Pentecostalismo Dom de Línguas Estranhas

A Natureza das

Línguas Estranhas


estranhas-natureza

Marcelo Lemos


Parte I

Este é um estudo inicial, e é esta a primeira vez que me atrevo a escrever sobre tão delicado assunto; de modo que peço aos continuístas e aos cessacionistas, que me leiam desprovidos de preconceitos (o quanto isso for possível, claro!), e que avaliem estes apontamentos com grande e destemida honestidade; certos de que receberei alegremente toda ajuda, critica, correção e sugestão.


Meu propósito hoje é somente compartilhar com vocês alguns apontamentos sobre o que penso sobre o controvertido assunto sobre a natureza das línguas estranhas. Aos familiarizados com o debate cessacionismo vs. continuísmo, não é estranho o fato de que uma das maiores críticas contra o dom de línguas que muitos alegam possuir em nossos dias, é a alegação de que as mesmas não condizem com as línguas descritas como tendo sido faladas nos dias apostólicos pelo Dom do Espírito Santo.

Neste ponto ‘pentecostais’ e ‘cessacionistas’ divergem quase completamente. Os primeiros alegam que se em Atos 2 os crentes falaram línguas humanas, o mesmo não se deu em i Coríntios 14 – tendo até alguns que se arriscam a falarem sobre algum tipo de ‘língua dos anjos’. Os cessacionistas, por sua vez, enfatizam que, segundo entendem, tanto em um, quanto em outro lugar, às línguas são meramente humanas; certamente faladas pelo Dom de Deus, mas, ainda assim, apenas idiomas humanos.

E o argumento cessacionista é muito sólido; mais do que boa parte dos pentecostais está disposta a admitir. Num recente artigo – também introdutório sobre o assunto – o cessacionista Anderson Teixeira resumiu bem esta visão;

... o emprego de ‘língua’ no N.T. (atestado 52 vezes, segundo o DIT) não foge do seu uso no AT. ‘Glossa’ aparece em Atos no batismo com o Espírito Santo e em 1 Co. Aparece como parte o corpo (Lc 16.24; Ap 16.10), órgão da fala (Lc 1.64; Mc 7.35; 1 Jo 3.18; Tg 1.26). É também vista de modo intercambiável (At 2.11) com a palavra grega ‘dialekto’(At 2.8), dialeto, idioma. Em 1Co 14.21, Paulo cita o texto de Isaías 28.11,12, onde en heteroglossois é usado com o significado de ‘homens de outras línguas’. Dessa forma, não podemos pegar a hipérbole de 1Co13 e dizer que existe um fenômeno chamado ‘línguas dos anjos’ para aqueles que foram batizados com o Espírito Santo nos moldes do pentecostalismo. Não se pode construir tal ensino sobre um texto isolado, principalmente quando a totalidade das demais aparições do termo prova o contrário – “E As Línguas Estranhas?”; Anderson Teixeira; blog Presbiterianos Calvinistas.

A primeira vista o argumento parece definitivo, e sugere estarem os pentecostais que alegam falar “línguas estranhas”, fazendo uso de algum tipo de falsificação, consciente ou inconsciente. Como já afirmamos em outros artigos, os cessacionistas são rápidos em apontarem para o fato de que as línguas que os pentecostais falam não corresponderem a qualquer padrão de linguagem que conhecemos. Nem mesmo quando comparadas com o Código Morse, as línguas podem ser identificadas e traduzidas. Definitivamente, até onde sabemos, não há qualquer padrão lingüístico nas línguas que os pentecostais falam.

Por conseguinte, os cessacionistas alardeiam que os pentecostais não se enquadram nem no texto de Atos 2, nem no texto de I Coríntios 14 – já que em ambos os casos as línguas são meramente humanas, apesar de faladas de um modo sobrenatural.

