou para nós e sua observância foi confirmada e afirmada na lei escrita de Deus dada à Moisês. Não é uma questão judaica, nem também de "lei de Moisés", como muitos dizem, que inclusive não são os 10 Mandamentos. Muitas coisas para discutir, mas em fim, vc querer que o Sábado seja o primeiro dia está do mesmo jeito negando a integridade e perfeição da Lei de Deus.

    Guardo o Sábado como ele deve ser Guardado, segundo Exodo20:8-11 "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

    Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

    Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

    Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou."

    O Sábado é o MEMORIAL DA CRIAÇÃO. O SÉTIMO DIA e a divergencia quanto a sua observância fez com que muitos esquecessem e negligenciassem o poder e a existência de Deus.

    ResponderExcluir
  36. Vocês são bem humorados!!! Creio também que Deus tem um tremendo senso de humor!!! Jesus com certeza era alguém de um humor aguçado também! Parabéns pelos debates aqui! Acerca do sábado e de Ellen White quero fazer algumas considerações: Na Bíblia é muito claro que o dia de repouso para os cristãos é o sétimo dia, portanto o sábado. Jesus é o nosso principal modelo e exemplo quanto ao dia de guarda.(Lc 4:16) A igreja apostólica guardou este dia, e mesmo que no ano 135 ad,tem-se registro da guarda do primeiro dia da semana (domingo), isso apenas confirma o fato de que ideias estranhas a Bíblia começavam a entrar na igreja. O que escreveu Clemente e outros pais da igreja sobre a mudança do sétimo por qualquer um em sete não deve ser considerado como argumento bíblico. Téologos escrevem o que querem,mas a autoridade final é a Bíblia. Em Genesis 2:1-3, Deus estabeleceu o sétimo dia como memorial da obre Criada, descanso e santidade. Em Exodo 20: 8-11. este sétimo dia é identifiacado como o sábado! Deuteronômio 5:15, diz que o sábado é também é um memorial da Redenção que Deus realizou com ISrael, tirando-o do Egito. Jesus, também nos redimiu, tirando-nos da escravidão do pecado, e no sábado devemos celebrar esta Graça e Salvação! A alegação que o domingo passou a ser o dia de repouso porque Jesus ressuscitou neste dia é sem fundamento bíblico (embora seja muito poético). Se isso fosse verdade as Escrituras do novo Testamento teriam textos muito explicitos falando acerca desta mudança e colocando o domingo como o simbolismo desta nova realidade. O primeiro livro do NT, foi escrito mais ou menos 27 a 30 anos depois da ressurreição, tempo suficiente para se colocar isto! Em Romanos 6, principalmente, os versos 3 a 9, aprendemos que celebramos a Ressurreição de Cristo quando somos batizados e que após o batismo continuamos a celebrar sua Ressurreição e Morte expiatória através da Santa Ceia (ICor 11:17-34). Portanto, A Ressurreição não se celebra com um dia especifico, mas todos os dias ao termos comunhão com Deus e ao realizarmos estes ritos por Ele ordenados. O sábado do sétimo dia prove um dia inteiro de reflexão acerca da obra de Deus na Criação e na Redenção! Coisa que também podemos e devemos realizar nos outros dias. Mas como você mesmo mencionou, os mandamentos de Deus não foram abolidos por Cristo, e que devemos vive-los, e o mandamento do sábado diz que nos outros seis dias devemos trabalhar para nosssa manuntenção e da nossa família! Então, durante os seis dias, embora devemos estar em sintonia com Deus cada segundo, não estamos inteiramente voltados, ou mais relaxados para a adoração como no sábado. Quanto a igreja apostólica se reunir no domingo para culto não é verdade! Os registros bíblicos indicam que eles tinham a prática de se reunirem todos os dias para partir o pão e oração. Paulo apenas designou que o primeiro dia seria um bom dia para a coleta de donativos que ajudariam cristãos necessitados da Judéia que passava por uma fome muito grande!(Atos 2:46)Quanto a Ellen White, seria bom vc mesmo tirar suas conclusões lendo os seus escritos, observando se eles nos fazem mais amar a Bíblia ou não reconhece-la. A Igreja Adventista não crê na infalibilidade de Ellen White, mas crê que o Dom profético que se manifestou na vida de autores ´bíblicos para orientar o seu povo também se manifestou nela. Todos que se consideram povo de Deus, deveria ler seus escritos e compara-los com os ensinos bíblicos. Mas eu fiquei feliz em saber que não se discute no meio evangelico a abolição da Lei por parte de Cristo!

