No divã com Malafaia parte três



Por Marcelo Lemos


= Parte 3 =


Artigos anteriores: 1, 2

Tem gente achando que os apologistas brasileiros não resistiriam a um encontro “cara a cara” com o Pastor Malafaia, que anda espalhando por aí tê-los desafiado. O desafio é uma farsa, mas alguém me escreveu que um grande nome como Caio Fábio talvez consiga vencê-lo; o resto de nós - simples mortais - seríamos engolidos pelo dinossauro assembleiano. Talvez. Pena o Malafaia não ter coragem de tirar a prova...


Pelo que percebi no pouco tempo que visualisei seu site, pelo que vejo seu olhar "reformado" está bem próximo do ecumenismo anglicano! O malafaia tem que ser contestado sim, ninguém é incontestável, mas a não ser o Caio Fábio, dificilmente ele não engoliria vcs!(Comentário de um visitante do meu blog).

Seus fãs tem mais fé nele do que o próprio Silas. Sim, o pastor fez um desafio, que acontecerá em um palco, e com um único ator: ele mesmo. Assim, não haverá qualquer espaço para algumas questões que realmente importam. Por exemplo: ele explicará as palavras dos atores norte-americanos em suas grandes campanhas financeiras?

Podemos fazer uma previsão bem segura do conteúdo da mensagem que ele gravou para “desafiar” os apologistas.

(                Certamente ele vai dizer que Deus tem poder de prosperar.

(                Certamente vai dizer que acredita na “lei da semeadura”.

(                E certamente vai frisar que nem todos serão financeiramente abençoados.

Vou repetir o ultimo ponto: ele dirá que jamais garantiu que todos serão abençoados com mais dinheiro (e isso é muito importante em sua defesa). A importância desse argumento é esta: uma vez não ensinar que todos podem ser abençoados no “bolso”, ele não tem nada haver com a nefasta Teologia do Tio Patinhas (se bem o que pato muquirana nunca vendeu Bíblias de 900 pratas!).

Entretanto, esse argumento de defesa (que ele já usou várias vezes, aliás) é completamente mentiroso.

Por exemplo, apostaria que ele não tentará explicar a falsa profecia de Morris Cerullo em seu programa de Televisão. Faço questão de postar o vídeo aqui. Observem que o falso profeta em momento alguns diz que “alguns serão prósperos”, ou diz “Deus não tem planos de prosperidade para todos vocês”. Ora, isso quebraria o encanto, não é mesmo? O falso profeta garante que a unção financeira está sendo derramada sobre “meu povo”, e induz o telespectador a conclusão de que a “Semente” é o canal de acesso para o suposto derramamento de “verdinhas”.



“Se você quer que Deus te dê a unção financeira, a unção financeira dos Últimos Dias, eu quero que você pegue esse telefone, eu quero que você faça um compromisso para semear 900 Reais!”

“Quando você semear o que Deus está lhe pedindo hoje, vai receber da parte de Deus algo que você nunca recebeu antes!”

O pastor Silas pode chamar isso do que bem entender, eu chamo de Falsa Profecia, ou para ser mais acadêmico, de Teologia da Prosperidade.

Aguardemos. Talvez eu erre. Contudo, imagino que ele irá tentar se diferenciar de gente como Edir Macedo – só para dar um exemplo – alegando que jamais garantiu que todos que “semeiam” virão a ser financeiramente abençoados. Sim, penso que ele dirá isso. E posso visualizar a multidão de fãs aplaudindo-o no chiquérrimo auditório alugado para a encenação. Contudo, o vídeo acima é a prova ‘provada’ de que ele aderiu, sim, a Teologia das ‘verdinhas’ (e não estou falando do verde das florestas).
            
É possível que Malafaia conseguisse devorar os blogueiro vivos, afinal, nem todos temos a oratória de um Caio Fábio - se bem que ele deve temer o barbudo por razões de bastidores, e não de teologia. Porém, mesmo sem Caio Fabio, acho que um ou dois blogueiros podem dar conta do recado, especialmente se o Malafaia não os impedir de pedir ajuda aos univers.. ops!... ao Youtube!
            
Finalizando, um detalhe para que ninguém diga que Malafaia foi enganado por Cerullo: quando a câmera, por volta dos três minutos, focaliza a expressão de Malafaia, podemos vê-lo balançando afirmativamente a cabeça, num sinal de concordância com a falsa profecia. Tive a ligeira impressão de estar olhando para um daqueles bichinhos de pelúcia que o motorista da frente teima em colocar no vidro traseiro para nos atazanar...

7 comentários :

  1. Olá Marcelo.

    Graça e paz sobre sua vida.

    Estarei aguardando a continuação da série "no divã... 4", rsrsrs. Esse povo pensa que só Caio Fábio - com todo respeito - pode "dar conta" do recado, mas esse povo também se esquece que qualquer pessoa que realmente ama a Deus e Sua Palavra, que realmente esteja bem preparado e convicto de sua posição bíbliaca pode mostrar os erros teológicos graves da teologia da prosperidade.