Pessoalmente defendo que os pentecostais cometem diversos equívocos teológicos ao abordarem a questão do Batismo com o Espírito Santo, e o dom de línguas. Alguns exemplos: identificam tal batismo como sendo uma “segunda benção”; e diferenciam “sinal” de “dom”, numa tentativa pouco consistente de se enquadrarem na afirmativa paulina de quem nem todos “falam diversas línguas”. Porém, creio que eles estão, até onde vejo, justificados em identificarem certa diferença entre a natureza das línguas descritas em Atos 2, e das descritas em I Coríntios 14.
ATOS DOS APÓSTOLOS


O que ocorreu em Atos dos Apóstolos foi um milagre surpreendente. Os discípulos estavam falando sobre Cristo em sua própria língua, quando, de repente, os que visitavam Jerusalém passaram a compreender o que era dito em seu próprio idioma.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? – Atos 2.4-8.

Imagine-se na Copa do Mundo de 2014, quando pessoas do mundo inteiro estarão reunidas nas mais importantes cidades do Brasil. Imagine-se, na cerimônia de abertura, sendo ouvido por gente de todas as nações e línguas, e sendo compreendido, sem qualquer interprete, por cada um deles, em sua própria língua nativa! Que milagre maravilhoso este, não? Pois, meus caros, foi um milagre assim que Deus operou em Jerusalém, naquele dia de Pentecostes.
I CORÍNTIOS 14




E as línguas que Paulo regula o uso em I Coríntios 14? Como já demonstrei, os cessacionistas são rápidos em dizerem que uma e outra coisa são uma só; ou seja, as línguas de Atos são idênticas às línguas de I Coríntios, excluindo assim, toda e qualquer possibilidade de considerarem as línguas ‘pentecostais’ de nossos dias. Penso que eles estão muito apressados em tal julgamento, pelas razões que passarei a listar.

a) As Línguas de I Coríntios careciam de interpretação.

Não houve qualquer interpretação em Atos 2, nem qualquer dom de ‘interpretação’ naquele momento. O único interprete foi o Espírito Santo, mas temos aqui algo completamente diferente de I Coríntios 14.

Aqui tem uma questão que não me sai da cabeça, e a qual os cessacionistas nunca parecem notar: se as línguas são exatamente da mesma natureza, por qual razão, o Espírito Santo permitia que os coríntios falassem línguas estranhas, sendo que ninguém na Igreja lhes compreenderia? No caso de Atos 2, o propósito foi justamente que as pessoas compreendessem o que estava sendo dito!

Pode ser que alguém tende rebater este questionamento alegando que o propósito das línguas era  ‘envergonhar’ e ‘confundir’ os judeus incrédulos, com base na afirmação de Paulo no versículo 21;

Está escrito: Por gente de outras línguas falarei, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim não me ouvirão, diz o Senhor.

Porém, o problema não é resolvido ainda; já que isso implica que o mesmo propósito estava em mente em Atos 2, e mesmo assim, nenhum interprete se fez necessário. Além disso, o versículo não diz que os judeus incrédulos não compreenderiam o código lingüístico falado, mas sim, que Deus lhes falaria (i.e., se faria inteligível), mas que eles, na incredulidade, não “ouviriam” (i.e. não ‘creriam’).

Enquanto que em Atos 2 temos a marca distintiva de que os discípulos foram compreendidos, em i Coríntios 14, o distintivo é completa falta de compreensão – de modo tão proeminente, a ponto de prejudicar o aproveitamento do serviço de adoração!;

Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios – I Cor. 14.2.

“Ninguém o entende”. Este contraste com o que ocorreu em Atos 2 é impressionante. Levando em consideração o fato de que Deus dá seus dons para a “edificação do corpo”, é difícil crer que ele concedesse a um falar em latim na Igreja de Corinto, quando ninguém ali precisava ouvir a mensagem do Evangelho em tal idioma.