    ResponderExcluir
  37. FUI AD7ªDIA durante 20 anos de congregação, a irmão Ellen White é venerada dentro da igreja como uma madre Tereza de Calcutá. Queridos irmãos Adventista, hoje eu congrego em outra denominação que prega a palavra de Deus; e outra no livro de Apocalipse está escrito que os que não irão para céu são os ..."fornicadores, adulteros, mentirosos, feiticeiros etc..." não diz os não guardadores do "Sábado", agradeço a Deus porque através de meus pais que eram Adventista iniciei minha caminhada cristã, e creio nas escrituras quando diz que a Verdade nos Libertará , e, o meu povo perece por falta de conhecimento. Acrescento que por falta de humildade ou aceitar que somos orgulhosos não enxergamos a verdade. E outra Jesus guardava o sábado lógico ele era judeu precisava dar testemunho para o sua nação, no entanto, a morte de Cristo nos libertou; Cristo quando voltar para buscar a sua IGREJA será o povo Dele, transformado e regenerado pelo poder o Espírito Santo e não placa. Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos nós.

    ResponderExcluir
  38. Os 10 mandamentos foram escrito por DEUS,ninguém tem autoridade para revoga-los,e o 4º mandamento é bem claro,Jesus disse quando curou no sábado, Eu não vim para Abolir, vim para cumprir!!!

    ResponderExcluir
  39. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Olá "Anônimo"(s). Acho estranho vocês não se identificarem. Mas, sobre o mandamento , Deus não disse: "Lembra-te do Sétimo dia para o santificar". Traduzindo o texto diretamente do hebraico, o mandamento é este: "Lembra-te do Dia de Descanso para o santificar!" Por favor, não sacramentalizem o que Deus não sacramentou!

    ResponderExcluir
  40. זכור את־יום השׁבת לקדשׁו׃
    שׁשׁת ימים תעבד ועשׂית כל־מלאכתך׃
    ויום השׁביעי שׁבת ליהוה אלהיך לא־תעשׂה כל־מלאכה אתה ובנך־ובתך עבדך ואמתך ובהמתך וגרך אשׁר בשׁעריך׃
    כי שׁשׁת־ימים עשׂה יהוה את־השׁמים ואת־הארץ את־הים ואת־כל־אשׁר־בם וינח ביום
    Ok! Luis Filipe traduz ai para todos os anônimos, você que é expert em hebraico...

    ResponderExcluir
  41. Vamos fazer a vontade de um irmão acima colocando no lugar da palavra sábado, a palavra descanso:

    "Lembra-te do dia de 'descanso', para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o 'descanso' do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de 'descanso', e o santificou" (Êxodo 20:8-11).

    Alterou alguma coisa?

    Não?! Porquê?

    Simplesmente porque o sábado (descanso) faz referência a semana da criação como está no IV mandamento dado no Sinai, ou seja, o úlitmo dia depois da semana da criação (o sétimo) passou a ser chamado 'shabbat' ou sábado, como conhecemos até hoje. Se Deus não estivesse especificado que dia era o dia de descanso seria uma total confusão. Ou seja, o argumento do nosso irmão acima é furado para defender o domingo em oposição ao sábado bíblico. Aliás Deus SACRAMENTOU (v. 11) sim o sétimo dia! Falar o contrário é ir contra o que está escrito.
    Infelizmente muitos seguem tradições de homens guandando um dia que Deus não ordenou que guardassem!

