Proclamando a Visitação do SENHOR

Prezados amigos, graça e paz! Depois de quase uma semana sem acesso a web, estamos retornando. Hoje, aproveito para publicar aqui o texto do SERMÃO DE DOMINGO, baseado nas leituras sugeridas pelo Lecionário Anglicano. Nos próximos dias estaremos publicando uma série de vídeos, incluindo trechos que gravamos do culto de Domingo, e da pregação. Espero que essa mensagem glorifique a Deus, e edifique a vida de cada um de vocês!

Soli Deo Gloria!

 Proclamando a Visitação do Senhor

- Isaías 10.1-11; S. Lucas 1.57ss.
Marcelo Lemos
Os dois textos que o Lecionário nos trouxe esta noite parecem não ter muita relação. No primeiro texto encontramos o Profeta Isaías profetizando contra as nações idolatras, incluindo Jerusalém. Isaías diz que Deus visita as nações com Juízo, para punir aqueles que praticam a idolatria e promovem a injustiça contra os pobres e fragilizados. Há quem diga que Deus apenas assiste a História, mas a Bíblia diz o contrário. Deus escreve a História; os desastres a nossa volta – pestes, guerras, terremotos, violência, etc – são o punho de Deus contra a nossa geração.
Deus visita a humanidade. No segundo texto, S. Lucas 1.57ss, Deus visita a humanidade de um modo diferente. Ele vem como Salvador. Sua visita redentora alcançou uma família humilde que vivia em uma das montanhas de Judá. Zacarias e Isabel, sua mulher, viviam dias de milagres. Ela, mulher estéril que estava esperando um filho. Ele, homem que ficara mudo por duvidar do poder de Deus, e recuperaria a voz assim que seu filho, no oitavo dia de vida, recebesse o batismo da Antiga Aliança, que chamamos circuncisão.
A visita que Deus fez aquela família nas montanhas tinha um significado especial. Ao ser curado de sua temporária mudez, o Livro nos diz que Zacarias ficou “cheio do Espírito Santo”, e assim como Isaías, começou a profetizar que Deus viria para destruir os inimigos de seu povo, pois o tempo da Redenção havia chegado. Dentre outras coisas, Zacarias bendiz a Deus dizendo:
Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo. E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo.
Existimos como Igreja para adorar a Deus, e para anunciar ao mundo que Deus visita a humanidade que Ele criou. E como Deus visita o homem? As leituras bíblicas de hoje nos mostram que isso acontece de dois modos.

Deus visita a humanidade como Juiz

            Assim aconteceu nos dias do Dilúvio, e também nos dias de Sodoma e Gomorra. Assim aconteceu ao grande e poderoso Faraó, derrubado de seu poder pelo Senhor dos Exércitos. Alguém pode dizer que os eventos que lemos nos jornais ou vemos na tela de nossas salas são meros acidentes históricos. Alguém pode dizer que Deus, assim como nós, fica assombrado com tanta coisa dando errado! Pensar de tal modo desonra a Escritura: o Livro nos diz que Deus está, neste exato momento, governando ativamente o Universo, e que nada pode acontecer, nada pode existir, sem que dependa de sua soberana vontade!
Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele – Colos. 1.17.
Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro: eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas, eu faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas – Isaías 45.6-7.
Aqueles que imaginam um Deus que não julga pessoas e povos, cidades e nações, deveriam ler Deuteronômio 28, especialmente a partir do versículo 15:
Será, porém, que se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno, então sobre ti virão todas estas maldições e te alcançarão!
Qual será o futuro de uma geração, de um Brasil, que até mesmo suas leis promovem o pecado, a idolatria, a imoralidade e a violência? Aqueles que realmente amam nosso País, aqueles que realmente lutam por um Brasil melhor, devem orar para que Deus levante em nosso tempo pessoas comprometidas com os princípios e valores do Evangelho.


Deus visita a humanidade como Salvador


Qual foi mesmo o cântico de Zacarias, quando curado da mudez?
Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo. E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo.
E não foi apenas um louvor contemplativo. Zacarias estava profetizando que seu filho, João Batista, prepararia o caminho do Messias. Olhando para seu filho, ainda de oito dias, ele proclama: “E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da Salvação, na remissão dos seus pecados, pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o Oriente do alto nos visitou, para alumiar aos que estão assentados em trevas e sombras de morte, a fim de dirigir os seus pés pelo caminho da paz!”
           Deus visita a humanidade como Salvador. São Lucas nos conta que quando Zacarias começou louvar a Deus, um grande temor desceu sobre seus vizinhos, e que as boas notícias se espalharam “em todas as montanhas da Judéia” (v. 65). E em sua profecia Zacarias afirma que a missão de seu filho, João Batista, era “dar ao seu povo conhecimento da Salvação” e “iluminar os que estão em trevas”. Como João Batista faria isso? Certamente anunciando Cristo ao mundo! Foi ele quem, ao ver Cristo, disse ao povo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”.
         Esta é a ordem do Espírito Santo para nós hoje: que anunciemos em todas as montanhas da Judéia que Deus visita a humanidade. Deus nos visita como justo Juíz, mas também como o Deus amoroso que vestiu-se de nossa humanidade, subiu no cume do Golgota e abriu seus braços sobre o madeiro para nos resgatar dos nossos pecados!
Temos anunciado a visitação de Deus? Aqueles que nos cercam sabem, tanto quanto nós, que Deus visita o homem com espada e com salvação? Nossos amigos sabem que, assim como nos dias de Noé, apenas na arca chamada Jesus Cristo é possível encontrar salvação? O que temos feito para fazer o Evangelho conhecido em todas as montanhas de Judá?
- Domingo, 28 de Junho de 2012. Comunidade Anglicana Carisma, São Paulo.

0 comentários :

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.