“Ninguém o entende”. Nem mesmo quem falava em “língua estranha” compreendia o que era dito;

Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da Igreja. Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que possa interpretar. Porque, se eu oram em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto... – I Coríntios 14.12,13,14.

É possível imaginar o apóstolo Pedro rogando que Deus lhe permitisse interpretar o que ele estava dizendo perante aquela imensa multidão? Inconcebível! Porque? Simplesmente por que todos o compreendiam em seu próprio idioma, sem a necessidade de qualquer interprete humano, ainda que dotado do dom sobrenatural de interpretar línguas!

Teria a confusão litúrgica na Igreja de Corinto sido provocada pelo próprio Espírito Santo? Vejo aqui uma questão que os cessacionistas não parecem perceber, nem se importarem em responder.

Agora, se os pentecostais estão certos em identificarem aqui uma “língua” sobrenatural, cujo objetivo primordial é a edificação pessoal de quem fala, o problema da interpretação e do autocontrole se justifica com incrível facilidade.

b) As línguas de I Coríntios 14 parecem indicar a edificação pessoal de quem fala em “línguas”.

Temos aqui um outro diferencial muito interessante. Ao que parece, as línguas descritas por Paulo serviam para a edificação do “espírito” dos crentes que se utilizavam de tal dom, apesar de, devido ao uso indevido, prejudicarem o andamento do culto.

Primeiramente se diz que tal pessoa falava a Deus (v. 2), e que tal se dava em forma de oração (v.14), e também como ações de graça (v.17). A critica de Paulo é apenas uma: como ninguém entende, o ‘falante’ é beneficiado, mas os demais ficavam a ‘ver navios’;

De outra maneira, se tu bendizes com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre tua ação de graças, visto que não sabes o que dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado – I Coríntios 14.16,117.

O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a Igreja. E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete, para que a Igreja receba edificação – I Coríntios 14.4,5.

c) As línguas de I Coríntios eram motivo para escândalo entre os incrédulos e os indoutos.

Se, pois, toda a Igreja congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos e infiéis, não dirão porventura que estais loucos? – I Coríntios 14.23.

É verdade que em Atos 2 alguns incrédulos zombaram dos apóstolos dizendo que eles estavam embriagados; porém, eles não fizeram isso por não estarem compreendendo, antes, por julgarem tratar-se de algum tipo de brincadeira. Além do mais, o fruto daquele milagre foi a conversão de inúmeras pessoas, mesmo que algumas tenham zombado do dom de Deus. Já em Corinto, Paulo afirma que a única coisa a se esperar era o escândalo dos incrédulos. Por isso, ele afirma, devia se buscar a profecia, ou a interpretação, pois apenas assim os incrédulos poderiam compreender o que era dito, e acreditar no Evangelho;

Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós – I Coríntios 14.24,25.

São estes, como disse lá na introdução, apenas alguns apontamentos iniciais, e uns tanto desajeitados ainda. Tenho outras considerações em mente, mas que ainda precisam de maior amadurecimento.

Não estou afirmando que posso provar que as “línguas estranhas” faladas pelos carismáticos de nosso tempo sejam as “línguas desconhecidas” de I Coríntios. Meu objetivo aqui foi apenas demonstrar que não é tão fácil identificar o que era falado em Corinto com que era falado em Pentecoste, como tentam fazer crer nossos irmãos cessacionistas.

Paz e bem!

24 comentários :

  1. Eu tambem penso assim!! to studando sobre isso, realmente é dificil chegar a um denominador comum.

    Paz,

    Johny C.