    Que o Espírito Santo ilumine a todos os sinceros!

    ResponderExcluir
  42. A Lei de Deus no Novo Testamento

    I
    “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto.” – Mateus 4:10

    II
    “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” “Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.” – I João 5:21; Atos 17:29

    III
    “Para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.” – I Timóteo 6:1

    IV
    “Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado.” “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é senhor também do sábado.” “Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.” “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das Suas.” “Pois, nEle, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra.” – Mateus 24:20; Marcos 2:27 e 28; Hebreus 4:4, 9 e 10; Colossenses 1:16

    V
    “Honra a teu pai e a tua mãe.” – Mateus 19:19

    VI
    “Não matarás.” – Romanos 13:9

    VII
    “Não adulterarás.” – Mateus 19:18

    VIII
    “Não furtarás.” – Romanos 13:9

    IX
    “Não dirás falso testemunho.” – Marcos 10:19

    X
    “Não cobiçarás.” – Romanos 7:7

    “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.” – Romanos 3:31

    “E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.” – Lucas 23:54-56 (Devo lembrar que Lucas escreveu seu evangelho por volta do ano 59 ao ano 75 como apontam alguns especialístas, ou seja, se não era tão importante por que a ênfase depois de tanto tempo?)

    ResponderExcluir
  43. Falar do sábado/domingo é uma discussão que não terá fim. Igual as verdades bíblicas da eleição e do livre-arbítrio, aparentemente, são verdades em oposiçãoes uma contra a outra; na realidade, porém, são dois lados da debilidade natural de nosso entendimento. O conhecimento é como um oceano; mas, por enquanto, nosso conhecimento é com uma gota; um garnde oceano tem muitas ondas, mas tudo faz parte da mesma massa de água.
    Paz do Senhor
    MHZ

    ResponderExcluir
  44. QUAL É O DIA OFICIAL DE DESCANSO DO SENHOR DEUS?
    1. De acordo com a Lei de Deus, qual é o verdadeiro dia de descanso?
    EXODO 20: 8-11
    8-Lembra-te de santificar o dia de sábado.
    9.Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra.
    10.Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros.
    11.Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.
    2. O mandamento do Sábado existia antes de a Lei ser dada por Deus no monte Sinal? EXODO 16:23,
    23. Este lhes disse: “É isso o que o Senhor ordenou. Amanhã é um dia de repouso, o sábado consagrado ao Senhor. Por isso, o que tendes a cozer no forno, cozei-o, e o que tendes a cozer em água, cozei-o; e o que sobrar, ponde-o de lado até pela manhã.”
    17. Afirmo, portanto: a lei, que veio quatrocentos e trinta anos mais tarde, não pode anular o testamento feito por Deus em boa e devida forma e não pode tornar sem efeito a promessa.
    3. Gálatas 3:17
    4-O sábado è um memorial, de dois eventos MUITO importante.Que eventos são esses
    2. (a) Gênesis 2:2 e 3
    Tendo Deus terminado no sétimo dia a obra que tinha feito, descansou do seu trabalho.
    3. Ele abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia repousara de toda a obra da Criação.
    4. EXODO20:8-11;
    8. Lembra-te de santificar o dia de sábado.
    9. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra.
    10. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros.

    ResponderExcluir
  45. 11. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.
    5. (b) Deuteronômio 5:12 e 28
    12. Guardarás o dia do sábado e o santificarás, como te ordenou o Senhor, teu Deus.
    13. Trabalharás seis dias e neles farás todas as tuas obras;
    14. mas no sétimo dia, que é o repouso do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu boi, nem teu jumento, nem teus animais, nem o estrangeiro que vive dentro de teus muros, para que o teu escravo e a tua serva descansem como tu.
    15. Lembra-te de que foste escravo no Egito, de onde a mão forte e o braço poderoso do teu Senhor te tirou. É por isso que o Senhor, teu Deus, te ordenou observasses o dia do sábado.
    28. Ouvindo vossas palavras quando me faláveis, o Senhor disse-me: ouvi as palavras que esse povo te disse: está bem tudo o que disseram.