    Como disse lá no Genizah a você, "vou aguardar o dia 2 para ver ele detonar vocês blogueiros..." rsrsrss.

    Sério agoro: tenho orado muito pelo Malafaia, para que volte às origens do Evangelho simples do reino, pois ele seria uma grande voz para denunciar os erros no meio cristão. Mas Deus é soberano, e espero que Ele dê a quem for debater com o Malafaia - caso isso aconteça, pois duvido - a sabedoria, discernimento e veracidade necessários para poder desmascarar de uma vez por todas essa falácia em torno dos pilares cristãos.

    Forte abraço e Deus abençoe a você, família e ministério.

    ResponderExcluir
  2. Marcelão o negócio é o seguinte.
    Nós estamos chamando o Malafaia para um debate sobre a sua heresias faz anos. O covardão nunca aceitou. Nós publicamos artigos explicando exegeticamente todos os textos que ele usa para defender suas funestas mensagens, mas ele nunca se dignificou esclarecer seus desvios teológicos. Ele é um boçal, um ridículo, um mentiroso, os vídeos estão aí para provar, e realmente tem o rabo muito preso com o Caio, pois, como o próprio Caio Fábio, diz: “não agüenta uma olhada dentro dos meus olhos”. Mas não precisamos ter a oratória do Caio para arrebentar com esse camarada, temos feito isso a anos. Quase tudo o que esse indivíduo fala (ele chama aquilo de pregação) no auditório, está mais para auto-ajuda e veneração ao Shichi Fukujin do que Cristianismo. Não tenho medo do ex-bigodudo, debato com ele a hora que ele quiser, mas o debate tem que ser sério, com tema pré-estabelecido, regras claras, com direito a réplica e tréplica. pode ser numa rádio pequena (diferente dele, não preciso de grande auditório). Tá aí. Desafio ele para um debate. Ele diz que está chamando os blogueiros para um arranca-rabo, eu não recebi convite nenhum, e nenhum outro blogueiro recebeu. Eu sou inexpressivo, eu sei, chama então o Renato Vargens, ou então o Paulo Romeiro, ou então o Augustus Nicodemos, não faltam nomes conhecidos para debater contra ele.
    Agora aquele show de auditório que ele pretende fazer, a lá Silvio Santos diante de uma platéia ansiosa pelo famigerado dinheiro, não é debate nenhum, é como eu disse um Show de Auditório, só isso.
    Fica na Paz irmão,
    E só lembrando “nada podemos contra a verdade, somente a favor dela”

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    Primeiro que de longe sou fã do Malafaia, sou crítico do trabalho, só não desejo viver para isso! Do mesmo jeito que evangelho não é teologia da prosperidade, ele é muito mais do que ser anti-teologia da prosperidade!

    E pelo que vocês até agora apresentaram, estou seguro que vcs só não seriam engolidos pelo vendedor de bíblia por um milagre, já que ele é um debatedor experimentado, tanto é que Marta Suplicy nunca chamou ele para o cara a cara, mesmo sendo politica muito experiente!

    Aqui no blogue, como vc disse tem edições no youtube, pode fazer montagens fotográficas, pode sensacionalizar a vontade...num debate a única ferramenta é a palavra, e não vence quem está certo, vence quem tem raciocínio rápido, sabe editar o discurso, controlar as emoções, fugir de contradições, expressão corporal...tirando a possibilidade de zebra, eu digo que vcs não durariam muito nesta arena, seria Gladiador contra bob esponja...E reitero que tirando o Caio Fábio, do qual tbm não sou Fã, pela capacidade que demonstra, até então seria o único com chances reais, o resto quer tentar a sorte, se perder pelo menos fez o merchand! É o que penso...

    ResponderExcluir
  4. Bom, tenho a seguinte opinião, o evangelho não é para ser debatido e sim para ser seguido. Cada um tem uma visão e um entendimento à respeito, cabe a Deus ajudar a pessoa a seguir aquilo em que ela tem convicção. Se ela está errada ou não, com certeza será cobrada no julgamento final. Agora convenhamos, deixem o Silas Malafaia em paz, se ele estiver errado com certeza será cobrado e julgado por tal.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo.

    Graça e paz sobre sua vida.

    Me ponho a imaginar se os reformadores de outrora também pensassem assim, como postou o anônimo do último post "deixem o Silas em paz, se ele estiver errado com certeza será cobrado e julgado por tal." Mas glórias a Deus eles não pensaram, e glórias a Deus inúmeros apologistas não pensam assim também.

    Deus lhe dê forças, ânimo e renove você para seguir adiante nesse ministério.

    A tempo: quando irá postar artigos novos? Estamos sentindo falta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Deus continue levantando pessoas contra essa teologia maldita da prosperidade, que só sabe ensinar crentes com pouco conhecimento bíblico a amar mais o mundo e o que ele oferece.... em meu blog também tenho postado alguns comentários a respeito disso, querendo faça uma visita será bem muito bem vindo!
    http://www.nil11000.blogspot.com.br/
    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  7. DEVEMOS PEDIR QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DESSAS PESSOAS QUE ESTÃO DISTORCENDO A SUA PALAVRA.

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.