    ResponderExcluir
  2. então existe mais de um dom de línguas? Por que a Bíblia não cita isso? As Igrejas pentecostais não são baseadas no dom que surgiu no Pentecostes? O Dom de línguas? Então você afirma que as Igrejas Pentecostais são baseadas em I Cor 14? E esse é um dom diferente do dom evidendiado no Pentecostes? será que vocês é que não entendem o Capítulo 14 de I Coríntios? Segundo Isaías 28:3, devemos estudar a Bíblia pegando um pouco aqui e um pouco ali, regra sobre regra, preceito sobre preceito, você está pegando um capítulo apenas dentre os demais que tratam do dom de línguas e está explicando e interpretando com sua maneira de ver, não da maneira Bíblica, não existe na Bíblia a palavra estranha, usada em línguas estranhas, a palavra estranha foi usada pelo tradutor, não consta no original grego, a palavra usada no grego tanto em Atos 2 quanto em I Cor 14 ou Atos 19, é a mesma, glosso, e sabe o que ela quer dizer? Idiomas? idioma grego, árabe, hebraico e etc, portanto a Bíblia não pode se contradizer!

    ResponderExcluir
  3. Penso que muitos pregadores avivados estão desobedecendo a ordem de I Cor. 14:27-28 e penso que muitos crentes estão pecando contra o Espírito Santo sem se darem conta disto. É fundamental conferir no blog: www.laurohenchen.blogspot.com Grato. Pr Lauro

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz!
    Venho aqui de maneira respeitosa trazer o pensamento que julgo ser bíblico. Tanto as línguas de Atos como as de Corintios eram uma só, ou seja, dialetos ou lingua estrangeira. Vou aguardar a resposta para mostrar a base.
    Pb Veronilton (Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro).

    ResponderExcluir
  5. Este artigo é de um site católico, porémmuito esclarecedor!!

    ResponderExcluir
  6. Eu aguardo que me mostrem a base para as línguas, pois para mim são dialetos em Atos e Corintios.

    ResponderExcluir
  7. Amigo 'Israel' nao existem evidencias suficientes para afirmar q Paulo escreveu Hebreus.

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz!
    Quero aqui tranmitir meu respeito a todos e dizer que não me responderam se as línguas de Atos eram uma e as de Corintios outras, para mim eram dialetos e para vocês? Cadê a base?

    ResponderExcluir
  9. estranho esse artigo ser de um site católico, porque eu ja fui católica e já cansei de ver padres falando em "línguas estranhas" nas missas, etc...

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz!
    Amigo Marcelo eu não quero falar de fraudulento, pois acho uma palavra forte, conheço inúmeras pessoas pentecostais que são servos sinceros. O que estou colocando aqui é que a Escritura interpreta a si própria. No texto de I Co 14.21 referindo-se ao dom de línguas diz: "Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos, e nem assim me ouvirão." Como a Escritura fala que é língua de outros povos e dizem os pentecostais que é lingua extática? Eu prefiro ficar com a interpretação que a Bíblia explica a própria Bíblia. No mesmo texto que usam para diferenciar as línguas de Coríntios da de Atos, mostra que eram iguais, ou seja dialetos. Meu respeito e amizade. Senti sua falta nos dias de seu afastamento. E Morreu Maria Preá!