    6. Alem de servir como memorial ,Lembrete de Deus é Criador e Salvador,para que se destina o Sábado? Marcos 2:27 3 28
    27. E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado;
    28. e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado."
    8-Porque guardar o Sábado?
    a - Genesis 2:1,3
    2. Tendo Deus terminado no sétimo dia a obra que tinha feito, descansou do seu trabalho.
    3. Ele abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia repousara de toda a obra da Criação.
    b- Exodo20: 8-11
    8-Lembra-te de santificar o dia de sábado.
    9.Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra.
    10.Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros.
    11.Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.
    c- Exodo23:12
    12. Durante seis dias, farás o teu trabalho, mas no sétimo descansarás, para que descansem o teu boi e o teu jumento, e respirem o filho de tua escrava e o estrangeiro

    ResponderExcluir
  46. d- Salmo 119:165
    1. Cântico das peregrinações. Na hora da tribulação, clamei ao Senhor e ele me atendeu.
    2. Senhor, livrai minha alma dos lábios mentirosos e da língua pérfida.
    3. Que ganharás, qual será teu proveito, ó língua pérfida?
    4. Flechas agudas de guerreiro, carvões ardentes de giesta.
    5. Ai de mim por habitar em Mesec e viver em meio às tendas de Cedar!
    6. Por muito tempo minha alma tem vivido com aqueles que detestam a paz.
    7. Só quero a paz, mas quando dela lhes falo, eles se dispõem para a guerra.
    e- Levitico 23:3
    3. Trabalhareis seis dias, mas no sétimo dia, sábado, dia de repouso, haverá uma santa assembléia. Nele não fareis trabalho algum. É o repouso consagrado ao Senhor, em todos os lugares em que habitardes.”
    f – Isaias 66: 22 e 23
    22. Pois, assim como os novos céus e a nova terra que vou criar devem subsistir diante de mim, declara o Senhor, assim devem subsistir vossa raça e vosso nome.
    23. E assim, cada mês, à lua nova, e cada semana, aos sábados, todos virão prostrar-se diante de mim, diz o Senhor.
    22. Pois, assim como os novos céus e a nova terra que vou criar devem subsistir diante de mim, declara o Senhor, assim devem subsistir vossa raça e vosso nome.
    23. E assim, cada mês, à lua nova, e cada semana, aos sábados, todos virão prostrar-se diante de mim, diz o Senhor.
    6- Na Bíblia, todos os dias chamados de”Sábado” são uma coisasó? Levitico 23: 3,
    3. Trabalhareis seis dias, mas no sétimo dia, sábado, dia de repouso, haverá uma santa assembléia. Nele não fareis trabalho algum. É o repouso consagrado ao Senhor, em todos os lugares em que habitardes.”
    Levitico 23:24 e 25
    24. no sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós um dia de repouso, solenidade que publicareis ao som da trombeta, uma santa assembléia.
    25. Não fareis trabalho algum servil, e oferecereis ao Senhor sacrifícios consumidos pelo fogo”.
    7- Se Neemias vivesse nos dias de hoje,como ele procederia em relação ao Sábado? Neemias 9:14;
    14. Fizestes lhes conhecer o vosso santo sábado, e prescrevestes-lhes, pela boca de Moisés, vosso servo, os mandamentos, preceitos e uma lei.
    Neemias 10:31;