    ResponderExcluir
  11. Eu aproveito aqui para divulgar com a sua permissão mais uma vez meus blogs www.caririreformado.zip.net e www.cristaoreformado-cristaoreformado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Quero deixar aqui minha posição a respeito deste assunto que é muito delicado, li todos comentários postados acima, alguns de pessoas que realmente tem se desdobrado na leitura e dedicação para estar postando aqui algo que traz uma teoria sobre falar outras em linguas ou idiomas diferentes ou que seja estranha, quando leio 1Cor 14.14 onde Paulo que era o mais letrado diz, se eu orar em lingua estranha, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Aqui Paulo diz que seu espírito ora bem mas ele não está entendendo nada, talvez deve ser por esse motivo que é estranha. Vamos pensar os dicípulos pregando em uma lingua que eles não entendem, quando acaba o culto nem ele sabe o que foi pregado e se o que ele pregou está escrito e se é o que era pra falar, é esquisito, Pedro pregando e chega João e pergunta o que é que você está falando e Pedro responde eu sei lá, ele pronuncia uma palavra mas o Espírito de Deus toma a boca e a lingua cordas vocais e pronuncia uma palavra que ele não conhece, Você que escreveu sua opinião neste blog ou em outro, discutindo este tema. me responde com sinceridade você já viveu esta esperiência que Paulo relatou ou você esta dizendo o que você ouviu alguém falar ou querendo sustentar sua opinião sem ter conhecimento na pratica, porque nos dias que estamos vivendo cheio de pessoas com teologia, mestrado, doutorado, phd, conhecimento sem praticas, só com o nome de evangélico que não ora, não jejua, não busca a presença de Deus, crentes frios, vazios desprovido da verdadeira experiência de uma vida com Deus.
    Pare pense milhões de pentecostais tem vivido esta experiência que o apostolo Paulo viveu, será que você não esta do lado errado, meu amigo se você estudou a Palavra de Deus até agora, fez bem agora é hora de por em pratica, e Deus disse: buscar-me-eis e me achareis quando me buscarem de todo o coração e os me buscam de madrugada me acharão, Paulo morreu mas o Senhor Jesus está vivo e os dons do Espírito santo continua sendo derramado.

    ResponderExcluir
  13. No inicio da Igreja primitiva era evidente o batismo com o Espirito Santo, Pedro se levantou e explicou para aqueles que assistia o movimento do Espírito na vida dos dicípulos que o que eles estava vendo era o Espírito Santo que Jesus tinha prometido e que estava se cumprindo a sua promessa, Pedro também pode ver Cornélio e seus parentes, empregados, e vizinhos sendo batizado com o Espírito Santo, e outra vez podemos encontrar na Bíblia fatos como este.

    mas agora pessoas que chegam na Igreja começa a frequentar e o lider já diz que a pessoa é batizado com o Espírito santo, que a pessoa é cheia do espírito Santo, isso sim é eresia, até agora qual é a prova, qual é a evidencia, nem a própria pessoa não viu, não sentiu nada como pode ser cheia do Espírito Santo.
    Nós vemos no inicio da Igreja primitiva que os dicípulos se reunia nas casas para oração, constantemente, quando os dicípulos foram batizados com o Espírito Santo estava reunidos orando, meus irmãos quero ser sinsero, de braços cruzados sentado no sofá com este sossego você não experimentar a virtude do Espírito Santo, com Certeza Ele quer te Batizar, te envolver, te encher, leventa vai orar, glorificar, dar gloria a Deus Dê lugar.

    ResponderExcluir
  14. Como que o ser humano pode imaginar coisas, dizer que os dicípulos receram don de linguas para pregar a Palavra, meu amigo você lê a Bíblia outras pessoas também lê a mesma Bíblia que você lê, ou melhor milhões de pessoas leêm, estudam, examinam, seja sinsero não inventa, não aumenta, Deus vai cobrar de você, trabalhe na sua igreja faz crecer, pregue a Palavra que salva. Antes de eu conhecer a doutrina ou saber o seria o pentecoste eu conheci a Jesus que salva, que perdoa, que liberta, nunca bateu na minha porta um desses que fica querendo pescar em aquario para falar de Jesus quando eu estava perdido agora que eu conheço Jesus aparece esses que pregam a lei que prega regras, doutrina de homem, costumes
    Eu aceitei a Jesus ele é a minha justiça.

    ResponderExcluir
  15. Irmão Deraldo, paz e bem, que o Cristo nos ilumine em Sua Verdade.

    Sem querer ser desrespeitoso, quero apontar alguns problemas em suas afirmações, se bem que eu concordo com algumas coisas postadas pelo irmão.

    a) O irmão pede que os cessacionistas - que não é meu caso, como, espero, tenha ficado esclarecido neste blog - reflitam no fato de milhões de pentecostais estarem experimentando a mesma esperiência de Paulo. Há um problema neste conselho: o irmão parte do pressuposto de que as duas experiências sejam identicas, e isso precisa ser provado. Como se pode prová-la, ou desmenti-la? O meio mais seguro é através da Escritura. Será que os pentecostais estão interpretando corretamente os textos sobre os quais sustentam sua dogmática?

    b) O irmão tente a colocar a experiência acima do conhecimento teológico; isso é muito comum na espiritualidade pentecotal. No entanto, esta tendência é o que nos conduziu ao problema que apresentei no ponto "a"; ou seja, a falta de "prova material", que neste caso, eu deveria chamar de "prova bíblica". Em outras palavras, o que eu "sinto" não pode estar acima daquilo que "eu conheço das Escrituras", pois uma experiência sensorial pode ser enganosa. Eu posso me sentir "bem" com algo em minha religiosidade e ainda assim estar vivenciando um "engano espiritual". Novamente se faz evidente a importância da doutrina, da Escritura, da Exegese.

    c) Em menor grau, creio que por desconhecimento e não por má-fé, suas palavras também tendem a serem levadas pela emoção, por exemplo, na sua insinuação de que aqueles que criticam alguns pontos da Teologia Pentecostal estejam alheios de uma vida espiritual autêntica, pois vivem "no sofá". Por isso, o irmão reproduz, e creio também que inadvertidamente, um outro erro comum no pentecostalismo: o desprezo pelos demais cristãos. Isso é se deixar levar pela emoção, quando o mais apropriado e produtivo era manter a argumentação nas provas, quer históricas, quer bíblicas.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  16. Quando JESUS Disse: ide por todo mundo e pregai o meu evangelho a toda a criatura, aquele que cre será salvo e quem não crê será condenado, e estes sinais seguirão aos que crê: em meu nome expulsarão os demonios, falarão novas linguas e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão e etc. Agora nós que cremos nas Palavras de Jesus pregamos a Palavra de Jesus e os sinais que acontece são as provas que as Palavras que foram ditas, tudo Jesus falou sobre o céu ou inferno é verdade os sinais comprovam suas Palavras e se os demonios são expulsos, os enfermos são sarados, isto faz parte de uma esfera espiritual, nós não vemos quem esta operando mas com certeza é o poder de Deus que está sendo manifestado caso contrário o reino do inferno está dividido segundo as palavras de Jesus quando Ele expulsava os demonios e os fariseus dizia que Ele expulsava por berzebu em outro lugar Jesus deixa claro quando seus dicípulos chegaram pra Jesus e disse que encontraram algumas pessoas que não seguia a Jesus estavam expulsando demonios seus dicípulos os proibiram e Jesus disse que deixassem pois ninguem que fale bem dele era contra Ele.
    Paulo nos ensinou que todo espírito que confessa que Jesus é o senhor este é de Deus e todo espírito que não confessa que Jesus é o Senhor este não é de Deus e que as coisas espírituais são comparado com as coisas espírituais isto baseado fundamentado na Palavra de Deus
    não estou querendo dar corpo ao espírito Paulo também disse examinais os espíritos e isto baseado na Palavra de Deus nós temos que crer na Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Olá, interessante artigo...

    Mas tenho que ressaltar alguns pontos errôneos no mesmo:

    1 - O termo “Ninguém o entende” é uma interpretação Protestante e não uma tradução, e por ai já podemos ficar com 2 pés (e 98,9% do corpo) atras em relação a doutrinas que emergem de traduções dessa "envergadura.

    Veja, todo esse capítulo 14 está corrompido, pois no original Paulo discorre sobre a "falta de fala" na congregação e não excesso de verborragia ininteligivel!

    No verso 2 do citado capítulo (14) de I Cor o coreto é "NINGUÉM o OUVE", seja em Grego Koinê ou Grego Moderno, todo GREGO lê esse verso como uma ausência de barulho no ambiente!!! (Veem agora a disparidade?)