    ResponderExcluir
  47. Neemias 10:31;
    31. Prometemos não dar nossas filhas aos habitantes da terra e não tomar suas filhas para os nossos filhos;
    32. nada comprar da terra, em dia de sábado ou em dia de festa, se trouxessem para vender, naqueles dias, mercadorias ou quaisquer gêneros alimentícios que fossem; deixar repousar a terra e não reclamar nenhuma dívida no sétimo ano.
    Levitico 13: 15-22
    15. Na mesma época, encontrei em Judá homens que pisavam uvas durante o sábado, carregavam molhos, e transportavam em jumentos vinho, uva, figos, e toda a espécie de fardos, levando-os para Jerusalém em dia de sábado. Admoestei-os então a respeito do dia em que vendiam os seus produtos.
    16. Havia também alguns de Tiro, estabelecidos na cidade, que traziam peixes e toda espécie de mercadorias, que vendiam em dia de sábado aos judeus, em Jerusalém.
    17. Dirigi-me aos importantes de Judá: Procedeis muito mal, profanando o dia do sábado.
    18. Vossos pais faziam o mesmo; e foi por isso que Deus fez cair todas essas desgraças sobre vós e sobre esta cidade. E vós ireis acender sua cólera contra Israel, profanando o sábado?
    19. Em conseqüência, logo que as portas de Jerusalém foram cobertas pela sombra, antes do sábado, mandei que se fechassem as portas e só as abrissem depois do sábado. Ademais, coloquei nas portas alguns dos meus homens, a fim de impedir que qualquer mercadoria entrasse no dia do sábado.
    20. Então os negociantes e vendedores de toda espécie de produtos passaram uma ou duas vezes a noite fora de Jerusalém.
    21. Interroguei-os: Por que passais a noite diante das muralhas? Se recomeçardes, mandar-vos-ei castigar. Cessaram então de vir durante o sábado.
    22. E ordenei aos levitas que se purificassem e viessem guardar as portas para santificar o dia do sábado. Recordai-vos de mim, ó meu Deus, por causa disso, e tende piedade de mim segundo a vossa grande misericórdia.

    8- Porque Jesus curou no Sábado? Lucas 6:6-11,
    6. Em outro dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Achava-se ali um homem que tinha a mão direita seca.
    7. Ora, os escribas e os fariseus observavam Jesus para ver se ele curaria no dia de sábado. Eles teriam então pretexto para acusá-lo.
    8. Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse ao homem que tinha a mão seca: Levanta-te e põe-te em pé, aqui no meio. Ele se levantou e ficou em pé.
    9. Disse-lhes Jesus: Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer.
    10. E relanceando os olhos sobre todos, disse ao homem: Estende tua mão. Ele a estendeu, e foi-lhe restabelecida a mão.
    11. Mas eles encheram-se de furor e indagavam uns aos outros o que fariam a Jesus.

    12. Não vale o homem muito mais que uma ovelha? É permitido, pois, fazer o bem no dia de sábado.

    ResponderExcluir
  48. Lucas 4: 16,31
    16.Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
    31. Desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e ali ensinava-os aos sábados.


    e João15:10,
    10. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.
    Mateus 5:17 -19
    17. Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
    18. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.
    19. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.
    9- O apostolo Paulo Guardava o Sábado ou o Domingo? Atos 13: 42,44
    42. Ao saírem, rogavam que lhes repetissem essas palavras no sábado seguinte.
    43. Depois que a assembléia terminou, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram Paulo e Barnabé, os quais com muitas palavras os exortavam a perseverar na graça de Deus.
    Atos 16: 13,
    13. No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido.