    Os Protestantes Históricos se viram numa enrascada escriturística qnd liam esse capítulo inteiro, pois como alguem pode "falar em línguas" e ninguém ouvir? (e detalhe, eles os reformadores originais imaginavam que línguas se referia ao idioma latino -vide o prefácio da KJV original de 1611)

    Tendo em vista isso mudaram o significado de palavras chaves em cada versiculo, para dar a idéia de que em Corinto a "algazarra" estava em voga!

    2 - No verso 10 do mesmo capitulo, vcs leem: " ..., e nenhuma delas é sem - significação -". Aqui jaz mas uma das artimanhas, pois a palavra grega* aqui denota, falta de som, muda, etc...

    * (aphonom = a [particula de negação] + phonom [som])

    Convenhamos, sem significação e sem som (muda) são coisa distintas até demais...

    Perceberam a nuance? Sem significado = língua latina das missas. ;-)

    3 - Verso 8, vcs lêem em suas traduções: "Porque, se a trombeta der - sonido incerto -, ...", aqui a palavra grega significa "não manifestar seu som, isto é, Paulo desde o inicio incentivando que as pessoas edificassem com a voz os indoutos...

    4 - Verso 11, vcs lêem: "Mas, se eu ignorar o -sentido- da voz, ...", aqui NÃO é sentido (perceberam que sempre forçam a tradução para denotar que as pessoas não entendem?) e sim INTENSIDADE, a palavra grega é dynamim, que significa FORÇA, PODER, INTENSIDADE!

    Ou seja, Paulo, pede para as pessoa não ignorarem o poder que as palavras tem.

    Bom, por hora, é só... Tem muito mais coisas, em meu blog tem extenso material sobre esse dom e com traduções ortodoxas e livres da mancha do dogmatismo pentecostal/protestante.

    Peço a Deus que o que foi escrito aqui possa tocar a alma de algum desbravado que desconfia seriamente do que acontece em suas denominações.

    Grande Abraço.

    † Áureo Ferreira †

    ResponderExcluir
  18. Áureo, trata-de se uma perspectiva diferente, e desconhecida, até hoje, para mim. Estarei pesquisando melhor este assunto para poder forma opinião. Valeu pelo subsídio apresentado. Um abraço, em Cristo, nosso Salvador!

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  19. Em Atos 8.16,17 acontece que quando os dicípulos souberam que Samaria receberam a palavra mandaram João e Pedro para lá, e estes chegando la certificaram que as pessoas tinham recebido a palavra, acreditado, batizado nas aguas, mas, não tinha recebido o Espírito Santo, conclusão, então é possivel pessoas frequentarem uma denominação que pregue a palavra de Deus, ser um ouvinte e não gozar das promessas de Deus, não receber o Espírito Santo igualmente os novos convertidos de samaria. Mas Pedro e João colocaram as mãos sobre eles e oraram e e os novos convertidos veio a ser batizado com o Espírito Santo.
    Quanto aos espíritos de demonios que se manifesta e até engana pessoas e se passa por espírito de Deus isto acontece pelo motivo de a pessoa que aceita a Palavra não viva a Palavra, não assume compromisso, não deixa o pecado, então eles engana a si mesmo, por a pessoa frequentar uma denominação ou andar juntos com os que seguem a Cristo com sinceridade não vai fazer que ele seja salvo ou liberto, salvação é individual foi o caso das cinco virgens loucas que não puderam entrar com o noivo, e ouviu a voz que diz: Eu não vos conheço. Agora a Palavra é clara, cada um examina a si mesmo, não podemos fazer julgamento igualmente o farizeu quando entra no templo junto com o publicano, julgando que era melhor que o publicano pecador, achando que por ele dar o dízimo cumprindo a lei, mas o publicano foi que saiu justificado.
    Tem muitas pessoas que diz acreditar em Deus que não usa o poder que Jesus tem lhe outorgado, falta ter iniciativa ordenar em Nome de Jesus e a enfermidade ir embora, ordenar em Nome de Jesus e os demonios ir enbora.
    Quanto as emoções, elas fazem parte dos seres humanos, as pessoas ri, chora, fica irado, e não é pecado se emocionar a própria Bíblia diz: irai mas não pecai, agora quando se lê a Bíblia é bom enquanto se emociona com as promessas, passagens que conta trajetórias do povo de Deus. muitas pessoas perderam a graça de ler as escrituras não se emociona, não se interessa, não sentem prazer como diz Davi, é o meu prazer, preferem jornais, revistas, quando ouvem a Palavra não esboçam nem um tipo de sentimento, não ardem mais em seus corações.

    ResponderExcluir
  20. Lucas 11.13
    Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial
    o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
    A fé é o firme fundamento das coisa que se espera e a prova das coisas que não vê.
    servimos e acreditamos em Deus que não que não falha.
    Quando Jesus estava no monte e se apresentou ali o diabo
    poderia surgir uma ideia diferente, depois de jejuar e orar 40 dias, chega o diabo, se fosse uma pessoa sem conhecimento de Deus poderia pensar que Deus tinha o abandonado e que não era com ele, pois orou e quem estava ali era o diabo. Mas quem pode contrariar a Deus.
    Romanos 8.38
    Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  21. Deraldo, me perdoe se não consigo acompanhar, mas não consegui conectar este seu último comentário com o assunto do artigo.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  22. O dom de linguas, conforme proposto nas igreja pentecostais, não tem correpondido ao que vemos na Escritura. Não é questão de que os dons cessaram. ( isso provavelmente não se pode provar decisivamente nem na historia nem na Escritura ) Mas a maior dificuldade é como manifestada essas linguas hj.
    Sei que o mal uso não prova o fim de tal dom. Mas onde existe o uso correto? Subentendo que o uso errado tb era o problema na igreja de Corinto. mas não se sabe se continuaram daquela maneira. `Pelo que parece, receberam e aceitaram a orientação apóstólica.
    Estamos hj em dois extremo: Os que atribuem todas manisfestações ao Espírito e os que atribuem todas manifestações ao diabo ou ao homem.
    Prefiro ser 'aberto e cauteloso'.
    A falha do Pr Marcelo nesse artigo é tentar fazer com que as línguas de Atos 2 seja de alguma maneira diferente as de I Co 14. Entendo que existe algo funcionalmente diferente. Mas o que temos como orientação diretiva, Pr Marcelo, não é o relato descritivo de Atos 2 e sim I Co 14. Pode existir um exagero pelos cessacionistas correr logo em I Co 14 !? Sim, pode. Mas a natureza de uma carta é diferente de Atos 2.
    Podemos perguntar : qual a diferença entre Mt 28.18,19 e os relatos de Atos sobre o batismo???
    um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Tenho um ensaio sobre esse assunto na confissão de fé de Westminster e o continuísmo carismático:

    http://emdefesadagraca.blogspot.com/2010/11/supremacia-da-palavra-de-deus-e-as.html

    http://emdefesadagraca.blogspot.com/2011/02/o-progresso-da-revelacao-geral-e.html


    Evandro Junior.

    ResponderExcluir
  24. Muitas idéias foram lançadas,pois bem. O fator predominante não é que eu pude perceber é; o batismo com ou no Espírito Santo de Deus difere em muito com o dom de línguas. São situações distintas uma da outra. Todos fomos batizado em um só batismo, o de Cristo. Por isso é que somo batizados com o seu Espírito e o dom de línguas é algo totalmente a parte dado por Deus quando e se ele quiser assim o fazer. Pena que nos dias de hoje não afirmar que o que testemunhamos nas igrejas pentescostais ocorre de fato a manifestação do dom de línguas. E se de fato o que acontece é o dom de líguas, porque é que existe tanta desordem e pouca, muita pouca ordem nesta ministração de líguas nos respectivos cultos?!

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.