    2. Mateus 12:12,
    Paulo dirigiu-se a eles, segundo o seu costume, e por três sábados disputou com eles.

    ResponderExcluir
  49. Atos 18: 3- 4 e11,
    3. Como exercessem o mesmo ofício, morava e trabalhava com eles. (Eram fabricantes de tendas.)
    4. Todos os sábados ele falava na sinagoga e procurava convencer os judeus e os gregos.
    5. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à pregação da palavra, dando aos judeus testemunho de que Jesus era o Messias.
    6. Mas como esses contradissessem e o injuriassem, ele, sacudindo as vestes, disse-lhes: O vosso sangue caia sobre a vossa cabeça! Tenho as mãos inocentes. Desde agora vou para o meio dos gentios.
    7. Saindo dali, entrou em casa de um prosélito, chamado Tício Justo, cuja casa era contígua à sinagoga.
    8. Entretanto Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com todos os da sua casa. Sabendo disso, muitos dos coríntios, ouvintes de Paulo, acreditaram e foram batizados.
    9. Numa noite, o Senhor disse a Paulo em visão: Não temas! Fala e não te cales.
    10. Porque eu estou contigo. Ninguém se aproximará de ti para te fazer mal, pois tenho um numeroso povo nesta cidade.
    11. Paulo deteve-se ali um ano e seis meses, ensinando a eles a palavra de Deus.
    Mateus 24: 20
    20. Rogai para que vossa fuga não seja no inverno, nem em dia de sábado;
    10- Como devemos proceder se nosso chefe quiser que trabalhe no Sábado? Atos 5:29;
    29. Pedro e os apóstolos replicaram: Importa obedecer antes a Deus do que aos homens.
    11- Onde mais podemos encontrar descanso? Mateus 11:28,30;
    28. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
    29. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
    30. Atos 17:2;
    Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.
    João 16:33;
    33. Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.
    Marcos 2:38
    27. E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado;
    28. e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado."

    ResponderExcluir
  50. 12- O que preciso Fazer Lembra- te do dia de Sábado,para santificá-lo... EXODO 20:8 a 11.
    8. Lembra-te de santificar o dia de sábado.
    9. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra.
    10. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros.
    11. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.
    Gálatas 4: 10 ,
    10. Observais dias, meses, estações e anos!
    11; Colossenses 2: 16
    16. Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados.

    ResponderExcluir
  51. Queridos e amados irmãos, gostaria eu de acreditar nas inúmeras razões encontradas por vós em relação se foi ou não trocado o sábado (sétimo dia) para o domingo (primeiro dia),porém quero ressaltar-lhes que, Jesus não veio para mudar á lei de seu Pai e nêm á destruir, más sim cumpri-la.Porque aqueles homens (escribas,farizeus,saduceus,sacerdotes e outros) violavam as mesmas leis que a maioria hoje andam violando, com falsos pretesto de não mais serem necessários. Irmãos, não façam de Deus um ser injusto, pois se vós mesmo invalidais os mandamentos de Deus pela vossa tradição, seriam vós diferentes dos judeus que sacrificaram nosso mestre?
    Como pode dizer que o filho que veio fazer a vontade do Pai, ensinou á vós que a Lei que seu Pai ensinou e que Ele mesmo seu filho seguiu, vós não necessitaria também seguir?
    Será que vós ainda não percebeu que sem isto fica um vazio a ser prenchido entre vós e o seu Deus? Será que vós agindo assim endurecendo vossos corações para esta verdade jamais podereis enchergar a alva? E o que é pior, fazei de jesus e seus dicípulos mentirosos e coniventes com esta mentira.
    Como vocês acham que Deus julgará o mundo? Porque motivo jõao viu a arca da aliança nos céus? Oquê foi guardado dentro da arca, você sabe?
    Amados, Paulo só tinha o primeiro dia da semana para se ajuntar com seus irmãos convertidos, pois o mesmo se ajuntava com os príncipes das sinagogas todos os sábados para discutirem sobre ser jesus o Messias ou não, e também para dizer-lhes que A LEI CERIMONIAL deveria ser de fato abolida, afinal ELES os príncipes das sinagogas não entenderam que jesus era o cordeiro de Deus que tirava o pecado do mundo, e que não mais necessitavam sacrificar mais animais.

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.